Servidores lotados na Santa Casa de Misericórdia realizam atividades de atendimento presencial a internos(as) e médicos(as) residentes

A chegada do coronavírus no país alterou a rotina de milhões de trabalhadores brasileiros. Com os servidores públicos não foi diferente. Na Universidade Federal do Ceará (UFC), desde o dia 16 de março, conforme Provimento do Conselho Universitário (Consuni), as atividades acadêmicas presenciais da instituição foram suspensas até que se retorne à normalidade da rotina universitária. Até lá, foi estabelecida a possibilidade de adotar a modalidade de trabalho remoto, quando os servidores passam a executar suas funções (didáticas, administrativas e de gestão) através de meios eletrônicos e tecnologias institucionais, cumprindo, assim, as regras do isolamento social, prevenindo-se a propagação do novo coronavírus (SARS-Cov-2/COVID-19) na comunidade acadêmica.

Em Sobral, servidores do Campus da UFC também estão atentos à norma em vigor para o enfrentamento ao COVID-19 exarada pelo Consuni. Entretanto, o provimento, em seu artigo segundo — item “f” —, determina que as atividades do Internato Médico e Residência Médica devem ser mantidas. Assim, os servidores (docentes e técnico-administrativos), lotados nestas frentes de trabalho, continuaram a realizar, de forma presencial, as suas atividades administrativas de atendimento aos estudantes e de apoio às coordenações dos diferentes serviços do hospital que são campo de formação para estes estudantes/profissionais. Deste modo, na Coordenação Geral do Internato do Curso de Medicina de Sobral/UFC, e Coordenação da Residência Médica (COREME) que funcionan no Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE) da Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS), o fluxo de trabalho manteve-se contínuo.

Retrato de um atendimento interno
Atendimento a interno que teve colação de grau extemporânea

Nestes setores, sob a coordenação do Professor Dr. Paulo Roberto Lacerda Leal (Internato) e Prof. MS. Julio Cesar Chagas e Cavalcante (COREME), onde estão lotados os servidores efetivos da UFC, Vanderley Moreira e Renaud Ponte, e a auxiliar de serviços operacionais, Ana Ripardo, contratada junto à empresa Criart de serviços terceirizados, o trabalho vem sendo realizado em regime de oito diárias, de segunda à sexta-feira. Este grupo vem prestando apoio e atendimento presencial aos internos e médicos residentes que realiza estágio de formação prática nos hospitais conveniados e equipamentos de saúde do município.

Rotinas

O interno Gelton Fonteles assinou ata de colação de grau extemporânea na coordenação geral do internato na Santa Casa

Na Coordenação do Programa das Residências Médicas-UFC/Santa Casa (Coreme), que também funciona no DEPE, o assistente em administração da UFC, Renaud Aguiar, continua realizando as suas atividades de forma presencial. Juntamente com o Professor Msc. Júlio César Cavalcante (Coordenador da Coreme/UFC-SCMS), ele vem atendendo às demandas dos médicos vinculados aos nove programas de Residência Médica mantidos pela UFC em parceria com a Santa Casa de Misericórdia de Sobral, os quais realizam suas formações nas diversas áreas da especialidades médicas do hospital.

Todo esse conjunto de atividades, realizadas pelas duas coordenações médicas instaladas na Santa Casa de Misericórdia de Sobral, conta, ainda, com o apoio do Professor Dr. Vicente Pinto (Coordenador das Atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão nos Hospitais de Ensino da UFC em Sobral). Diariamente os servidores técnico-administrativos Vanderley Moreira, Renaud Aguiar e Ana Ripardo, juntamente com o professor Vicente Pinto vêm mantendo suas rotinas de trabalho na Santa Casa de Sobral. Também é importante ressaltar o empenho dos Professores Paulo Roberto Leal e Júlio César Cavalcante (Medicina/UFC-Sobral), que juntos com o Prof. Dr. Vicente Pinto (Medicina/UFC-Sobral) e a Administração Geral da Santa Casa: Dom Vasconcelos (Provedor), Klebson Carvalho (Diretor Geral) e Sávio Arcanjo (Diretor Técnico), buscam superar os desafios enfrentados pelos internos e médicos residentes diante o difícil cenário de enfrentamento ao coronavírus em Sobral.

Opinião

Prof. Dr. Vicente Pinto

Foto do Professor Doutor Vicente PintoA formação médica é missão que exige estrutura e pessoal qualificados, planejamento, compromisso social e responsabilidade institucional, condições geralmente mais árduas de se dispor quando vividas distante de grandes centros urbanos. Por isso, a formação médica desenvolvida pela UFC em Sobral, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia de Sobral, com a Prefeitura Municipal, com a Diocese de Sobral e contando com o apoio das demais IES e de empresas locais, cumpre um papel destacado na formação profissional, sobretudo na ampliação da oferta e da qualidade dos serviços de saúde prestados à população da macrorregião de saúde de Sobral, que conta com 55 municípios – totalizando mais de 1.700.000 habitantes. Especialmente agora, no momento em que enfrentamos a pandemia Covid-19, nossa tarefa vai ainda além da formação de profissionais e da qualificação da assistência a saúde da população. Passa também pelo protagonismo científico, fundamental para bem orientar as medidas e balizar as decisões sanitárias a serem tomadas pelos gestores de serviços e de sistemas de saúde.

Renaud Aguiar

Foto de Renaud AguiarContinuamos firmes no desempenho de nossas funções como forma de contribuir para a continuidade das atividades práticas e teóricas dos programas de Residência Médica da UFC/SCMS. Todo nosso empenho é no sentido de não prejudicar os pós-graduandos, para que todos possam concluir os estágios dentro dos prazos. Também é importante ressaltar que, possibilitando ao residente a permanência no serviço, os pacientes portadores das mais diversas patologias também se beneficiam pelos cuidados ofertados por esses residentes. Outro ponto a destacar, são as condições necessárias que estão sendo providenciadas pela Coreme, em cada serviço do hospital, para a continuidade das atividades de formação dos médicos residentes, entre elas a disponibilização de EPIs e a realização de capacitações para o manejo de pacientes com COVID-19.

Vanderley Moreira

Foto de Vanderley MoreiraEste momento de pandemia acaba comprometendo algumas atividades da secretaria do internato, por isso é importante destacar a necessidade do atendimento aos internos de forma presencial, pois eles tiveram seus estágios alterados por uma série de ocorrências nos campos de formação prática dos hospitais conveniados. Isto vem intensificando as atividades de alocação dos internos para que não comprometam a sua formação durante este difícil período. Nós, servidores técnico-administrativos, aqui das coordenações do Internato e Residência Médica lotados na Santa Casa, juntamente com os professores Vicente Pinto, Paulo Leal e Júlio César Cavalcante nos orgulhamos em representarmos, aqui neste Hospital de Ensino, a instituição UFC, que vem dando uma importante contribuição no enfrentamento ao coronavírus desde o início da pandemia.

Ana Ripardo

Foto de Ana RipardoSabemos que este momento é bem atípico, e se Deus quiser vai passar e voltaremos à normalidade das nossas atividades. Enquanto isso, estamos aqui, diariamente, realizando o nosso trabalho na Santa Casa, atendendo da melhor maneira possível as demandas administrativas de internos e residentes. É importante frisar, que muitas atividades que aconteciam no DEPE e que reuniam internos e residentes, foram canceladas pelo direção do departamento de ensino para evitar aglomerações e a propagação da doença. As escalas em cada internato foram revistas, com redimensionamento de vagas e adequação das atividades em cada setor, evitando assim prejuízos para os serviços, primando pela segurança dos profissionais, dos pacientes e dos próprios estudantes.

Fonte: Coordenação Geral do Internato do Curso de Medicina de Sobral do Campus de Sobral da UFC – Prof. Vicente Pinto e Vanderley Moreira: e-mail: vanderley@sobral.ufc.br