Bolsistas do BIA participam da Jornada de Iniciação Acadêmica (JOIA)

A Equipe de Assistência Estudantil do campus Sobral realizou, hoje, a Jornada de Iniciação Acadêmica (JOIA), destinada aos estudantes selecionados para integrar-se ao Programa Bolsa de Iniciação Acadêmica (BIA). Na oportunidade, o Programa e suas respectivas regras e condicionalidades para atuação em projetos vinculados às unidades acadêmicas e administrativas no Campus da UFC em Sobral foram apresentados, assim como os alunos receberam orientação acerca da adaptação à dinâmica da Universidade e ao desenvolvimento acadêmico.

O Programa Bolsa de Iniciação Acadêmica compõe o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), sendo executado na Universidade Federal do Ceará pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), cujo objetivo é atender aos estudantes dos cursos presenciais de graduação, prioritariamente os de semestres iniciais, que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica comprovada, a fim de proporcionar condições financeiras para sua permanência e desempenho acadêmico satisfatório, a partir da vinculação aos projetos das unidades acadêmicas e administrativas da UFC.

Sabendo disso, a Jornada de Iniciação Acadêmica representa uma demanda dos alunos, pois é uma forma de acolhimento e orientação antes do início das atividades dentro dos projetos acadêmicos, na qual o estudante é preparado para aprender e contribuir nos diversos espaços universitários, potencializando, assim, a sua experiência de ensino, pesquisa e extensão na academia.

Aprendizado, união, empatia, oportunidade, diversidade, direitos, diálogo, interdisciplinaridade, respeito e responsabilidade foram algumas das diversas palavras representativas expostas pelos estudantes sobre as expectativas acerca dos projetos.

Painel da dinâmica de grupo

Demais informações, procurar à Coordenadoria de Assistência Estudantil de Sobral, de 2ª a 6ª, 8h às 12h e 14h às 17h. E-mail: case@sobral.ufc.br e Fone: (88) 3695-4638.