PAAP oferta programação de oficinas para estudantes de graduação; inscrições até domingo (5)

O Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP) da Universidade Federal do Ceará, em parceria com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) da UFC, divulga a programação de oficinas do semestre 2023.1. As inscrições podem ser feitas até o próximo domingo (5). As oficinas, voltadas a estudantes de graduação, ocorrem de 7 a 9 de março.

De acordo com os responsáveis, a ação centra-se na inovação da discência para sala de aula, oportunizando reflexões de forma compartilhada com os estudantes por meio de estudos específicos, visando ao protagonismo na formação acadêmica.

Veja abaixo as informações sobre oficinas que serão ofertadas:

Ferramentas Google (on-line) – 7/3, das 9h às 11h
Resumo: como utilizar, na prática, as principais ferramentas oferecidas pela plataforma Google para auxiliar nos trabalhos individuais e colaborativos.

Cultura Maker: possibilidades para o ensino de matemática (presencial) – 7/3, das 14h às 16h, no Condomínio de Empreendedorismo e Inovação (CEI), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra
Resumo: como criar figuras simétricas com animais em movimento, visando a compreensão da simetria de reflexão e identificar e criar figuras simétricas, além de desenvolver a habilidade na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), entre outros aspectos.

Descomplicando o Currículo Lattes: O que é? Para que serve? Como fazer? (on-line) – 8/3, das 9h às 11h
Resumo: Essa oficina espera que os discentes criem o currículo Lattes, efetivem o cadastro na plataforma e conscientizem-se da necessidade da sua constante atualização à medida que forem participando efetivamente da vida acadêmica.

Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) (on-line) – 8/3, das 14h às 16h
Resumo: O SIGAA é o ambiente acadêmico disponível para toda comunidade da UFC, visando a comunicação e a relação professoraluno, maximizando os processos de ensino e de aprendizagem. A oficina mostrará o SIGAA como espaço para acompanhar as disciplinas, matrículas, frequência, evasão, além de elucidar o quanto a ferramenta é essencial ao controle dos processos administrativos e da gestão acadêmica.

Resumo Científico (on-line) – 9/3, das 9h às 11h
Resumo: compreender a estrutura e aprender a produzir um resumo científico com todos os elementos científicos que o compõe. Visando o desenvolvendo de habilidades para a elaboração deste elemento pré-textual importante, para que possam participar de eventos acadêmicos que exijam noções básicas de escrita de textos acadêmicos.

Inovação e inclusão com sólidos RA (presencial) – 9/3, das 14h às 16h, no Condomínio de Empreendedorismo e Inovação (CEI)
Resumo: Serão trabalhados conteúdos básicos que considerem de forma transdisciplinar a ideia do que é a Realidade Aumentada (RA), visando conhecer, nomear e compreender as propriedades dos poliedros de Platão de forma criativa e dinâmica.

As inscrições devem der feitas por meio de formulário eletrônico.

Fonte: Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP) da UFC – e-mail: paap@eideia.ufc.br

Link para publicação original: https://www.ufc.br/noticias/17625-paap-oferta-programacao-de-oficinas-para-estudantes-de-graduacao-inscricoes-ate-domingo-5