Aprovados em seleções de inclusão digital podem fazer migração de plano de dados até dia 27

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) convoca os estudantes aprovados nos processos seletivos de Inclusão Digital de Dados Móveis (Edital nº 08/2020Edital nº 09/2020 e Edital nº 12/2020) a realizarem cadastro no formulário de adesão ao Alunos Conectados ‒ RNPA migração ao novo plano é obrigatória e teve prazo prorrogado até 27 de setembro.

Custeado pelo Ministério da Educação (MEC) e gerido pela Rede Nacional de Pesquisas (RNP), o novo plano oferecerá aos estudantes uma cobertura maior através de duas operadoras: Oi e Vivo. Assim, a operadora será definida pela RNP de acordo com a localidade informada pelo aluno no formulário, por meio do município e CEP, contemplando aquela operadora que tiver maior cobertura na região. Os chips atuais que estão sendo utilizados pelos alunos são apenas de uma única operadora, a TIM.

Outras vantagens do Alunos Conectados ‒ RNP são o aumento da capacidade de dados, que passa de 20 para 40 GB, e o prazo do contrato, previsto por mais seis meses, havendo ainda a possibilidade de novas prorrogações pelo MEC.

Após o fornecimento dos dados no formulário, o aluno terá o plano migrado para a nova plataforma, porém os chips que já estão sendo utilizados continuarão com suas funcionalidades até a chegada dos novos. As datas das entregas dos novos chips do plano Alunos Conectados ‒ RNP serão divulgadas posteriormente por e-mail e pelos canais da PRAE. Após a conclusão das entregas, será realizada a suspensão dos serviços prestados pela TIM e os chips atuais serão cancelados.

Fonte: Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) da UFC ‒ e-mail: prae@ufc.br

Última chamada para recebimento de Chip de Internet

Na próxima quinta-feira (17/09), acontecerá a distribuição dos Chips de Internet Móvel para estudantes do Campus da UFC em Sobral que não compareceram nos dias anteriores de entrega (deferidos nos Editais nº 08/2020/PRAE/UFC e nº 09/2020/PRAE/UFC).

A medida faz parte da ação de Inclusão Digital, direcionada a alunos com vulnerabilidade socioeconômica, cujo objetivo é garantir o acesso contínuo dos discentes aos conteúdos acadêmicos que serão disponibilizados remotamente, visando à conclusão do semestre letivo 2020.1.

No Campus Sobral, a entrega dos chips ocorrerá no bloco do curso de Odontologia (Rua Conselheiro José Júlio, s/n, CEP 62010-820, Centro, Sobral, Ceará). Na ocasião, os alunos deverão levar um documento com foto e uma caneta própria. O uso de máscara é obrigatório.

Todos os cuidados estão sendo tomados para que a distribuição ocorra com segurança para estudantes e servidores. Haverá marcações no local para garantir o distanciamento necessário. Além disso, os servidores vão utilizar álcool em gel e face shields (protetores faciais que preservam o rosto inteiro).

Entrega Presencial (última chamada)
Dia 17/09, 8h às 12h e 13h às 16h, no Bloco do Curso de Odontologia, Mucambinho.

Para mais informações, envie e-mail para case@sobral.ufc.br.

Ação de Inclusão Digital acontece no Campus

A Assistência Estudantil do Campus Sobral realizou nos dias 23 de julho e 13 de agosto a entrega dos chips de internet móvel para estudantes universitários como medida que faz parte da ação de Inclusão Digital ‒ direcionada a alunos com vulnerabilidade socioeconômica ‒ cujo objetivo é garantir o acesso contínuo dos discentes aos conteúdos acadêmicos que serão disponibilizados remotamente (devido à pandemia de covid-19). No Campus, 97 discentes foram contemplados, entre eles cinco pós-graduandos.

Os protocolos sanitários foram obedecidos, assim como as normas de distanciamento para garantir segurança aos estudantes e servidores envolvidos na ação.

Os alunos que estavam impossibilitados de deslocamento e responderam ao formulário com antecedência receberão o chip pelos Correios e o código de rastreamento para acompanhamento da entrega.

Em breve, será realizada uma pesquisa de satisfação com os alunos contemplados sobre a avaliação dos serviços de telefonia móvel contratados pela UFC.

ORIENTAÇÕES SOBRE USO ‒ A Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA) e a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) elaboraram um documento com orientações técnicas e pedagógicas sobre o uso e a capacidade dos chips de Internet móvel.

O objetivo é orientar os estudantes sobre como utilizar os chips a fim de acompanhar, de maneira satisfatória, todas as atividades a serem ministradas de forma remota, evitando que o plano de dados de 20 GB se esgote antes da renovação automática mensal. Quanto aos docentes, as indicações buscam alertá-los para que levem em conta a capacidade dos chips no momento de planejar as aulas e demais conteúdos acadêmicos.

Como medida de inclusão digital, também está em andamento o Edital nº 11/2020/PRAEAuxílio Inclusão Digital destinado à aquisição de computador ou tablet que contribua para a realização das atividades acadêmicas remotas.

Fonte: Assistência Estudantil do Campus Sobral da UFC ‒ e-mail: case@sobral.ufc.br

Segundo lote de Chips de Internet serão entregues no campus

Na próxima quinta-feira (13/08), acontecerá a distribuição do segundo lote de chips de Internet móvel para estudantes do Campus da UFC em Sobral. A medida faz parte da ação de Inclusão Digital, direcionada a alunos com vulnerabilidade socioeconômica, cujo objetivo é garantir o acesso contínuo dos discentes aos conteúdos acadêmicos que serão disponibilizados remotamente, visando à conclusão do semestre letivo 2020.1.

No Campus Sobral, a entrega dos chips ocorrerá no bloco do curso de Odontologia (Rua Conselheiro José Júlio, s/n, CEP 62010-820, Centro, Sobral, Ceará). Na ocasião, os alunos deverão levar um documento com foto e uma caneta própria. O uso de máscara é obrigatório.

Todos os cuidados estão sendo tomados para que a distribuição ocorra com segurança para estudantes e servidores. Haverá marcações no local para garantir o distanciamento necessário. Além disso, os servidores vão utilizar álcool em gel e face shields (protetores faciais que preservam o rosto inteiro).

Os alunos que responderam aos Formulários, enviado no dia 6 desse mês, informando que não poderiam se deslocar até a sede do Campus devido a ausência de transporte intermunicipal, receberão o chip pelos Correios.  

Entrega Presencial
Dia 13/08, 8h às 15h, no Bloco do curso de Odontologia, Mucambinho.

Para mais informações, envie e-mail para case@sobral.ufc.br.

Resultado Final da Ação de Inclusão Digital II

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Ceará, no uso de suas atribuições administrativas, divulga a análise dos recursos e o resultado final da ação de Inclusão Digital da UFC.

Recursos – São duas as situações dos recursos analisados: deferidos e indeferidos.

– Deferidos: recursos aceitos pela equipe técnica;

– Indeferidos: recursos não aceitos pela equipe técnica.

Resultado Final – Após a análise dos recursos, serão duas as situações dos candidatos: deferidos e indeferidos.

– Deferidos: candidatos que atenderem aos critérios do Edital nº 09/2020/PRAE/UFC e forem classificados dentro das vagas disponíveis;

– Indeferidos: candidatos que incorrerem em uma das hipóteses do art. 13 do mesmo edital.

Distribuição dos Chips – Mais informações sobre a distribuição dos chips serão divulgadas neste site. Pedimos que os deferidos aguardem futuras orientações.

Confira abaixo a análise dos recursos e o resultado final por situação do candidato:

Campus Sobral

Graduação

Candidatos Deferidos e Indeferidos (Final) (PDF 62 KB)

Pós-graduação

Fonte: PRAE