🧑‍🎓 Colação de Grau 2023.2 – Campus Sobral

🎓 Programação:

  • Ensaio da Colação: 10h.
  • Assinatura da Ata: 17h.
  • Colação de Grau: 18h.

Endereço: Rua Coronel Estanislau Frota, 563- Bloco I – Mucambinho

Para concludentes de 2023.2 dos cursos, a colação de grau presencial será obrigatória, com todos os ritos:
– uso de beca;
– acompanhamento de padrinho ou madrinha e;
– assinatura da ata de colação, portando documento oficial com foto.

Os secretários de curso estarão presentes para recolher as assinaturas das 17h às 17h45, por isso é importante que os concludentes compareçam ao local com pelo menos uma hora de antecedência. Destaca-se que a assinatura da ata é o ato que efetivamente confirma a colação de grau e conclusão do curso do estudante, para assinar a lista de concludentes e participar da solenidade, trajando beca, com a faixa específica do seu curso, e portando um documento oficial de identificação com foto.

Confira algumas orientações:
– Os concludentes  de 2023.2 terão espaço demarcado por curso.
– A demarcação de assentos será exclusiva para os concludentes, bem como para seus respectivos padrinhos ou madrinhas. Os demais convidados dos participantes deverão se acomodar em outros espaços, não demarcados.
– Aos padrinhos e madrinhas, recomenda-se traje social.

O que fazer se eu não puder comparecer à solenidade de colação de grau?
No caso da impossibilidade do comparecimento do concludente à solenidade de colação de grau, os procedimentos podem ser realizados por terceiros, devidamente autorizados através da apresentação dos seguintes documentos:
    • Procuração pública ou procuração particular (https://prograd.ufc.br/pt/perguntas-frequentes/colacao-de-grau/), ambas para finalidade específica (representação nos atos relacionados à colação de grau);
    • Documento oficial de identificação com foto (original) do procurador;
    • Documento oficial de identificação com foto do aluno (original ou cópia autenticada).
Observação: A procuração ficará retida na ocasião da assinatura da lista de concludentes.
Observação: Não se faz necessário o procurador trajar beca para assinar a lista de concludentes.

Maiores Informações:
Gabinete da PROGRAD – fone: (85) 3366 9498; e-mail: gabinete@prograd.ufc.br
Cerimonial da UFC – fone: (85) 3366 7313 / 3366 7314; e-mail: cerimonial@ufc.br

 

 

CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR DO MAGISTÉRIO SUPERIOR- Campus Sobral- Edital 163/2023

A Vice-Reitora no exercício da Reitoria da Universidade Federal do Ceará, no uso de suas obrigações legais e estatutárias, tendo em vista o disposto no Decreto nº 7.485 de 18/05/2011, publicado no DOU de 19/05/2011, e na Portaria Interministerial nº 316 de 09/10/2017, publicada no DOU de 19/10/2017, do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão e do Ministério da Educação, considerando ainda, o que consta do Decreto nº 9.739 de 28/03/2019, publicado no DOU de 29/03/2019 e da Resolução nº 05/CEPE de 24/07/2019, alterada pela Resolução nº 15/CEPE de 24/05/2021, torna público, para conhecimento dos interessados, que se acham abertas as inscrições para Concurso Público para o cargo de Professor da Carreira do Magistério Superior, Classe A, regido pela Lei nº 8.112/90, combinada com a Lei nº 12.772/2012, para os campi, setores de estudo e vagas a seguir indicados:

 


Edital 163/2023
 (PDF 576 KB) – Concurso Público para Professor do Magistério Superior.

Programas relacionados:

Fichas de Avaliação:

Normas para elaboração do projeto de pesquisa: 

Tabelas de Títulos:

-> Legislação e Formulários

Comunicado sobre a aplicação de cotas em concursos públicos e seleções da UFC:

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) da Universidade Federal do Ceará (UFC) esclarece que a legislação que rege concursos públicos e processos seletivos garante que 20% das vagas dos editais para docentes efetivos e professores substitutos da UFC devem ser destinadas para candidatos negros e 5% para candidatos deficientes. A mesma legislação ainda menciona que:

“Na hipótese de não haver número de candidatos negros aprovados suficiente para ocupar as vagas reservadas, as vagas remanescentes serão revertidas para a ampla concorrência e serão preenchidas pelos demais candidatos aprovados, observada a ordem de classificação”. (Lei nº 12.990/2014, art. 3º, §3º)

” As vagas reservadas às pessoas com deficiência nos termos do disposto neste artigo poderão ser ocupadas por candidatos sem deficiência na hipótese de não haver inscrição ou aprovação de candidatos com deficiência no concurso público ou no processo seletivo de que trata a Lei nº 8.745, de 1993″. (Lei nº 9.508/2018, art. 1º, §5º)

Desse modo, no que diz respeito aos editais em andamento com vagas reservadas para negros e deficientes, os candidatos de ampla concorrência podem se inscrever para setores de estudo cujas vagas estão reservadas para candidatos negros ou deficientes.

A PROGEP recomenda a leitura das legislações aplicáveis e mencionadas em cada edital pelos candidatos e pelos Departamentos/Unidades organizadoras para que os mesmos possam saber mais sobre as legislações e regras aplicáveis ao certame ou processo seletivo.

Mais informações: Divisão de Concursos e Provimento (DICON) – e-mail: dicon.progep@ufc.br.

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Cronograma de Realização de Concurso Público de Provas e Títulos – Edital 90/2023 – Setor de Estudos: Computação Científica e Desenvolvimento Web

O curso de Eng. de Computação do Campus da UFC em Sobral torna público o cronograma de realização do Concurso de Provas e Títulos objeto do Edital 90/2023, setor de estudos: Computação Científica e Desenvolvimento Web.

PERÍODO: 04 de dezembro de 2023 a 11 de dezembro de 2023.

LOCAIS:

*Sala 11 do Bloco I (primeiro andar) do Campus Mucambinho – Endereço: Rua Coronel Estalislau Frota, 563, Mucambinho, Sobral-CE;
*Sala de Videoconferência da Faculdade de Medicina UFC/Sobral – Endereço: Av. Comandante Maurocélio Rocha Pontes, 100, Derby, Sobral – CE.


CRONOGRAMA:

 

 

Fonte: ec@sobral.ufc.br

Cronograma de Realização de Concurso Público de Provas e Títulos – Edital 70/2023 – Setor de Estudos: Eletrônica e Hardware

O curso de Eng. de Computação do Campus da UFC em Sobral torna público o cronograma de realização do Concurso de Provas e Títulos objeto do Edital 70/2023, setor de estudos: Eletrônica e Hardware.

 
PERÍODO: 11 de setembro de 2023 a 15 de setembro de 2023.
 

LOCAIS:

  • Sala 06 do Bloco I do Campus Mucambinho/UFC Sobral, localizado Rua Coronel Estanislau Frota, 563 – CEP 62.010-560 – Centro – Sobral, Ceará;
  • Secretaria do Curso de Eng. de Computação, localizada no Bloco I do Campus Mucambinho/UFC Sobral, Rua Coronel Estanislau Frota, 563 – CEP 62.010-560 – Centro – Sobral, Ceará;
  • Sala de Reuniões do Bloco I do Campus Mucambinho/UFC Sobral, localizado Rua Coronel Estanislau Frota, 563 – CEP 62.010-560 – Centro – Sobral, Ceará;
  • Laboratório de Máquinas Elétricas do Bloco I do Campus Mucambinho/UFC Sobral, localizado Rua Coronel Estanislau Frota, 563 – CEP 62.010-560 – Centro – Sobral, Ceará;
  • Sala de Videoconferência da Faculdade de Medicina UFC/Sobral, localizada na Av. Comandante Maurocélio Rocha Pontes, 100 – CEP 62.042-280 – Derby – Sobral, Ceará.
 
CRONOGRAMA:
 

Fonte: ec@sobral.ufc.br

Campus de Sobral é credenciado no CATI/MCTI

Em julho de 2022 foi deferido o credenciamento do Campus da UFC em Sobral no Comitê da Área de Tecnologia da Informação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (CATI/ MCTI). Desde então, os docentes do Campus de Sobral estão habilitados para trabalhar diretamente com projetos de parceria público-privada, seguindo a Lei da Informática. Na prática, significa troca de conhecimento e recursos humanos e financeiros por meio de bolsas para docentes e alunos e possibilidade de contratar uma equipe adicional por carteira assinada (CLT), promovendo empregos formais, além de receber recursos para equipamentos etc.

A Resolução habilitadora foi a de nº 441 do CATI/MCTI, publicada na pág. 12 do Diário Oficial da União Nº 137, de 21 de julho de 2022. Dessa forma o campus de Sobral é a 8ª unidade da UFC credenciada com Resolução CATI. Mais informações podem ser obtidas diretamente do site do MCTI: https://inovacaodigital.mcti.gov.br/

Fonte: Prof. Wendley Silva – Curso de Engenharia da Computação/ Campus de Sobral

Avaliação Institucional do semestre 2022.1 começa no dia 23 de junho; objetivo é fazer diagnóstico dos cursos de graduação

A próxima edição da Avaliação Institucional dos cursos presenciais de graduação da Universidade Federal do Ceará já tem data marcada: de 23 de junho a 6 de julho, os estudantes e professores deverão avaliar a qualidade de suas turmas no semestre 2022.1, para que a UFC tenha um diagnóstico do que está indo bem e do que precisa melhorar.

Embora seja feita através do SIGAA, a participação é anônima, ou seja, a Comissão Própria de Avaliação (CPA), responsável pelo processo, apenas recebe o conteúdo das respostas, sem a identificação do participante. Isso dá mais liberdade para que estudantes e professores possam se expressar.

Por meio da avaliação, é possível identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes, como aspectos físicos e infraestrutura dos cursos e da UFC, didática pedagógica do professor e relação entre alunos, disciplinas e docentes.

No SIGAA, basta preencher os formulários relacionados às disciplinas cursadas ou ministradas, composto por perguntas objetivas e espaço para sugestões e observações do participante.

POR QUE PARTICIPAR – Na última edição da Avaliação Institucional, relacionada ao semestre 2021.2, a participação foi de 77,89% entre os docentes e de apenas 26,29% entre os discentes. De acordo com o diretor da CPA, Prof. Gildemir Ferreira, houve redução na adesão dos alunos, o que implica a perda de informações importantes para que a UFC defina ações de melhoramento no ensino e infraestrutura.

Além disso, a baixa participação compromete os resultados da Universidade perante o Ministério da Educação (MEC), pois a avaliação é uma atividade obrigatória legal da Instituição, que norteia repasse de recursos. Por isso, a CPA ressalta a importância da adesão de todos os estudantes.

A partir dos relatórios de avaliação, a CPA tem recebido análises de departamentos da UFC e tentado organizar as informações a fim de delinear planos de ação para os diversos cursos da Universidade. O objetivo é trabalhar uma melhor alocação de docentes e discentes, além de poder identificar, com os relatos textuais dos alunos e professores, eventuais situações inadequadas para o ensino-aprendizagem, servindo para ações de capacitação e organização dos cursos.

Uma série de reuniões com as Comissões Setoriais de Avaliação das unidades acadêmicas tem sido promovida pela CPA com o objetivo de colher impressões e sugestões. Já houve reuniões com comissões setoriais como as da FEAAC, do Centro de Ciências e dos campi de Russas e de Sobral.

Fonte: Comissão Própria de Avaliação – e-mail: cpainstitucional@ufc.br

Link da Publicação Original: https://www.ufc.br/noticias/16986-avaliacao-institucional-do-semestre-2022-1-comeca-no-dia-23-de-junho-objetivo-e-fazer-diagnostico-dos-cursos-de-graduacao

PET: abertos processos de seleção para 4 vagas de professor tutor em Fortaleza e Sobral

A Pró-Reitoria de Graduação divulga os processos de seleção para quatro vagas de professor tutor em Programas de Educação Tutorial (PET) de cursos da Universidade Federal do Ceará nos campi de Fortaleza e Sobral. As inscrições estão abertas, pela Internet, de hoje (1º) até 14 de junho.

O Edital Nº 9/2022 trata da seleção de professor tutor para os cursos de Engenharia Civil e Engenharia Química, do Centro de Tecnologia, e de Computação, do Centro de Ciências, todos na Capital. Já o Edital Nº 10/2022 tem como objeto a seleção de professor tutor para o curso de Engenharia da Computação, no campus Sobral.

Poderão se inscrever docentes vinculados aos cursos contemplados em cada edital, a partir do nível Adjunto, do quadro efetivo da UFC, com dedicação exclusiva.

INSCRIÇÕES – As inscrições serão realizadas, exclusivamente, por meio de abertura de processo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI). O procedimento e a documentação exigida, que deve ser anexada ao processo, estão informadas nos Editais Nº 09/2022 e Nº 10/2022, publicados na última terça-feira (31).

O resultado parcial destas seleções está previsto para divulgação em 28 de junho no site da PROGRAD. Os cronogramas completos e mais detalhes do processo estão disponíveis nos respectivos Editais.

  • Edital 09/2022 – Seleção de Professor Tutor para PET Engenharia Civil, Engenharia Química e Computação (Fortaleza)
  • Edital 10/2022 – Seleção de Professor Tutor para PET Engenharia da Computação (Sobral)

 

Fonte: Coordenadoria de Acompanhamento Discente  fone: 85 3366 9519 / e-mail: cad@prograd.ufc.br

 

Link da Publicação Original: https://prograd.ufc.br/pt/pet-abertos-processos-de-selecao-para-4-vagas-de-professor-tutor/

Retorno presencial: UFC publica documentos orientadores para o semestre 2022.1

A Universidade Federal do Ceará publicou os documentos orientadores para o retorno das atividades acadêmicas presenciais do semestre 2022.1, que se inicia no dia 16 de março, conforme a Portaria nº 61/2022. Os documentos trazem as diretrizes gerais de conduta e vigilância no contexto da pandemia de covid-19 e, ainda, as orientações pedagógicas para estudantes e professores dos campi da UFC na Capital e no interior do Estado.

O conteúdo foi elaborado pelas Pró-Reitorias de Graduação (PROGRAD) e de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), junto com o Comitê de Crise para o Enfrentamento da Pandemia da Covid-19 e a Reitoria da UFC.

De acordo com os documentos, será exigido, para a frequência às aulas presenciais, que estudantes e professores tenham tomado, pelo menos, duas doses ou a dose única da vacina contra a covid-19. Caso não tenham se vacinado, precisarão assinar uma autodeclaração, devendo permanecer em atividades remotas até o dia 15 de abril ou até que seja estabelecido, pela administração superior, um novo regramento.

Nos documentos orientadores, estão descritos, ainda, os procedimentos a serem adotados por estudantes e professores que pertencem ao grupo de risco para a covid-19. Além disso, há detalhes sobre o que fazer caso o aluno ou docente apresente sintomas compatíveis com os de síndrome respiratória ao longo do semestre, além de outras recomendações.

A Profª Ana Paula de Medeiros, pró-reitora de Graduação da UFC, e o Prof. Rodrigo Porto, pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, falam sobre os documentos orientadores do retorno presencial.

  • Acesse o Guia Tô de Volta, que contém as Diretrizes Gerais para Conduta e Vigilância no Retorno às Atividades Acadêmicas Presenciais na UFC e as Orientações para o Semestre 2022.1.
  • Acesse a lista de Perguntas Frequentes sobre o retorno presencial e tire suas dúvidas.

O reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, ressalta que a Universidade tem trabalhado intensamente para garantir as condições para um retorno seguro. “Esse retorno trará inúmeros benefícios. A possibilidade de voltar a interagir presencialmente trará mais isonomia e minimizará a desigualdade de acesso às tecnologias. A aprendizagem será reforçada com o contato direto entre alunos e docentes. E o mais importante: nossos campi voltarão a se encher de vida”, afirma o gestor.

MÁSCARAS E OUTROS CUIDADOS – Em paralelo às medidas pedagógicas, a Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC Infra) atualizou o Plano de Retomada das Atividades Presenciais da UFC, que está em sua sexta versão. De acordo com o documento, seguindo as normas do Governo do Estado do Ceará, é obrigatório o uso de máscaras nas dependências da Instituição, exceto por pessoas que tenham dificuldade para usá-las devido a alguma enfermidade, atestada por um médico.

O plano também estabelece um manual para o uso dos espaços físicos da Universidade, com sugestões relacionadas a ventilação, circulação de pessoas, ocupação de salas de aula e uso de elevadores, escadas, banheiros, dentre outros ambientes.

A UFC Infra ressalta que cada unidade acadêmica deverá definir a ocupação de suas áreas, com base nas sugestões do Plano de Retomada e de acordo com a realidade de oferta e demanda de disciplinas e da capacidade física de seus espaços. “A UFC Infra estará disponível para orientar e ajudar os setores a tomar suas decisões”, afirmou o diretor da superintendência, Eduardo Palheta.

ATENDIMENTO – A UFC está com canais abertos para dirimir dúvidas e orientar coordenadores de curso, diretores de unidades e chefes de departamento em relação aos procedimentos de retorno presencial. Confira:

Graduação: Divisão de Orientação e Acompanhamento de Programas Acadêmicos da PROGRAD – doapa@prograd.ufc.br.

Pós-Graduação: prposufc@ufc.br.

Estudantes: dúvidas devem ser dirimidas com as coordenações de curso.

Fontes: Pró-Reitoria de Graduação – e-mail: gabinete@prograd.ufc.br / Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – e-mail: prposufc@ufc.br / Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental – e-mail: superintendencia@ufcinfra.ufc.br

Link da Publicação Original: https://www.ufc.br/noticias/16679-retorno-presencial-ufc-publica-documentos-orientadores-para-o-semestre-2022-1

Avaliação Institucional de 2021.2 ocorre de 12 a 30 de janeiro; objetivo é avaliar ensino remoto e híbrido para preparar retorno presencial

Estudantes e docentes dos cursos de graduação presencial da Universidade Federal do Ceará poderão dar sua opinião sobre a qualidade do ensino e da infraestrutura, bem como sobre a gestão de seus cursos na Avaliação Institucional Interna referente ao semestre 2021.2. Os questionários estarão disponíveis de 12 a 30 de janeiro no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

O principal objetivo desta edição é verificar a opinião de alunos e professores sobre as aulas remotas e sobre a adaptação ao ensino híbrido no contexto da pandemia de covid-19. Com isso, a ideia é que a Universidade se prepare da melhor forma possível para o retorno das atividades acadêmicas presenciais, previsto para o semestre letivo 2022.1.

Por meio da avaliação, é possível identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes, tais como perfil do corpo docente, organização didático-pedagógica e estrutura física de equipamentos como bibliotecas e laboratórios, por exemplo.

“A avaliação interna objetiva acompanhar o desenvolvimento das infraestruturas e do ensino da UFC. Com os resultados da avaliação é possível compreender as demandas discentes e docentes para traçar o plano de desenvolvimento da instituição com mais assertividade”, explica o presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFC, Prof. Francisco Gildemir da Silva.

Ainda de acordo com Silva, os dados obtidos pela CPA são analisados juntamente com os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) e de outras avaliações do Ministério da Educação (MEC), possibilitando uma melhor compreensão dos fatores associados ao desempenho dos cursos da UFC ao longo dos anos.

A edição passada da Avaliação Institucional Interna, relativa ao semestre 2021.1, contou com índice de participação de 77,89% entre os docentes e de 26,29% entre os discentes.

PLANO DE MELHORIAS – As avaliações institucionais são elementos que contribuem para a elaboração do Plano de Melhorias, que serve de base norteadora para as ações dos gestores dos cursos de graduação da UFC. O documento, enviado à Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e à CPA, contempla tanto as avaliações institucionais realizadas a cada semestre por estudantes e docentes como as avaliações externas feitas pelo Ministério da Educação (MEC).

Mais informações sobre as Avaliações Institucionais podem ser consultadas no site da CPA, onde estão disponibilizados tutoriais de acesso e preenchimento dos questionários da avaliação.

Dúvidas sobre o assunto devem ser encaminhadas para cpainstitucional@ufc.br. Problemas técnicos no acesso ou no envio dos formulários devem ser reportados no e-mail avalinst_sti@sti.ufc.br.

Fonte: Prof. Francisco Gildemir da Silva, presidente da Comissão Própria de Avaliação – e-mail: cpainstitucional@ufc.br

Link da Publicação Original: https://www.ufc.br/noticias/16512-avaliacao-institucional-de-2021-2-ocorre-de-12-a-30-de-janeiro-objetivo-e-avaliar-ensino-remoto-e-hibrido-para-preparar-retorno-presencial

Lista das ações deferidas na Seleção de Bolsas de Extensão 2022 é divulgada (Análise Técnica)

Conforme estipulado no Edital nº 10/2021 [Chamada para Seleção de Propostas de Ações de Extensão e de Concessão de Bolsas do Programa de Extensão Universitária – 2022], hoje é o dia de divulgação da LISTA DAS AÇÕES DEFERIDAS na seleção citada. 

A lista encontra-se NESSE LINK.

É importante ressaltar que as ações indeferidas tiveram o pedido de bolsas rejeitado, mas não necessariamente seus processos de cadastramento/renovação foram recusados. Desta forma, os Coordenadores Extensionistas cujas ações não aparecem na lista de deferidos devem entrar em contato, por e-mail, com sua respectiva Coordenadoria Setorial/Prex a fim de saber o motivo do indeferimento e assim, caso deseje, embasar o recurso.

Conforme consta no edital supra, os interessados em formalizar recursos poderão fazê-lo no período de 11 a 14 de janeiro de 2022 (de amanhã até sexta desta semana)Somente serão aceitos recursos enviados por meio de ofício via SEI para a Coordenadoria Setorial Prex correspondente, dentro do prazo, através do processo Extensão: Acompanhamento da Ação de Extensão.

Obs.: não será aceita a inclusão e/ou a correção de documentos que foram enviados fora dos prazos e das normas estabelecidas neste Edital.

Dúvidas remanescentes devem ser dirimidas nas Coordenadorias Setoriais da Prex, nos contatos a seguir.

Fonte: Pró-Reitoria de Extensão da UFC

Link da Publicação Original: https://prex.ufc.br/pt/acoesdeferidas-analisetec2022/