Retorno presencial: UFC publica documentos orientadores para o semestre 2022.1

A Universidade Federal do Ceará publicou os documentos orientadores para o retorno das atividades acadêmicas presenciais do semestre 2022.1, que se inicia no dia 16 de março, conforme a Portaria nº 61/2022. Os documentos trazem as diretrizes gerais de conduta e vigilância no contexto da pandemia de covid-19 e, ainda, as orientações pedagógicas para estudantes e professores dos campi da UFC na Capital e no interior do Estado.

O conteúdo foi elaborado pelas Pró-Reitorias de Graduação (PROGRAD) e de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), junto com o Comitê de Crise para o Enfrentamento da Pandemia da Covid-19 e a Reitoria da UFC.

De acordo com os documentos, será exigido, para a frequência às aulas presenciais, que estudantes e professores tenham tomado, pelo menos, duas doses ou a dose única da vacina contra a covid-19. Caso não tenham se vacinado, precisarão assinar uma autodeclaração, devendo permanecer em atividades remotas até o dia 15 de abril ou até que seja estabelecido, pela administração superior, um novo regramento.

Nos documentos orientadores, estão descritos, ainda, os procedimentos a serem adotados por estudantes e professores que pertencem ao grupo de risco para a covid-19. Além disso, há detalhes sobre o que fazer caso o aluno ou docente apresente sintomas compatíveis com os de síndrome respiratória ao longo do semestre, além de outras recomendações.

A Profª Ana Paula de Medeiros, pró-reitora de Graduação da UFC, e o Prof. Rodrigo Porto, pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, falam sobre os documentos orientadores do retorno presencial.

• Acesse o Guia Tô de Volta, que contém as Diretrizes Gerais para Conduta e Vigilância no Retorno às Atividades Acadêmicas Presenciais na UFC e as Orientações para o Semestre 2022.1.
  • Acesse a lista de Perguntas Frequentes sobre o retorno presencial e tire suas dúvidas.

O reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, ressalta que a Universidade tem trabalhado intensamente para garantir as condições para um retorno seguro. “Esse retorno trará inúmeros benefícios. A possibilidade de voltar a interagir presencialmente trará mais isonomia e minimizará a desigualdade de acesso às tecnologias. A aprendizagem será reforçada com o contato direto entre alunos e docentes. E o mais importante: nossos campi voltarão a se encher de vida”, afirma o gestor.

MÁSCARAS E OUTROS CUIDADOS – Em paralelo às medidas pedagógicas, a Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC Infra) atualizou o Plano de Retomada das Atividades Presenciais da UFC, que está em sua sexta versão. De acordo com o documento, seguindo as normas do Governo do Estado do Ceará, é obrigatório o uso de máscaras nas dependências da Instituição, exceto por pessoas que tenham dificuldade para usá-las devido a alguma enfermidade, atestada por um médico.

O plano também estabelece um manual para o uso dos espaços físicos da Universidade, com sugestões relacionadas a ventilação, circulação de pessoas, ocupação de salas de aula e uso de elevadores, escadas, banheiros, dentre outros ambientes.

A UFC Infra ressalta que cada unidade acadêmica deverá definir a ocupação de suas áreas, com base nas sugestões do Plano de Retomada e de acordo com a realidade de oferta e demanda de disciplinas e da capacidade física de seus espaços. “A UFC Infra estará disponível para orientar e ajudar os setores a tomar suas decisões”, afirmou o diretor da superintendência, Eduardo Palheta.

ATENDIMENTO – A UFC está com canais abertos para dirimir dúvidas e orientar coordenadores de curso, diretores de unidades e chefes de departamento em relação aos procedimentos de retorno presencial. Confira:

Graduação: Divisão de Orientação e Acompanhamento de Programas Acadêmicos da PROGRAD – doapa@prograd.ufc.br.

Pós-Graduação: prposufc@ufc.br.

Estudantes: dúvidas devem ser dirimidas com as coordenações de curso.

Fontes: Pró-Reitoria de Graduação – e-mail: gabinete@prograd.ufc.br / Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – e-mail: prposufc@ufc.br / Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental – e-mail: superintendencia@ufcinfra.ufc.br

Link da Publicação Original: https://www.ufc.br/noticias/16679-retorno-presencial-ufc-publica-documentos-orientadores-para-o-semestre-2022-1