UFC retoma cerimônias de distinção acadêmica; concludentes 2023.2 podem fazer solicitação até 9/2

Após as colações de grau e os Encontros Universitários, mais eventos na Universidade Federal do Ceará (UFC) retomam o formato presencial: as entregas de distinções acadêmicas, que ocorrerão em cerimônias no mês de maio. O prazo para requerimento de distinção por concludentes do semestre 2023.2 se encerra no dia 9 de fevereiro.

As distinções acadêmicas (Cum LaudeMagna Cum Laude e Summa Cum Laude) são certificados que têm como função valorizar e reconhecer estudantes que se formaram com elevado desempenho acadêmico.

As cerimônias presenciais de entrega de distinções acadêmicas foram realizadas pela última vez em abril de 2019 e suspensas em 2020 por causa da pandemia de covid-19. Nos últimos anos os certificados continuaram sendo conferidos, mas entregues individualmente na Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD).

REQUERIMENTO  O prazo para requerimento de distinção acadêmica por concludentes do semestre letivo 2023.2 se encerra no dia 9 de fevereiro, conforme estabelecido no Calendário Universitário. A solicitação deve ser feita à coordenação de curso. É necessário entregar o Formulário para Requerimento e as devidas comprovações dos pré-requisitos exigidos.

PRÉ-REQUISITOS – As distinções acadêmicas são atribuídas pela UFC a estudantes que se graduam com elevado desempenho acadêmico, considerando os parâmetros gerais informados na Resolução nº 45/2018, do Conselho Universitário (CONSUNI), e nas Portarias nº 41/2018 e nº 59/2019, da PROGRAD:

• Índice de Rendimento Acadêmico Individual (IRA) igual ou superior a 8.500;
  • Conclusão de curso no período de tempo padrão previsto pelo Projeto Pedagógico registrado na PROGRAD;
  • Não possuir reprovações nem trancamentos em componentes curriculares;
    Não ter sofrido qualquer sanção disciplinar;
  • Não ter mais de 20% da carga horária prevista para o seu curso obtida por meio de aproveitamentos internos ou externos.

Critérios adicionais de hierarquização poderão ser determinados por cada coordenação de curso. O número de estudantes anualmente fica limitado a dez por curso, podendo ser no máximo dois para Summa Cum Laude, quatro para Magna Cum Laude e dez para Cum Laude.

DIVULGAÇÃO – A apreciação dos requerimentos ficará a cargo de uma comissão constituída de três docentes, designada pela coordenação do curso. Cada coordenação tem até o dia 27 de março para remeter à PROGRAD o processo eletrônico contendo a lista com as indicações dos semestres 2023.1 e 2023.2. A divulgação da lista de estudantes que receberão distinções acadêmicas será feita no site da PROGRAD no dia 23 de abril.

CERIMÔNIAS – Confira as datas definidas no Calendário Universitário para as cerimônias presenciais de entrega das distinções acadêmicas:

• 8 de maio – Solenidade especial de outorga de distinção acadêmica Summa Cum Laude pelo reitor da UFC, Prof. Custódio Almeida, no Auditório da Reitoria (horário a definir);
  • 9 de maio – Solenidade especial de outorga de distinção acadêmica Magna Cum Laude pelo pró-reitor de Graduação da UFC, Prof. Davi Romero de Vasconcelos, no Auditório da PROGRAD (horário a definir);
  • 10 de maio – Solenidade especial de outorga de distinção acadêmica Cum Laude por diretores e diretoras das Unidades Acadêmicas (local e horário a critério de cada direção).

Fonte: Gabinete da Pró-Reitoria de Graduação – fone: (85) 3366 9498 / e-mail: gabinete@prograd.ufc.br

Link da Publicação: https://prograd.ufc.br/pt/ufc-retoma-cerimonias-de-distincao-academica-concludentes-2023-2-podem-fazer-solicitacao-ate-9-2/