O trabalho intitulado “O impacto global de experiências adversas na infância no comportamento criminoso: um estudo intercontinental” é o resultado da parceria entre o Curso de Psicologia UFC Campus de Sobral e  Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida – ISPA Lisboa PT.

Publicada na revista Internacional Child Abuse & Neglect, a pesquisa trata-se de um estudo multicentro envolvendo cinco continentes, sob a coordenação geral do Dr. Miguel Basto Pereira (ISPA) e, no Brasil, sob a coordenação  da Dra. M. Suely A. Costa (UFC).

A pesquisa busca conhecer a relação entre as Experiências Adversas na Infância (ACE)  e resultados criminais entre culturas e incluindo dados de países localizados nos cinco continentes. A amostra brasileira constou com 423 jovens adultos da região norte do Ceará.

Dados bibliográficos do estudo: BASTO- PEREIRA, M. et al. The global impact of adverse childhood experiences on criminal behavior: A cross-continental study, Child Abuse & Neglect, V.124, ISSN:105459, Jan.2022.

Fonte: suelycosta@ufc.br