Livro de Lançamento: Finanças pessoais: controle ou desequilíbrio (Clique Aqui)
Maiores Informações: economia@sobral.ufc.br e financas@sobral.ufc.br
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🎓 Programação:
Endereço: Rua Coronel Estanislau Frota, 563- Bloco I – Mucambinho
A Vice-Reitora no exercício da Reitoria da Universidade Federal do Ceará, no uso de suas obrigações legais e estatutárias, tendo em vista o disposto no Decreto nº 7.485 de 18/05/2011, publicado no DOU de 19/05/2011, e na Portaria Interministerial nº 316 de 09/10/2017, publicada no DOU de 19/10/2017, do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão e do Ministério da Educação, considerando ainda, o que consta do Decreto nº 9.739 de 28/03/2019, publicado no DOU de 29/03/2019 e da Resolução nº 05/CEPE de 24/07/2019, alterada pela Resolução nº 15/CEPE de 24/05/2021, torna público, para conhecimento dos interessados, que se acham abertas as inscrições para Concurso Público para o cargo de Professor da Carreira do Magistério Superior, Classe A, regido pela Lei nº 8.112/90, combinada com a Lei nº 12.772/2012, para os campi, setores de estudo e vagas a seguir indicados:
Edital 163/2023 (PDF 576 KB) – Concurso Público para Professor do Magistério Superior.
Programas relacionados:
Fichas de Avaliação:
Normas para elaboração do projeto de pesquisa:
Tabelas de Títulos:
Comunicado sobre a aplicação de cotas em concursos públicos e seleções da UFC:
A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) da Universidade Federal do Ceará (UFC) esclarece que a legislação que rege concursos públicos e processos seletivos garante que 20% das vagas dos editais para docentes efetivos e professores substitutos da UFC devem ser destinadas para candidatos negros e 5% para candidatos deficientes. A mesma legislação ainda menciona que:
“Na hipótese de não haver número de candidatos negros aprovados suficiente para ocupar as vagas reservadas, as vagas remanescentes serão revertidas para a ampla concorrência e serão preenchidas pelos demais candidatos aprovados, observada a ordem de classificação”. (Lei nº 12.990/2014, art. 3º, §3º)
” As vagas reservadas às pessoas com deficiência nos termos do disposto neste artigo poderão ser ocupadas por candidatos sem deficiência na hipótese de não haver inscrição ou aprovação de candidatos com deficiência no concurso público ou no processo seletivo de que trata a Lei nº 8.745, de 1993″. (Lei nº 9.508/2018, art. 1º, §5º)
Desse modo, no que diz respeito aos editais em andamento com vagas reservadas para negros e deficientes, os candidatos de ampla concorrência podem se inscrever para setores de estudo cujas vagas estão reservadas para candidatos negros ou deficientes.
A PROGEP recomenda a leitura das legislações aplicáveis e mencionadas em cada edital pelos candidatos e pelos Departamentos/Unidades organizadoras para que os mesmos possam saber mais sobre as legislações e regras aplicáveis ao certame ou processo seletivo.
Mais informações: Divisão de Concursos e Provimento (DICON) – e-mail: dicon.progep@ufc.br.
O evento contará com palestras, cursos, oficinas e muito mais!
As inscrições serão realizadas pelo link: https://forms.gle/rAVDwFh29GUEDmjHA, fique ligado que as vagas são limitadas.
O evento será gratuito e haverá emissão de certificados.
Programação:
Painel de abertura – Cenário Econômico: Prospecções e Possibilidades para novos negócios.
Participação:
Moderação: Profa. Débora Gaspar e Profa. Márcia Rodrigues
Dia 04/09 – Segunda
● 13h Credenciamento e entrega de crachás; (Laboratório de Simulações Numéricas). capacidade para 45 alunos
● 13h30 – 15h30: Roda de conversa – (Des) Construindo o mercado de trabalho – (Laboratório de Simulações Numéricas)
16h – 18h: Minicurso Explorando a Ciência de Dados em Python: Impulsionando a Economia e as Finanças (Laboratório de Simulações Numéricas)
● 19h00 – Abertura
● 19h00-21h00: Palestra de abertura – Cenário Econômico: Prospecções e Possibilidades para novos negócios –
(Editado) Local: Auditório da Medicina (Bairro Jocely Dantas).
Dia 05/09 – Terça
● 13h30 – 15h30: Minicurso de Calculadora Financeira HP12C – Laboratório de Simulações Numéricas
● 16h – 18h: Minicurso – Direito e Penal econômico: O papel do Economista nos crimes de Lavagem de Capital – Laboratório de Simulações Numéricas –
● 19h00 – 21h00: Palestra – Financeirização do Capital e os Impactos no mundo do trabalho – Sala 02 – Bloco I
Dia 06/09 – Quarta
● 13h30 – 15h30: Minicurso – Direito tributário e empresarial: Arcabouço fiscal, reforma tributária e Inovações nas leis tributárias – Laboratório de Programação Computacional
● 14h30 – 16h30: Minicurso – Escrita Acadêmica; Laboratório de Programação Computacional – Sala de Reuniões do Bloco I
● 16h – 18h: Minicurso – Explorando a Ciência de Dados em Python: Impulsionando a Economia e as Finanças – Laboratório de Simulações Numéricas – Sala 10 – Bloco I
● 19h00 – 21h00: Palestra – A Psicologia Organizacional no Mercado de Trabalho: Maximizando o Potencial Humano para o Sucesso Empresarial – Sala 02 – Bloco I.
Maiores informações no instagram: @daecof
Fonte: pesquisadoramarciarodrigues@gmail.com
A professora Drª. Alesandra Benevides dos cursos de Ciências Econômicas e Finanças esteve presente nos dias 29 e 30 de junho no XXXI Meeting of the Economics of Education Association, Universidad de Santiago de Compostela, apresentando o artigo intitulado “ Does extending time school reduces juvenile pregnancy rate? A longitudinal analysis to Ceará state (Brazil)” de sua autoria com os demais pesquisadores, Alan Sousa, Daniel Thomaz de Sousa e Zilania Mariano. De acordo com a profª. Alesandra, um dos principais achados da pesquisa que elevou a discussão no evento foi a implementação de políticas públicas na educação brasileira com a implantação das escolas em tempo integral reduziu em 3, 5 % a taxa de gravidez precoce entre adolescentes de 15 a 19 anos nos municípios cearenses. Para conhecer os resultados na integra acesse: https://gestor.economicsofeducation.com/program.
Fonte: pesquisadoramarciarodrigues@gmail.com
O Grupo de Estudos e Pesquisa em Economia da Saúde (GEPES) convida toda a comunidade científica para a palestra de encerramento do semestre “Economia, Saúde e Mercado de Trabalho” a ser realizada hoje às 19hs na modalidade online com a economista Irani Martins.
PALESTRA GEPES: Economia, Saúde e o Mercado de Trabalho
Segunda-feira, 4 de julho · 19hs.
Informações de participação do Google Meet
Link da videochamada: https://meet.google.com/qpp-fcoc-bkx
Fonte: Kilvia Mesquita
A próxima edição da Avaliação Institucional dos cursos presenciais de graduação da Universidade Federal do Ceará já tem data marcada: de 23 de junho a 6 de julho, os estudantes e professores deverão avaliar a qualidade de suas turmas no semestre 2022.1, para que a UFC tenha um diagnóstico do que está indo bem e do que precisa melhorar.
Embora seja feita através do SIGAA, a participação é anônima, ou seja, a Comissão Própria de Avaliação (CPA), responsável pelo processo, apenas recebe o conteúdo das respostas, sem a identificação do participante. Isso dá mais liberdade para que estudantes e professores possam se expressar.
Por meio da avaliação, é possível identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes, como aspectos físicos e infraestrutura dos cursos e da UFC, didática pedagógica do professor e relação entre alunos, disciplinas e docentes.
No SIGAA, basta preencher os formulários relacionados às disciplinas cursadas ou ministradas, composto por perguntas objetivas e espaço para sugestões e observações do participante.
POR QUE PARTICIPAR – Na última edição da Avaliação Institucional, relacionada ao semestre 2021.2, a participação foi de 77,89% entre os docentes e de apenas 26,29% entre os discentes. De acordo com o diretor da CPA, Prof. Gildemir Ferreira, houve redução na adesão dos alunos, o que implica a perda de informações importantes para que a UFC defina ações de melhoramento no ensino e infraestrutura.
Além disso, a baixa participação compromete os resultados da Universidade perante o Ministério da Educação (MEC), pois a avaliação é uma atividade obrigatória legal da Instituição, que norteia repasse de recursos. Por isso, a CPA ressalta a importância da adesão de todos os estudantes.
A partir dos relatórios de avaliação, a CPA tem recebido análises de departamentos da UFC e tentado organizar as informações a fim de delinear planos de ação para os diversos cursos da Universidade. O objetivo é trabalhar uma melhor alocação de docentes e discentes, além de poder identificar, com os relatos textuais dos alunos e professores, eventuais situações inadequadas para o ensino-aprendizagem, servindo para ações de capacitação e organização dos cursos.
Uma série de reuniões com as Comissões Setoriais de Avaliação das unidades acadêmicas tem sido promovida pela CPA com o objetivo de colher impressões e sugestões. Já houve reuniões com comissões setoriais como as da FEAAC, do Centro de Ciências e dos campi de Russas e de Sobral.
Fonte: Comissão Própria de Avaliação – e-mail: cpainstitucional@ufc.br
Link da Publicação Original: https://www.ufc.br/noticias/16986-avaliacao-institucional-do-semestre-2022-1-comeca-no-dia-23-de-junho-objetivo-e-fazer-diagnostico-dos-cursos-de-graduacao
Fonte: fernandannbnunes@gmail.com
É com satisfação e grande honra que convidamos a comunidade acadêmica da UFC em Sobral para o lançamento do livro intitulado – DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E COMBATE À POBREZA NO BRASIL: POSSIBILIDADES E DIFICULDADES – de autoria da aluna do curso de Ciências Econômicas, Edna Maria do Nascimento Tavares, e das professoras, Lilian Lopes Ribeiro e Maria Salvelina Marques Lourenço.
Datas-horas-links
20/05/2022 (sexta-feira) – às 18h30 – Link: https://meet.google.com/mtn-xicx-ypa
23/05/2022 (segunda-feira) – às 18h30 – Link: https://meet.google.com/obh-gbzj-fvw
10/06/2022 – (sexta-feira) – às 19 horas – Sala 5 do Mucambinho (presencial).
Link de acesso ao livro virtual (PDF):
https://drive.google.com/file/d/1QUR_jYqvrzjo5R0RQMfRBDyErK4tLIxJ/view?usp=s
Fonte: salvelinalourenco@gmail.com
A Universidade Federal do Ceará publicou os documentos orientadores para o retorno das atividades acadêmicas presenciais do semestre 2022.1, que se inicia no dia 16 de março, conforme a Portaria nº 61/2022. Os documentos trazem as diretrizes gerais de conduta e vigilância no contexto da pandemia de covid-19 e, ainda, as orientações pedagógicas para estudantes e professores dos campi da UFC na Capital e no interior do Estado.
O conteúdo foi elaborado pelas Pró-Reitorias de Graduação (PROGRAD) e de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), junto com o Comitê de Crise para o Enfrentamento da Pandemia da Covid-19 e a Reitoria da UFC.
De acordo com os documentos, será exigido, para a frequência às aulas presenciais, que estudantes e professores tenham tomado, pelo menos, duas doses ou a dose única da vacina contra a covid-19. Caso não tenham se vacinado, precisarão assinar uma autodeclaração, devendo permanecer em atividades remotas até o dia 15 de abril ou até que seja estabelecido, pela administração superior, um novo regramento.
Nos documentos orientadores, estão descritos, ainda, os procedimentos a serem adotados por estudantes e professores que pertencem ao grupo de risco para a covid-19. Além disso, há detalhes sobre o que fazer caso o aluno ou docente apresente sintomas compatíveis com os de síndrome respiratória ao longo do semestre, além de outras recomendações.
A Profª Ana Paula de Medeiros, pró-reitora de Graduação da UFC, e o Prof. Rodrigo Porto, pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, falam sobre os documentos orientadores do retorno presencial.
O reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, ressalta que a Universidade tem trabalhado intensamente para garantir as condições para um retorno seguro. “Esse retorno trará inúmeros benefícios. A possibilidade de voltar a interagir presencialmente trará mais isonomia e minimizará a desigualdade de acesso às tecnologias. A aprendizagem será reforçada com o contato direto entre alunos e docentes. E o mais importante: nossos campi voltarão a se encher de vida”, afirma o gestor.
MÁSCARAS E OUTROS CUIDADOS – Em paralelo às medidas pedagógicas, a Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC Infra) atualizou o Plano de Retomada das Atividades Presenciais da UFC, que está em sua sexta versão. De acordo com o documento, seguindo as normas do Governo do Estado do Ceará, é obrigatório o uso de máscaras nas dependências da Instituição, exceto por pessoas que tenham dificuldade para usá-las devido a alguma enfermidade, atestada por um médico.
O plano também estabelece um manual para o uso dos espaços físicos da Universidade, com sugestões relacionadas a ventilação, circulação de pessoas, ocupação de salas de aula e uso de elevadores, escadas, banheiros, dentre outros ambientes.
A UFC Infra ressalta que cada unidade acadêmica deverá definir a ocupação de suas áreas, com base nas sugestões do Plano de Retomada e de acordo com a realidade de oferta e demanda de disciplinas e da capacidade física de seus espaços. “A UFC Infra estará disponível para orientar e ajudar os setores a tomar suas decisões”, afirmou o diretor da superintendência, Eduardo Palheta.
ATENDIMENTO – A UFC está com canais abertos para dirimir dúvidas e orientar coordenadores de curso, diretores de unidades e chefes de departamento em relação aos procedimentos de retorno presencial. Confira:
Graduação: Divisão de Orientação e Acompanhamento de Programas Acadêmicos da PROGRAD – doapa@prograd.ufc.br.
Pós-Graduação: prposufc@ufc.br.
Estudantes: dúvidas devem ser dirimidas com as coordenações de curso.
Fontes: Pró-Reitoria de Graduação – e-mail: gabinete@prograd.ufc.br / Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – e-mail: prposufc@ufc.br / Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental – e-mail: superintendencia@ufcinfra.ufc.br
Link da Publicação Original: https://www.ufc.br/noticias/16679-retorno-presencial-ufc-publica-documentos-orientadores-para-o-semestre-2022-1