Professora do Curso de Música da UFC Campus Sobral adquire o primeiro equipamento fNIRS da instituição

No dia 8 de dezembro de 2021 foi adquirido o primeiro equipamento fNIRS Pioneer da Universidade Federal do Ceará. O fNIRS (sigla do inglês para espectroscopia funcional de infravermelho próximo) é um sensor que avalia a reflexão de luz infravermelha no córtex cerebral como forma de observar a saturação de oxigênio no suprimento sanguíneo de uma determinada área do cérebro. Esta tecnologia  possibilita avaliar quais áreas cerebrais são mais requisitadas durante a realização de uma tarefa.

O fNIRS foi adquirido para ser empregado no projeto de pesquisa intitulado “O impacto da Carga Cognitiva de Trabalho na Performance Orquestral: o papel do cérebro” sob a coordenação da professora Adeline Stervinou do Curso de Música-Licenciatura da Universidade Federal do Ceará, Campus de Sobral. Tal projeto tem como objetivo observar e comparar a carga cognitiva de trabalho envolvida na atuação dos músicos de uma orquestra (instrumentistas e regentes). O fNIRS permitirá a observação de setores do cérebro apontando a quantidade de esforço mental demandada pelos participantes do estudo. A motivação desse tema é oriunda do trabalho da professora Adeline à frente da Orquestra Sinfônica da UFC em Sobral desde 2015.

A aquisição do fNIRS Pioneer foi realizada através do Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa, Estímulo à Interiorização e Inovação Tecnológica – BPI da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) edital no 02/2020.

Este projeto é realizado no Laboratório em Cognição e Música (LabCogMus) da UFC e conta, além da professora Adeline, com a participação de 5 bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica (FUNCAP) oriundos de 4 cursos diferentes (medicina, psicologia, música e engenharia da computação), de professores do Curso de Medicina da UFC em Sobral e de professores da Universidade de Campinas (SP), da Université de Toulouse (França) e da Université de Montréal (Canadá).

#ParaTodosVerem: Foto com a equipe envolvida (a partir da esquerda): professor Alex Grangeiro, Rafael Mendes, Lucas Chaves, Ana Cecília Carvalho, professora Adeline Stervinou, Rebeca Paiva, Carolina Rossi, Professora Eva Cristino, e Henrique Pinheiro testando o aparelho tocando tuba.

Fonte: Professora Adeline Stervinou