O Ensino de Sociologia e a extensão remota: LAEDDES nas escolas públicas

Vários cartazes mostrando atividades de extensão realizadas pelo LAEDDES.

O Laboratório de Estudos das Desigualdades e Diversidades (LAEDDES), vinculado à disciplina de Estudos Avançados em Sociologia II ministrada pela professora Francisca Denise Silva Vasconcelos no curso de Psicologia da UFC – Sobral, teve o prazer de realizar diferentes ações com estudantes e professores de quatro escolas públicas das cidades de Sobral, Itapajé, Santa Quitéria e Varjota no mês de abril de 2021, referente ao semestre 2020.2.

A partir de dinâmicas, rodas de conversa, filmes e debates, as ações de extensão puderam trabalhar temas debatidos na disciplina, tais como o racismo e a ideologia neoliberal na escola, com membros da própria comunidade escolar, sendo momentos enriquecedores e que contribuem para a aproximação da Universidade Pública com a comunidade, enfatizando a importância da relação Ensino-Extensão.

As atividades do laboratório contribuem para o pleno exercício da atuação universitária junto à comunidade, mesmo diante das limitações impostas pelo atual cenário sanitário brasileiro em decorrência da pandemia de COVID-19. Desse modo, a continuidade de intervenções como as realizadas pelo projeto possibilitam que a formação de discentes da Universidade Federal do Ceará seja realizada a partir de uma relação intrínseca entre teoria e prática, rompendo as paredes da sala de aula e intervindo na realidade social.

Curso de extensão “Aspectos Psicossociais das Vulnerabilidades no Contexto da Pandemia de COVID-19”

Estão abertas inscrições para o curso de extensão Aspectos Psicossociais das Vulnerabilidades no Contexto da Pandemia de COVID-19, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (Campus Fortaleza) e pelo Programa de Pós-graduação Profissional em Psicologia e Políticas Públicas (Campus Sobral), ambos da UFC. O objetivo principal é promover, a partir da interlocução de docentes e discentes das duas unidades acadêmicas, um espaço virtual de discussão sobre múltiplos contextos de vulnerabilização social em tempos de pandemia de COVID-19.

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Servidores lotados na Santa Casa de Misericórdia realizam atividades de atendimento presencial a internos(as) e médicos(as) residentes

A chegada do coronavírus no país alterou a rotina de milhões de trabalhadores brasileiros. Com os servidores públicos não foi diferente. Na Universidade Federal do Ceará (UFC), desde o dia 16 de março, conforme Provimento do Conselho Universitário (Consuni), as atividades acadêmicas presenciais da instituição foram suspensas até que se retorne à normalidade da rotina universitária. Até lá, foi estabelecida a possibilidade de adotar a modalidade de trabalho remoto, quando os servidores passam a executar suas funções (didáticas, administrativas e de gestão) através de meios eletrônicos e tecnologias institucionais, cumprindo, assim, as regras do isolamento social, prevenindo-se a propagação do novo coronavírus (SARS-Cov-2/COVID-19) na comunidade acadêmica.

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