UFC ofertará 6.268 vagas em 110 cursos de graduação presencial no SISU 2021; inscrições serão de 6 a 9/04

A Universidade Federal do Ceará participará mais uma vez do Sistema de Seleção Unificada (SISU), em 2021. Serão ofertadas 6.268 vagas em 110 cursos de graduação presencial em seus campi de Fortaleza, Sobral, Quixadá, Russas e Crateús. O Termo de Adesão foi assinado na última terça-feira (23) e informa, além do total de vagas ofertadas pela Instituição, sua distribuição entre cursos, semestres e modalidades de concorrência.

O documento estabelece ainda que, com exceção do Curso de Letras-Libras, a UFC ofertará no SISU 1º/2021 todas as suas vagas de graduação presencial para 2021.1 e 2021.2. Em cursos que possuem entrada em ambos os semestres, a alocação dos aprovados será realizada por ordem de classificação dentro de cada uma das modalidades de concorrência, não sendo permitida ao candidato a escolha do semestre de ingresso.

COTAS – Do total de vagas, 50% são destinadas a estudantes que cursaram todo o ensino médio na rede pública, como determinado pela Lei nº 12.711/2012. Dentro desta condição, há vagas reservadas a candidatos cuja renda familiar bruta per capita mensal seja menor ou igual a 1,5 salário mínimo, autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPI) e também para pessoas com deficiência (PCD), desde que tenham cursado todo o ensino médio público.

Também podem concorrer a cotas candidatos que obtiveram certificação do ensino médio por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) ou exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino. Estudantes que tenham cursado qualquer parte do ensino médio em escola particular não têm direito a cota.

INSCRIÇÕES – De acordo com o cronograma divulgado pelo Ministério da Educação, as inscrições para o SISU 1º/2021 ocorrerão de 6 a 9 de abril, exclusivamente no site do SISU mantido pelo Ministério. Para participar, será exigido do candidato que ele tenha realizado o ENEM 2020, obtido nota superior a zero na prova de redação, e não tenha feito o exame na condição de treineiro. O resultado da chamada única da primeira edição de 2021 do processo seletivo do SISU será publicado no dia 13 de abril.

A partir deste ano, para se inscrever no site do SISU o candidato precisará ter cadastro no portal gov.br, sistema que permite acesso a vários serviços digitais do governo federal. Já é possível providenciar login e senha no site acesso.gov.br. No site, o candidato poderá consultar se já está cadastrado, bem como recuperar sua senha, caso a tenha esquecido.

Outras informações podem ser obtidas no site do SISU na UFC (www.sisu.ufc.br) ou pelo e-mail sisu@ufc.br.

Fonte: Coordenação do SISU na UFC – e-mail: sisu@ufc.br