Avaliação Institucional de 2021.2 ocorre de 12 a 30 de janeiro; objetivo é avaliar ensino remoto e híbrido para preparar retorno presencial

Estudantes e docentes dos cursos de graduação presencial da Universidade Federal do Ceará poderão dar sua opinião sobre a qualidade do ensino e da infraestrutura, bem como sobre a gestão de seus cursos na Avaliação Institucional Interna referente ao semestre 2021.2. Os questionários estarão disponíveis de 12 a 30 de janeiro no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

O principal objetivo desta edição é verificar a opinião de alunos e professores sobre as aulas remotas e sobre a adaptação ao ensino híbrido no contexto da pandemia de covid-19. Com isso, a ideia é que a Universidade se prepare da melhor forma possível para o retorno das atividades acadêmicas presenciais, previsto para o semestre letivo 2022.1.

Por meio da avaliação, é possível identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes, tais como perfil do corpo docente, organização didático-pedagógica e estrutura física de equipamentos como bibliotecas e laboratórios, por exemplo.

“A avaliação interna objetiva acompanhar o desenvolvimento das infraestruturas e do ensino da UFC. Com os resultados da avaliação é possível compreender as demandas discentes e docentes para traçar o plano de desenvolvimento da instituição com mais assertividade”, explica o presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFC, Prof. Francisco Gildemir da Silva.

Ainda de acordo com Silva, os dados obtidos pela CPA são analisados juntamente com os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) e de outras avaliações do Ministério da Educação (MEC), possibilitando uma melhor compreensão dos fatores associados ao desempenho dos cursos da UFC ao longo dos anos.

A edição passada da Avaliação Institucional Interna, relativa ao semestre 2021.1, contou com índice de participação de 77,89% entre os docentes e de 26,29% entre os discentes.

PLANO DE MELHORIAS – As avaliações institucionais são elementos que contribuem para a elaboração do Plano de Melhorias, que serve de base norteadora para as ações dos gestores dos cursos de graduação da UFC. O documento, enviado à Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e à CPA, contempla tanto as avaliações institucionais realizadas a cada semestre por estudantes e docentes como as avaliações externas feitas pelo Ministério da Educação (MEC).

Mais informações sobre as Avaliações Institucionais podem ser consultadas no site da CPA, onde estão disponibilizados tutoriais de acesso e preenchimento dos questionários da avaliação.

Dúvidas sobre o assunto devem ser encaminhadas para cpainstitucional@ufc.br. Problemas técnicos no acesso ou no envio dos formulários devem ser reportados no e-mail avalinst_sti@sti.ufc.br.

Fonte: Prof. Francisco Gildemir da Silva, presidente da Comissão Própria de Avaliação – e-mail: cpainstitucional@ufc.br

Link da Publicação Original: https://www.ufc.br/noticias/16512-avaliacao-institucional-de-2021-2-ocorre-de-12-a-30-de-janeiro-objetivo-e-avaliar-ensino-remoto-e-hibrido-para-preparar-retorno-presencial

Objetivo da Avaliação Institucional de 2021.2 é avaliar ensino remoto e híbrido para preparar retorno presencial

Estudantes e docentes dos cursos de graduação presencial da Universidade Federal do Ceará poderão dar sua opinião sobre a qualidade do ensino e da infraestrutura, bem como sobre a gestão de seus cursos na Avaliação Institucional Interna referente ao semestre 2021.2. Os questionários estarão disponíveis de 12 a 28 de janeiro no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

O principal objetivo desta edição é verificar a opinião de alunos e professores sobre as aulas remotas e sobre a adaptação ao ensino híbrido no contexto da pandemia de covid-19. Com isso, a ideia é que a Universidade se prepare da melhor forma possível para o retorno das atividades acadêmicas presenciais, previsto para o semestre letivo 2022.1.

Por meio da avaliação, é possível identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes, tais como perfil do corpo docente, organização didático-pedagógica e estrutura física de equipamentos como bibliotecas e laboratórios, por exemplo.

“A avaliação interna objetiva acompanhar o desenvolvimento das infraestruturas e do ensino da UFC. Com os resultados da avaliação é possível compreender as demandas discentes e docentes para traçar o plano de desenvolvimento da instituição com mais assertividade”, explica o presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFC, Prof. Francisco Gildemir da Silva.

Ainda de acordo com Silva, os dados obtidos pela CPA são analisados juntamente com os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) e de outras avaliações do Ministério da Educação (MEC), possibilitando uma melhor compreensão dos fatores associados ao desempenho dos cursos da UFC ao longo dos anos.

A edição passada da Avaliação Institucional Interna, relativa ao semestre 2021.1, contou com índice de participação de 77,89% entre os docentes e de 26,29% entre os discentes.

PLANO DE MELHORIAS – As avaliações institucionais são elementos que contribuem para a elaboração do Plano de Melhorias, que serve de base norteadora para as ações dos gestores dos cursos de graduação da UFC. O documento, enviado à Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e à CPA, contempla tanto as avaliações institucionais realizadas a cada semestre por estudantes e docentes como as avaliações externas feitas pelo Ministério da Educação (MEC).

Mais informações sobre as Avaliações Institucionais podem ser consultadas no site da CPA, onde estão disponibilizados tutoriais de acesso e preenchimento dos questionários da avaliação.

Dúvidas sobre o assunto devem ser encaminhadas para cpainstitucional@ufc.br. Problemas técnicos no acesso ou no envio dos formulários devem ser reportados no e-mail avalinst_sti@sti.ufc.br.

Fonte: Prof. Francisco Gildemir da Silva, presidente da Comissão Própria de Avaliação – e-mail: cpainstitucional@ufc.br

Link da Publicação Original: https://www.ufc.br/noticias/16512-avaliacao-institucional-de-2021-2-ocorre-de-12-a-28-de-janeiro-objetivo-e-avaliar-ensino-remoto-e-hibrido-para-preparar-retorno-presencial