🧑‍🎓 Colação de Grau 2023.2 – Campus Sobral

🎓 Programação:

  • Ensaio da Colação: 10h.
  • Assinatura da Ata: 17h.
  • Colação de Grau: 18h.

Endereço: Rua Coronel Estanislau Frota, 563- Bloco I – Mucambinho

Para concludentes de 2023.2 dos cursos, a colação de grau presencial será obrigatória, com todos os ritos:
– uso de beca;
– acompanhamento de padrinho ou madrinha e;
– assinatura da ata de colação, portando documento oficial com foto.

Os secretários de curso estarão presentes para recolher as assinaturas das 17h às 17h45, por isso é importante que os concludentes compareçam ao local com pelo menos uma hora de antecedência. Destaca-se que a assinatura da ata é o ato que efetivamente confirma a colação de grau e conclusão do curso do estudante, para assinar a lista de concludentes e participar da solenidade, trajando beca, com a faixa específica do seu curso, e portando um documento oficial de identificação com foto.

Confira algumas orientações:
– Os concludentes  de 2023.2 terão espaço demarcado por curso.
– A demarcação de assentos será exclusiva para os concludentes, bem como para seus respectivos padrinhos ou madrinhas. Os demais convidados dos participantes deverão se acomodar em outros espaços, não demarcados.
– Aos padrinhos e madrinhas, recomenda-se traje social.

O que fazer se eu não puder comparecer à solenidade de colação de grau?
No caso da impossibilidade do comparecimento do concludente à solenidade de colação de grau, os procedimentos podem ser realizados por terceiros, devidamente autorizados através da apresentação dos seguintes documentos:
    • Procuração pública ou procuração particular (https://prograd.ufc.br/pt/perguntas-frequentes/colacao-de-grau/), ambas para finalidade específica (representação nos atos relacionados à colação de grau);
    • Documento oficial de identificação com foto (original) do procurador;
    • Documento oficial de identificação com foto do aluno (original ou cópia autenticada).
Observação: A procuração ficará retida na ocasião da assinatura da lista de concludentes.
Observação: Não se faz necessário o procurador trajar beca para assinar a lista de concludentes.

Maiores Informações:
Gabinete da PROGRAD – fone: (85) 3366 9498; e-mail: gabinete@prograd.ufc.br
Cerimonial da UFC – fone: (85) 3366 7313 / 3366 7314; e-mail: cerimonial@ufc.br

 

 

CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR DO MAGISTÉRIO SUPERIOR- Campus Sobral- Edital 163/2023

A Vice-Reitora no exercício da Reitoria da Universidade Federal do Ceará, no uso de suas obrigações legais e estatutárias, tendo em vista o disposto no Decreto nº 7.485 de 18/05/2011, publicado no DOU de 19/05/2011, e na Portaria Interministerial nº 316 de 09/10/2017, publicada no DOU de 19/10/2017, do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão e do Ministério da Educação, considerando ainda, o que consta do Decreto nº 9.739 de 28/03/2019, publicado no DOU de 29/03/2019 e da Resolução nº 05/CEPE de 24/07/2019, alterada pela Resolução nº 15/CEPE de 24/05/2021, torna público, para conhecimento dos interessados, que se acham abertas as inscrições para Concurso Público para o cargo de Professor da Carreira do Magistério Superior, Classe A, regido pela Lei nº 8.112/90, combinada com a Lei nº 12.772/2012, para os campi, setores de estudo e vagas a seguir indicados:

 


Edital 163/2023
 (PDF 576 KB) – Concurso Público para Professor do Magistério Superior.

Programas relacionados:

Fichas de Avaliação:

Normas para elaboração do projeto de pesquisa: 

Tabelas de Títulos:

-> Legislação e Formulários

Comunicado sobre a aplicação de cotas em concursos públicos e seleções da UFC:

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) da Universidade Federal do Ceará (UFC) esclarece que a legislação que rege concursos públicos e processos seletivos garante que 20% das vagas dos editais para docentes efetivos e professores substitutos da UFC devem ser destinadas para candidatos negros e 5% para candidatos deficientes. A mesma legislação ainda menciona que:

“Na hipótese de não haver número de candidatos negros aprovados suficiente para ocupar as vagas reservadas, as vagas remanescentes serão revertidas para a ampla concorrência e serão preenchidas pelos demais candidatos aprovados, observada a ordem de classificação”. (Lei nº 12.990/2014, art. 3º, §3º)

” As vagas reservadas às pessoas com deficiência nos termos do disposto neste artigo poderão ser ocupadas por candidatos sem deficiência na hipótese de não haver inscrição ou aprovação de candidatos com deficiência no concurso público ou no processo seletivo de que trata a Lei nº 8.745, de 1993″. (Lei nº 9.508/2018, art. 1º, §5º)

Desse modo, no que diz respeito aos editais em andamento com vagas reservadas para negros e deficientes, os candidatos de ampla concorrência podem se inscrever para setores de estudo cujas vagas estão reservadas para candidatos negros ou deficientes.

A PROGEP recomenda a leitura das legislações aplicáveis e mencionadas em cada edital pelos candidatos e pelos Departamentos/Unidades organizadoras para que os mesmos possam saber mais sobre as legislações e regras aplicáveis ao certame ou processo seletivo.

Mais informações: Divisão de Concursos e Provimento (DICON) – e-mail: dicon.progep@ufc.br.

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Avaliação Institucional do semestre 2022.1 começa no dia 23 de junho; objetivo é fazer diagnóstico dos cursos de graduação

A próxima edição da Avaliação Institucional dos cursos presenciais de graduação da Universidade Federal do Ceará já tem data marcada: de 23 de junho a 6 de julho, os estudantes e professores deverão avaliar a qualidade de suas turmas no semestre 2022.1, para que a UFC tenha um diagnóstico do que está indo bem e do que precisa melhorar.

Embora seja feita através do SIGAA, a participação é anônima, ou seja, a Comissão Própria de Avaliação (CPA), responsável pelo processo, apenas recebe o conteúdo das respostas, sem a identificação do participante. Isso dá mais liberdade para que estudantes e professores possam se expressar.

Por meio da avaliação, é possível identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes, como aspectos físicos e infraestrutura dos cursos e da UFC, didática pedagógica do professor e relação entre alunos, disciplinas e docentes.

No SIGAA, basta preencher os formulários relacionados às disciplinas cursadas ou ministradas, composto por perguntas objetivas e espaço para sugestões e observações do participante.

POR QUE PARTICIPAR – Na última edição da Avaliação Institucional, relacionada ao semestre 2021.2, a participação foi de 77,89% entre os docentes e de apenas 26,29% entre os discentes. De acordo com o diretor da CPA, Prof. Gildemir Ferreira, houve redução na adesão dos alunos, o que implica a perda de informações importantes para que a UFC defina ações de melhoramento no ensino e infraestrutura.

Além disso, a baixa participação compromete os resultados da Universidade perante o Ministério da Educação (MEC), pois a avaliação é uma atividade obrigatória legal da Instituição, que norteia repasse de recursos. Por isso, a CPA ressalta a importância da adesão de todos os estudantes.

A partir dos relatórios de avaliação, a CPA tem recebido análises de departamentos da UFC e tentado organizar as informações a fim de delinear planos de ação para os diversos cursos da Universidade. O objetivo é trabalhar uma melhor alocação de docentes e discentes, além de poder identificar, com os relatos textuais dos alunos e professores, eventuais situações inadequadas para o ensino-aprendizagem, servindo para ações de capacitação e organização dos cursos.

Uma série de reuniões com as Comissões Setoriais de Avaliação das unidades acadêmicas tem sido promovida pela CPA com o objetivo de colher impressões e sugestões. Já houve reuniões com comissões setoriais como as da FEAAC, do Centro de Ciências e dos campi de Russas e de Sobral.

Fonte: Comissão Própria de Avaliação – e-mail: cpainstitucional@ufc.br

Link da Publicação Original: https://www.ufc.br/noticias/16986-avaliacao-institucional-do-semestre-2022-1-comeca-no-dia-23-de-junho-objetivo-e-fazer-diagnostico-dos-cursos-de-graduacao

Avaliação Institucional de 2021.2 ocorre de 12 a 30 de janeiro; objetivo é avaliar ensino remoto e híbrido para preparar retorno presencial

Estudantes e docentes dos cursos de graduação presencial da Universidade Federal do Ceará poderão dar sua opinião sobre a qualidade do ensino e da infraestrutura, bem como sobre a gestão de seus cursos na Avaliação Institucional Interna referente ao semestre 2021.2. Os questionários estarão disponíveis de 12 a 30 de janeiro no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

O principal objetivo desta edição é verificar a opinião de alunos e professores sobre as aulas remotas e sobre a adaptação ao ensino híbrido no contexto da pandemia de covid-19. Com isso, a ideia é que a Universidade se prepare da melhor forma possível para o retorno das atividades acadêmicas presenciais, previsto para o semestre letivo 2022.1.

Por meio da avaliação, é possível identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes, tais como perfil do corpo docente, organização didático-pedagógica e estrutura física de equipamentos como bibliotecas e laboratórios, por exemplo.

“A avaliação interna objetiva acompanhar o desenvolvimento das infraestruturas e do ensino da UFC. Com os resultados da avaliação é possível compreender as demandas discentes e docentes para traçar o plano de desenvolvimento da instituição com mais assertividade”, explica o presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFC, Prof. Francisco Gildemir da Silva.

Ainda de acordo com Silva, os dados obtidos pela CPA são analisados juntamente com os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) e de outras avaliações do Ministério da Educação (MEC), possibilitando uma melhor compreensão dos fatores associados ao desempenho dos cursos da UFC ao longo dos anos.

A edição passada da Avaliação Institucional Interna, relativa ao semestre 2021.1, contou com índice de participação de 77,89% entre os docentes e de 26,29% entre os discentes.

PLANO DE MELHORIAS – As avaliações institucionais são elementos que contribuem para a elaboração do Plano de Melhorias, que serve de base norteadora para as ações dos gestores dos cursos de graduação da UFC. O documento, enviado à Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e à CPA, contempla tanto as avaliações institucionais realizadas a cada semestre por estudantes e docentes como as avaliações externas feitas pelo Ministério da Educação (MEC).

Mais informações sobre as Avaliações Institucionais podem ser consultadas no site da CPA, onde estão disponibilizados tutoriais de acesso e preenchimento dos questionários da avaliação.

Dúvidas sobre o assunto devem ser encaminhadas para cpainstitucional@ufc.br. Problemas técnicos no acesso ou no envio dos formulários devem ser reportados no e-mail avalinst_sti@sti.ufc.br.

Fonte: Prof. Francisco Gildemir da Silva, presidente da Comissão Própria de Avaliação – e-mail: cpainstitucional@ufc.br

Link da Publicação Original: https://www.ufc.br/noticias/16512-avaliacao-institucional-de-2021-2-ocorre-de-12-a-30-de-janeiro-objetivo-e-avaliar-ensino-remoto-e-hibrido-para-preparar-retorno-presencial

Lista das ações deferidas na Seleção de Bolsas de Extensão 2022 é divulgada (Análise Técnica)

Conforme estipulado no Edital nº 10/2021 [Chamada para Seleção de Propostas de Ações de Extensão e de Concessão de Bolsas do Programa de Extensão Universitária – 2022], hoje é o dia de divulgação da LISTA DAS AÇÕES DEFERIDAS na seleção citada. 

A lista encontra-se NESSE LINK.

É importante ressaltar que as ações indeferidas tiveram o pedido de bolsas rejeitado, mas não necessariamente seus processos de cadastramento/renovação foram recusados. Desta forma, os Coordenadores Extensionistas cujas ações não aparecem na lista de deferidos devem entrar em contato, por e-mail, com sua respectiva Coordenadoria Setorial/Prex a fim de saber o motivo do indeferimento e assim, caso deseje, embasar o recurso.

Conforme consta no edital supra, os interessados em formalizar recursos poderão fazê-lo no período de 11 a 14 de janeiro de 2022 (de amanhã até sexta desta semana)Somente serão aceitos recursos enviados por meio de ofício via SEI para a Coordenadoria Setorial Prex correspondente, dentro do prazo, através do processo Extensão: Acompanhamento da Ação de Extensão.

Obs.: não será aceita a inclusão e/ou a correção de documentos que foram enviados fora dos prazos e das normas estabelecidas neste Edital.

Dúvidas remanescentes devem ser dirimidas nas Coordenadorias Setoriais da Prex, nos contatos a seguir.

Fonte: Pró-Reitoria de Extensão da UFC

Link da Publicação Original: https://prex.ufc.br/pt/acoesdeferidas-analisetec2022/

CEPE aprova Calendário Universitário 2022; com 200 dias, ano letivo irá de março a dezembro

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade Federal do Ceará reuniu-se em sessão virtual nesta quinta-feira (25) e deliberou pela aprovação da proposta de Calendário Universitário 2022 com 200 dias letivos (100 dias para cada semestre), ficando definido que o próximo ano letivo se estenderá de março a dezembro do ano que vem. A decisão – fruto de 37 votos a favor, nenhum contra e duas abstenções – será oficializada por Resolução do Conselho, a ser assinada pelo reitor Cândido Albuquerque e publicada nas próximas horas.

A relatora da pauta foi a pró-reitora de Graduação da UFC, Profª Ana Paula de Medeiros Ribeiro, que, em seu parecer, afirmou que a proposta de calendário da administração está em concordância com o artigo 47 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. “O calendário acadêmico proposto para 2022 terá 200 dias letivos, divididos em dois semestres de 100 dias, excluído o tempo reservado aos exames finais. Isso permitirá ao ano letivo de 2022 seguir integralmente dentro do ano civil de 2022“, disse a pró-reitora em seu parecer.

O reitor Cândido Albuquerque ressaltou que 2021 foi um ano letivo cansativo e desafiador e que, graças aos esforços de todos os professores, técnico-administrativos e estudantes envolvidos, a Universidade o está concluindo com êxito. “As universidades que resolveram parar (e algumas pararam por mais de seis meses) estão pagando um preço muito alto. Arrisco-me a dizer que a UFC foi uma das instituições de ensino superior em melhor situação nessa fase de saída da pandemia”, ponderou. O dirigente máximo salientou ainda que a deliberação desta tarde tratou do retorno de atividades acadêmicas presenciais, assegurando que a UFC seguirá sempre as orientações vigentes das autoridades sanitárias.

Concluída a votação, o CEPE divulga, para amplo conhecimento da comunidade, que a disposição das datas ficou com a configuração a seguir:

1) Início das atividades do semestre 2022.1 nos cursos de graduação e pós-graduação, presenciais e semipresenciais, em 16 de março, com encerramento em 16 de julho;
2) início das atividades do semestre 2022.1 nos cursos de idiomas das Casas de Cultura Estrangeira em 21 de março, com encerramento em 8 de julho;
3) início das atividades do semestre 2022.2 nos cursos de graduação e pós-graduação, presenciais e semipresenciais, em 12 de agosto, com encerramento em 13 de dezembro;
4) início das atividades do semestre 2022.2 nos cursos de idiomas das Casas de Cultura Estrangeira em 22 de agosto, com encerramento em 16 de dezembro.

As datas de início e término dos semestres letivos valem para os sistemas semestral e anual, abrangendo todos os cursos de graduação presencial, graduação a distância e pós-graduação (stricto e lato sensu) da UFC, tanto dos campi de Fortaleza quanto dos do Interior. A única exceção são as Casas de Cultura Estrangeira, que obedecem a outro cronograma, conforme exposto acima.

PAUSAS NO CALENDÁRIO – Os intervalos entre semestres letivos e recessos serão: 9 dias no início do ano (1º a 9 de janeiro); 33 dias entre o fim do semestre 2021.2 e o início de 2022.1; 26 dias entre o fim de 2022.1 e o início de 2022.2; e mais 17 dias entre o fim de 2022.2 e o encerramento do ano civil em 31 de dezembro de 2022, totalizando, portanto, 85 dias para encaixe dos períodos de descanso. A quantidade de dias ultrapassa os 63 dias destinados ao mesmo fim que a comunidade acadêmica teve no Calendário Universitário 2021.

A administração reitera que a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) seguirá à disposição da comunidade acadêmica para analisar individualmente casos especiais, de forma a contemplar as necessidades dos servidores e alinhar suas demandas aos interesses institucionais.

DATAS DE MATRÍCULA – No tocante aos períodos de matrícula curricular e institucional do próximo ano letivo, a organização das datas segue o seguinte cronograma:

Em 2022.1
Para alunos veteranos dos cursos de graduação presencial: 22 a 24 de fevereiro (via Internet e nas coordenações de curso);
para alunos veteranos dos cursos de graduação semipresencial: 21 a 24 de fevereiro (via Internet);
para alunos veteranos dos cursos de pós-graduação: 3 e 4 de março (via Internet).

Em 2022.2
Para alunos veteranos dos cursos de graduação presencial: 27 a 29 de julho (via Internet e nas coordenações de curso);
para alunos veteranos dos cursos de graduação semipresencial: 25 a 28 de julho (via Internet);
para alunos veteranos dos cursos de pós-graduação: 2 e 3 de agosto (via Internet).

A Pró-Reitoria de Graduação da UFC (PROGRAD) alerta que tais datas são exclusivas para alunos veteranos, não tendo qualquer relação com a matrícula dos estudantes novatos que venham a ser aprovados na próxima edição do Sistema de Seleção Unificada (SISU). Estes deverão ficar atentos ao calendário próprio para ingressantes, com atualizações a serem amplamente divulgadas por meio do site do SISU na UFC.

Fonte: Gabinete do Reitor – e-mail: greitor@ufc.br

Link original da publicação: https://www.ufc.br/noticias/16386-cepe-aprova-calendario-universitario-2022-com-200-dias-ano-letivo-ira-de-marco-a-dezembro

Matrícula de estudantes de graduação veteranos poderá ser feita de 14 a 16 de setembro, pelo SIGAA

Estudantes veteranos de graduação presencial da Universidade Federal do Ceará deverão se matricular em disciplinas para o semestre letivo 2021.2 do dia 14 ao dia 16 de setembro. O procedimento será realizado pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

Nesta segunda-feira (13), a oferta de turmas para matrícula no semestre 2021.2 estará integralmente disponível para consulta no sistema. De acordo com a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), eventuais dúvidas sobre a oferta das disciplinas devem ser esclarecidas com as coordenações de curso.

O período de 14 a 16 de setembro é válido também para alunos interessados em realizar matrícula institucional, através da qual é mantido o vínculo com a Universidade, mesmo sem matrícula em componentes curriculares. Contudo, apenas estudantes que integralizaram todos os componentes obrigatórios dos dois primeiros semestres do curso podem fazer a matrícula institucional.

A PROGRAD reforça que essas datas são exclusivas para alunos veteranos. Ingressantes no semestre 2021.2 pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU), na edição 1º/2021 ou 2º/2021, serão matriculados pela própria PROGRAD nas disciplinas do primeiro semestre do curso.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação – e-mail: copic@prograd.ufc.br

Link da Publicação: https://www.ufc.br/noticias/16121-matricula-de-estudantes-de-graduacao-veteranos-podera-ser-feita-de-14-a-16-de-setembro-pelo-sigaa

Avaliação Institucional de 2021.1 é prorrogada até 31 de agosto para estudantes e professores da graduação

Estudantes e docentes dos cursos de graduação presencial da Universidade Federal do Ceará já podem dar sua opinião sobre a qualidade do ensino e da infraestrutura e a gestão de seus cursos na Avaliação Institucional Interna. Os questionários, referentes ao semestre 2021.1, estão disponíveis até o dia 31 de agosto no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

#ParaTodosVerem: Na imagem mostra um rapaz usando óculos, de camisa preta sentado olhando para a tela do computador.
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Avaliação Institucional de 2021.1 segue até dia 23 de agosto para estudantes e professores da graduação

Estudantes e docentes dos cursos de graduação presencial da Universidade Federal do Ceará já podem dar sua opinião sobre a qualidade do ensino e da infraestrutura e a gestão de seus cursos na Avaliação Institucional Interna. Os questionários, referentes ao semestre 2021.1, estão disponíveis até o dia 23 de agosto no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

#ParaTodosVerem: Na imagem mostra um rapaz usando óculos, de camisa preta sentado olhando para a tela do computador.

Assim como nas últimas duas edições, o destaque desta avaliação é a opinião de alunos e professores sobre as aulas remotas no contexto da pandemia de covid-19. O objetivo é identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes, tais como perfil do corpo docente, organização didático-pedagógica e estruturas físicas (de bibliotecas e laboratórios, por exemplo).

O presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFC, Prof. Francisco Gildemir da Silva, reforça a importância da opinião de todos. “A participação garante informações quanto ao ambiente institucional e de ensino para poder traçar o Plano de Melhorias, regulamentado recentemente pela UFC e que será feito para toda a Universidade com base nos resultados das próximas avaliações”, explica.

A edição passada, realizada em março deste ano, relativa ao semestre 2020.2, contou com médias de participação de 87,64% entre os docentes e 52,58% entre os discentes, sendo a maior média de participação entre as três avaliações semestrais anteriores.

PLANO DE MELHORIAS – As avaliações institucionais são elementos que contribuem para a elaboração do Plano de Melhorias, que serve de base norteadora para as ações dos gestores dos cursos de graduação da UFC. O documento, enviado à Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e à CPA, contempla tanto as avaliações institucionais realizadas a cada semestre por estudantes e docentes como as avaliações externas feitas pelo Ministério da Educação (MEC).

“Essas avaliações subsidiam o Plano de Melhorias de forma intensa e direta. Elas definem o conteúdo do plano. Nessas avaliações são identificadas as fragilidades do curso, que precisam ser corrigidas ou aprimoradas”, destaca a Profª Andréa Soares, titular da Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas da PROGRAD.

Mais informações sobre as Avaliações Institucionais podem ser consultadas no site da CPA, onde estão disponibilizados tutoriais de acesso e preenchimento dos questionários da Avaliação.

Dúvidas sobre o assunto devem ser encaminhadas para cpainstitucional@ufc.br. Problemas técnicos no acesso ou no envio dos formulários devem ser reportados no e-mail avalinst_sti@sti.ufc.br

Fonte: Prof. Francisco Gildemir da Silva, presidente da Comissão Própria de Avaliação – e-mail: cpainstitucional@ufc.br

Recepção dos Ingressantes 2021.1

Transmissão será pelo Canal da Pós-Graduação da Psicologia.

  • MANHÃ

REALIZAÇÃO: Diretoria do Campus de Sobral
Dia: 12/05 (Quarta-feira)
Horários: 08:00 horas às 12:00 horas.
Cursos: Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação, Odontologia e Psicologia.
Participantes: Diretor/ Vice-Diretor, coordenadores dos respectivos cursos e representantes dos setores.
Link: https://youtu.be/mPK0RsamXwI

  • NOITE

Horários:18:00 horas às 21:00 horas
Cursos: Licenciatura em Música e Finanças
Participantes: Diretor/Vice-Diretor, Coordenadores dos respectivos cursos e setores.
Link: https://youtu.be/IBL5VmL8ydA

Dúvidas entrar em contato com a coordenação do curso: https://sobral.ufc.br/enderecos-e-telefones/cursos-graduacao/