A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Ceará, no uso de suas atribuições administrativas, anuncia a ampliação de 160 vagas para o processo seletivo do Auxílio Inclusão Digital.
Essas vagas foram destinadas, seguindo a ordem de classificação, a estudantes dos Campi de Fortaleza e do Interior que, não obstante participarem do processo seletivo e se adequarem ao perfil do Edital nº 11/2020/PRAE/UFC, não foram deferidos dentro das 1800 vagas originalmente oferecidas, isto é, os indeferidos por insuficiência de vagas.
Ademais, 38 vagas foram disponibilizadas em razão da comunicação de desistência de estudantes deferidos no processo seletivo.
Confirmação – Os estudantes contemplados nas listas abaixo, para que sejam inseridos na folha de pagamento, devem responder, até o dia 02 de outubro, o seguinte formulário de confirmação, o qual solicitará inclusive comprovante de dados bancários (conta corrente ativa com titularidade do estudante): https://forms.gle/pYNiz5ur55BeStn27
É imprescindível que, ANTES DA AQUISIÇÃO DO EQUIPAMENTO, o estudante responda o formulário acima.
Desistência – Àqueles que não tenham interesse receber o Auxílio Inclusão Digital, solicitamos que, no mesmo prazo, preencham o formulário de desistência: https://forms.gle/94rzuMYKAG82TdkG9
Confira abaixo a lista de estudantes convocados no Campus Sobral:
Estará disponível, de 1º a 16 de outubro de 2020, a primeira etapa do ano da Avaliação Institucional Interna. Nela, estudantes e professores de graduação da Universidade Federal do Ceará têm a oportunidade de opinar formalmente sobre a qualidade de seus cursos e, especialmente neste ano, avaliar o desenvolvimento das disciplinas ofertadas remotamente, devido à pandemia de covid-19.
Para participar, basta acessar o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) e responder aos questionários. A participação é anônima e os resultados só serão disponibilizados para as unidades acadêmicas após o fechamento do semestre letivo analisado. No site da Comissão Própria de Avaliação (CPA), há um tutorial que poderá ajudar a comunidade no acesso e preenchimento das informações.
Nesta edição, estudantes e professores poderão registrar, quantitativa e qualitativamente, sua opinião sobre as disciplinas no contexto de atividades remotas, observando pontos como metodologias, recursos didáticos e qualidade das turmas. Com o resultado, a administração da UFC terá em mãos um detalhado diagnóstico da graduação neste contexto e poderá utilizá-lo para implementação de melhorias nos cursos avaliados.
A VANTAGEM DE PARTICIPAR – Na última edição da Avaliação Institucional, referente ao semestre 2019.2, 85,65% dos docentes participaram do processo, enquanto a média de participantes entre os alunos foi de 52,20% – índices considerados positivos pelo presidente da CPA, Prof. José Lassance. Ele destaca a importância desse engajamento, pois os dados coletados servem de base para a elaboração de relatórios cujo objetivo é destacar o que tem funcionado bem e o que é preciso melhorar.
Com base nas últimas avaliações, muitas ações já foram promovidas: reformas para ampliar a acessibilidade em unidades acadêmicas; atualizações do acervo de bibliotecas; contratação e alocação de professores para determinados cursos; e atividades de formação para docentes.
Um exemplo disso vem da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) da UFC. Segundo a vice-diretora da unidade, Profª Danielle Augusto Peres, desde 2018 a FEAAC tem feito um relevante acompanhamento dos resultados das avaliações, através de comissão formada por professores, alunos e servidores técnico-administrativos.
O resultado? “Com essas ações, os elogios com ressalva viraram elogios, e as reclamações diminuíram. A gente pôde perceber um retorno positivo das iniciativas tomadas a partir dos relatórios”, afirmou a Profª Danielle. Outro ponto positivo é que a participação dos estudantes da FEAAC na Avaliação Institucional foi ampliada, de cerca de 40% para 60% dos discentes da unidade.
Mais informações sobre o assunto podem ser vistas no site da CPA. Dúvidas relacionadas ao procedimento de avaliação devem ser encaminhadas para cpainstitucional@ufc.br. Já questões relativas a possíveis problemas técnicos no acesso aos formulários e seu envio devem ser direcionadas para avalinst_sti@sti.ufc.br.
Fonte: Prof. José Lassance de Castro Silva, presidente da CPA/UFC – e-mail: cpainstitucional@ufc.br
Link para publicação original: http://www.ufc.br/noticias/15053-com-foco-nas-aulas-remotas-avaliacao-institucional-de-2020-1-comeca-no-dia-1-de-outubro
Como acontece todos os anos, os servidores técnico-administrativos docentes com cargo de direção 2, 3 e 4 devem fazer o processo de avaliação de desempenho no período de 1 de outubro a 30 de novembro. Confira os detalhes na personagem.
Ficha técnica Produção: Áurea Caxias Reportagem e edição de texto: Lia Aderaldo Imagens: Cedidas pelos entrevistados Edição de imagens: Rafael Nascimento
Link para publicação original: http://www.ufc.br/noticias/noticias-ufctv/15049-servidores-vao-avaliar-desempenho-nos-meses-de-outubro-e-novembro
Custeado pelo Ministério da Educação (MEC) e gerido pela Rede Nacional de Pesquisas (RNP), o novo plano oferecerá aos estudantes uma cobertura maior através de duas operadoras: Oi e Vivo. Assim, a operadora será definida pela RNP de acordo com a localidade informada pelo aluno no formulário, por meio do município e CEP, contemplando aquela operadora que tiver maior cobertura na região. Os chips atuais que estão sendo utilizados pelos alunos são apenas de uma única operadora, a TIM.
Outras vantagens do Alunos Conectados ‒ RNP são o aumento da capacidade de dados, que passa de 20 para 40 GB, e o prazo do contrato, previsto por mais seis meses, havendo ainda a possibilidade de novas prorrogações pelo MEC.
Após o fornecimento dos dados no formulário, o aluno terá o plano migrado para a nova plataforma, porém os chips que já estão sendo utilizados continuarão com suas funcionalidades até a chegada dos novos. As datas das entregas dos novos chips do plano Alunos Conectados ‒ RNP serão divulgadas posteriormente por e-mail e pelos canais da PRAE. Após a conclusão das entregas, será realizada a suspensão dos serviços prestados pela TIM e os chips atuais serão cancelados.
A Universidade Federal do Ceará, em parceria com Huawei, está oferecendo cursos e certificações gratuitos para todos os alunos na área de inteligência artificial e com aplicações práticas com uso da tecnologia Huawei. Esta é a segunda turma com nova oferta de vagas. Quem se inscreveu na primeira turma (em agosto) mas não conseguiu vaga, receberá um email com um link direcionando para um formulário específico.
Este curso oferece a formação fundamental para profissionais que desejam atuar na área de machine learning. Além disso, o curso também prepara o aluno para a certificação Huawei Certified ICT Associate – Artificial Intelligence (HCIA AI v3.0). Após a finalização do curso, o aluno pode realizar os simulados através da plataforma TALENT ONLINE da Huawei e solicitar um voucher gratuito para realização do exame de certificação Huawei HCIA-AI. O conteúdo abordado no curso engloba conhecimentos fundamentais de matemática, linguagem básica de programação para IA, aprendizagem profunda (Deep Learning), reconhecimento de imagem, reconhecimento de fala e diálogo homem-máquina.
O curso inicial tem duração de 16h e as aulas serão ministradas em português com material escrito em inglês. A prova final será em inglês em ambiente educacional exclusivo da Huawei.
Podem participar alunos, técnico-administrativos e professores da UFC, de todos os campi. Inscrições de 23/09 a 30/09/2020 (quarta-feira). São 5 professores tutores e, em Sobral, o tutor responsável é o prof. Wendley Silva, do curso de Engª da Computação, mas os interessados podem se matricular em qualquer uma das 5 turmas, de qualquer um dos professores.
A Assistência Estudantil do Campus Sobral (CASE) realizará, no dia 25 de setembro, o encontro online com tema “Saúde Mental e Autocuidado no contexto da pandemia e do ensino remoto” em alusão à campanha Setembro Amarelo. O evento, aberto à comunidade universitária e ao público em geral, objetiva discutir os impactos socioemocionais e pedagógicos da nova condição estudantil no ensino remoto a partir do e-book Reaprendendo a vida… em tempos de pandemia e apresentar caminhos de autocuidado para lidar com tal cenário.
A atividade será realizada via Google Meet, às 15h, e contará com a presença do psicólogo da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) Lindemberg Saldanha, um dos autores do e-book.
O professor Marco Toledo, Curso de Música – Licenciatura, foi convidado pela atual presidente da Sociedade Internacional para a Educação Musical (ISME), profa. Dra. Emily Achieng’ Akuno, para continuar como integrante do Comitê Permanente de Defesa (Advocacy Standing Committee). A missão deste Comitê consiste em identificar e criar oportunidades para defender a educação musical em fóruns internacionais em todo o mundo, enfatizando a importância de incluir a música na educação e na vida de cada jovem. Além do professor Marco, o Comitê para o biênio 2020-2022 é formado por importantes personalidades mundiais da educação musical, como Peter Webster (EUA), Sandra Oberoi (Índia), Adam Switala (Islândia), Valerie Peters (Canadá), Ramona Tahir (Malásia), Cecil Adderley (EUA) e Lauren Kapalka Richerme (EUA).
A Diretoria do Campus de Sobral coloca em prática uma das ações que integram o plano de inclusão digital da Universidade Federal do Ceará: a disponibilização de laboratório de informática para os estudantes com dificuldades de acesso à internet. Essa ação, que já encontra-se em vigor nos outros campi da UFC, teve de aguardar o município de Sobral chegar na fase 4 da retomada das atividades econômicas para sua implementação.
Com a disponibilização do laboratório de informática, os estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, terão a oportunidade de se integrarem às atividades remotas, poderão se conectar aos conteúdos e aulas virtuais, bem como, fazerem os trabalhos das disciplinas. Inicialmente, será disponibilizado o laboratório de informática do Bloco I (mucambinho) e à medida que crescer a demanda serão liberados os demais laboratórios do Campus.
O espaço estará à disposição a partir do dia 21 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. O acesso ao laboratório seguirá as recomendações sanitárias e, para evitar aglomerações, o uso do espaço ocorrerá mediante agendamento. O aluno deve preencher o formulário com a solicitação de reserva e aguardar o e-mail de confirmação.
Lembramos que é obrigatório o uso de máscaras de proteção facial nos espaços institucionais da UFC.
As dúvidas sobre o agendamento poderão ser encaminhadas para dti@sobral.ufc.br.
Na próxima quinta-feira (17/09), acontecerá a distribuição dos Chips de Internet Móvel para estudantes do Campus da UFC em Sobral que não compareceram nos dias anteriores de entrega (deferidos nos Editais nº 08/2020/PRAE/UFC e nº 09/2020/PRAE/UFC).
A medida faz parte da ação de Inclusão Digital, direcionada a alunos com vulnerabilidade socioeconômica, cujo objetivo é garantir o acesso contínuo dos discentes aos conteúdos acadêmicos que serão disponibilizados remotamente, visando à conclusão do semestre letivo 2020.1.
No Campus Sobral, a entrega dos chips ocorrerá no bloco do curso de Odontologia (Rua Conselheiro José Júlio, s/n, CEP 62010-820, Centro, Sobral, Ceará). Na ocasião, os alunos deverão levar um documento com foto e uma caneta própria. O uso de máscara é obrigatório.
Todos os cuidados estão sendo tomados para que a distribuição ocorra com segurança para estudantes e servidores. Haverá marcações no local para garantir o distanciamento necessário. Além disso, os servidores vão utilizar álcool em gel e face shields (protetores faciais que preservam o rosto inteiro).
Entrega Presencial (última chamada)
Dia 17/09, 8h às 12h e 13h às 16h, no Bloco do Curso de Odontologia, Mucambinho.
Para mais informações, envie e-mail para case@sobral.ufc.br.