Publicado edital do ENADE 2022; na UFC, 16 cursos participarão do exame, que será aplicado dia 27 de novembro

Foi publicado, no Diário Oficial da União (DOU) da última segunda-feira (27), o Edital nº 51/2022, referente ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) 2022. As provas do exame serão aplicadas no dia 27 de novembro, em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Na Universidade Federal do Ceará, 16 cursos participarão do exame.

O ENADE 2022 avaliará os estudantes concluintes de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia vinculados ao ano III do ciclo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Os coordenadores de cursos deverão inscrever os estudantes no período de 6 de julho a 31 de agosto, no Sistema ENADE.

ENADE – Aplicado desde 2004, o ENADE integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, composto também pela avaliação de cursos de graduação e pela avaliação institucional. Eles formam um conjunto avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e das instituições de educação superior brasileiras.

O objetivo do exame é avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do curso de graduação, bem como as competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional.

Os resultados do ENADE, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior e subsidiam decisões de gestores educacionais, escolhas de estudantes, além de inúmeras políticas públicas de regulação, supervisão, financiamento e aperfeiçoamento da qualidade da educação superior. Saiba mais sobre o ENADE.

Mais informações sobre o exame na UFC podem ser consultadas no site do ENADE na UFC.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas da PROGRAD – e-mail: copav@prograd.ufc.br / fone: (85) 3366 9020

Link da Publicação Original: https://www.ufc.br/noticias/17057-publicado-edital-do-enade-2022-na-ufc-16-cursos-participarao-do-exame