Ajuste de matrícula para veteranos estará aberto, pelo SIGAA, de sexta (10) a segunda-feira (13)

O ajuste de matrícula de 2021.1 para estudantes veteranos de cursos de graduação presencial da Universidade Federal do Ceará estará aberto de sexta (10) a segunda-feira (13), por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

Esse período tem como objetivo permitir que o aluno solicite inclusões e exclusões de matrícula em componentes curriculares por eventuais necessidades de adaptação (por exemplo, quando o estudante teve matrícula indeferida e deseja buscar outras turmas da mesma disciplina para tentar uma nova vaga).

A oferta de vagas é reduzida, uma vez que a maioria delas já foi ocupada na matrícula curricular, realizada de 1º a 3 de fevereiro (o resultado do processamento será na quinta-feira, dia 9). Assim como ocorre na matrícula curricular, no ajuste é necessário aguardar o processamento das solicitações de matrícula pelo SIGAA.

Eventuais dúvidas sobre a oferta das disciplinas devem ser esclarecidas com as coordenações de curso.

MATRÍCULA INSTITUCIONAL – Para os alunos que pretendem manter o vínculo de discente ativo com a Universidade, mas sem estar matriculados em componentes curriculares, existe a matrícula institucional, que também poderá ser feita durante o período de ajuste.

A matrícula institucional deve ser solicitada pelo próprio aluno pelo SIGAA e não passa por análise da coordenação do curso. No entanto, deve-se estar atento ao limite permitido de matrículas institucionais e trancamentos totais, que, somados, não podem ultrapassar quatro semestres letivos, consecutivos ou não, conforme o Regimento Geral da UFC.

DATAS – As datas referentes às etapas de matrícula podem ser consultadas a qualquer momento no Calendário Universitário.

SISU – A Pró-Reitoria de Graduação ressalta que essas datas são exclusivas para alunos veteranos, não tendo qualquer relação com a matrícula dos estudantes novatos que venham a ser aprovados na próxima edição do Sistema de Seleção Unificada (SISU). As informações específicas para ingressantes pelo SISU 2023 serão atualizadas no site do SISU na UFC.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação – fone: (85) 3366 9036 / e-mail: copic@prograd.ufc.br

Link da publicação original: https://prograd.ufc.br/pt/ajuste-de-matricula-para-veteranos-estara-aberto-pelo-sigaa-de-sexta-10-a-segunda-feira-13/