Estudantes da UFC conquistam terceiro lugar na Huawei ICT Competition Brazil

A equipe de estudantes da Universidade Federal do Ceará conquistou o terceiro lugar na etapa final nacional da Huawei ICT Competition Brazil, na trilha Computação em Nuvem (Cloud Computing). A cerimônia de premiação aconteceu nesta quarta-feira (10), em São Paulo, e pode ser conferida no canal da Huawei no YouTube.

Da esquerda para a direita: Chen Jen, da Huawei; estudantes Erick silva; Raissa Ellen e David Nascimento; Profª Rossana Andrade, Prof. André Meireles e Prof. Marciel Barros (Foto: Divulgação)

O time da UFC é formado pelos alunos David Nascimento, do Curso de Ciência da Computação do Campus de Crateús; Erick Silva, do Curso de Engenharia da Computação do Campus de Quixadá; e Raíssa Ellen de Sousa, do Curso de Engenharia de Computação do Campus de Sobral, sob orientação do Prof. Marciel Barros, do Campus de Crateús. A comitiva da UFC na final contou também com os professores André Meireles, do Campus de Crateús, e Rossana Andrade, do Departamento de Computação, em Fortaleza.

A competição é destinada a estudantes universitários de todo o mundo que fazem parte do Huawei ICT Academy, para estimular e impulsionar as carreiras no setor de tecnologia da informação e comunicação (TIC). No Brasil, participam estudantes de mais de 84 instituições de ensino que fazem parte do ICT Academy, programa global da Huawei que oferece cursos de certificação reconhecidos pelo mercado de trabalho. O intuito é fornecer aos alunos uma plataforma para estudar, trocar ideias, aprimorar conhecimentos em TIC e estimular o pensamento criativo dos participantes em novas tecnologias e plataformas.

Da etapa nacional participaram alunos das principais universidades das regiões Norte, Nordeste e Sudeste, competindo nas categorias Nuvem (Cloud Computing) e Redes (Network). Durante a grande final da fase nacional da competição, 12 equipes finalistas foram avaliadas em provas escrita e prática, separadas por categorias.

PARCERIA – A UFC e a Huawei mantêm parceria desde 2020 no programa de treinamento ICT Academy, desenvolvido em áreas como Inteligência Artificial, 5G e Computação em Nuvem. Também são executados projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) que envolvem o Grupo de Redes de Computadores, Engenharia de Software e Sistemas (GREAT), de Fortaleza; o Núcleo de Sistemas de Computação (NUCLIC), de Sobral; e o Laboratório de Engenharia de Software e Sistemas (ENGINELAB), de Crateús.

Fonte: Prof. Wendley Silva, gestor da Huawei ICT Academy na UFC – e-mail: wendley@ufc.br

Link da Publicação Original: https://www.ufc.br/noticias/16327-estudantes-da-ufc-conquistam-terceiro-lugar-na-huawei-ict-competition-brazil