Período para reabertura de matrícula será de 8 a 12 de abril

Ocorrerá de 8 a 12 de abril o período para a solicitação de Reabertura de Matrícula para o semestre letivo de 2019.2. Os estudantes que se encontram em situação de abandono ou que estão com a matrícula cancelada, seguindo os parâmetros do V capítulo do Regimento Interno da Universidade Federal do Ceará (UFC), e que desejam solicitar a reativação da matrícula deverão solicitar a abertura do processo por meio de requerimento, independente do semestre em que houve o cancelamento da matrícula.

O documento deverá ser entregue pessoalmente no setor de Protocolo da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza.
Nos Campis do Interior nas Diretorias .

O procedimento poderá ser realizado pelo aluno ou seu procurador legal. Após a solicitação, cada processo será submetido a uma avaliação de dados pela PROGRAD. O resultado final, apresentando nominalmente os alunos que tiverem a solicitação de reabertura deferida ou indeferida, será divulgado no dia 5 de julho.

Os alunos com solicitação deferida serão contactados pelas respectivas coordenações de seus cursos para que sejam orientados com relação aos demais procedimentos de retorno a graduação.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação – fone: (85) 3366 9036

Termos: Reabertura de Matrícula

Disponível em:
http://www.prograd.ufc.br/periodo-para-reabertura-de-matricula-sera-de-8-a-12-de-abril/

INSCRIÇÕES ABERTAS para Programa Idiomas sem Fronteiras da UFC!

Período de inscrições: 18/02 a 14/03
Período de aulas: 25/03 a 19/06

Estão abertas, de 18/02 a 14/03, as inscrições para os cursos presenciais do NucLi, – Inglês, do Programa Idiomas sem Fronteiras. Os cursos são gratuitos e abertos à comunidade da UFC (discentes, docentes e técnicos administrativos). Em Sobral, as aulas acontecem de 25/03 a 19/06 e valem certificado de participação. As inscrições são feitas da seguinte forma:

1. Se você tiver feito o exame TOEFL ITP ofertado pela UFC e já possuir o resultado, ou teste de nivelamento do My English Online (MEO), basta acessar o site do Idiomas Sem Fronteiras (http://isfaluno.mec.gov.br/), fazer seu login e clicar na opção “Aulas Presenciais”. Daí é só escolher uma das opções de turma para o seu nível de proficiência;

2. SE não tiver feito o TOEFL ITP ou o teste de nivelamento do MEO, não tem problema! É só acessar o site do Idiomas Sem Fronteiras (http://isfaluno.mec.gov.br/) e fazer o seu cadastro. Em seguida, clique em “Cursos On-line”, selecione “MEO” e você será redirecionado ao site https://www.myenglishonline.com.br/. Inscrevendo- se no MEO, você realizará um teste de nivelamento de Inglês e receberá o resultado imediatamente. Em até 24 horas, o sistema ISF reconhecerá seu resultado e você estará apto a se inscrever nos cursos presenciais.

Na oferta 02, em Sobral, estão sendo ofertados 3 cursos:

– DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES ORAIS E PRONUNCIA DA LÍNGUA INGLESA (B1) (SÁBADOS) (08:00 – 12:00) (48h)
– TOEFL ITP: ESTRATÉGIAS E SIMULADOS (B1) (TER-QUI) (12:00 – 13:30) (48h)
– PRODUÇÃO ORAL: COMUNICAÇÕES ACADÊMICAS E INTERAÇÕES ACADÊMICAS (B1) (SEG-QUA) (12:00 – 13:30) (48h)

 

 

Instagram: @nucliufc / Facebook: Inglês sem Fronteiras UFC / Twitter: @nucliufc

 

Fonte: Arago Santiago

Email: aragosantiago25@gmail.com

Calendário de Confirmação de Matrícula- SISU 2019

Chamada Regular do Sisu 1º/2019

Ingresso 2019.1 – Dias 18 e 19 de fevereiro de 2019 *
Ingresso 2019.2 – Dias 24 e 25 de julho de 2019 *

Chamada de Lista de Espera do Sisu 1º/2019

Ingresso 2019.1 – Dias 18 e 19 de fevereiro de 2019 *
Ingresso 2019.2 – Dias 24 e 25 de julho de 2019 *

* Local de Confirmação Presencial de Matrícula: coordenação de curso

O estudante pode escolher qualquer um dos dias dentro do prazo estipulado para seu semestre de ingresso. O horário deve ser de acordo com o funcionamento do curso, mas o ideal é que busque a informação diretamente com a coordenação de curso.

O primeiro semestre letivo tem início em 18 de fevereiro de 2019, e o segundo em 5 de agosto de 2019.

ATENÇÃO: Caso o candidato deixe de realizar a Confirmação Presencial de Matrícula, isso implicará na perda automática da vaga na Universidade Federal do Ceará (UFC).

 

Notícia: http://www.sisu.ufc.br/calendario-de-confirmacao-de-matricula/

Sistema de Bibliotecas retoma campanha Diga Sim ao Recibo Digital!

Com o objetivo de reduzir o uso de papel, o Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Ceará retoma, neste ano, a campanha Diga Sim ao Recibo Digital!. Lançada em agosto de 2017, a ação incentiva o uso de comprovantes digitais para o empréstimo e a devolução de livros.

A iniciativa orienta os usuários sobre a substituição gradativa dos comprovantes de empréstimo e devolução impressos no balcão de atendimento das bibliotecas pelos comprovantes digitais, obtidos na Internet por meio do sistema Meu Pergamum.

O recurso pode ser acessado mediante o uso de matrícula e senha da biblioteca. Nesse ambiente, o usuário pode conferir empréstimos, pendências, reservas efetuadas, datas de devolução, histórico de operações realizadas na biblioteca e dados pessoais.

A campanha também estimula os usuários a atualizar os e-mails para que possam receber os comprovantes e outras informações emitidas pela biblioteca.
Mais informações estão no site e no Twitter da Biblioteca Universitária.

Fonte: Direção da Biblioteca Universitária – fones 85 3366 9507 e 3366 9513.

 

Notícia: http://www.ufc.br/noticias/12562-sistema-de-bibliotecas-retoma-campanha-diga-sim-ao-recibo-digital

Concludentes podem solicitar distinção acadêmica de 1º a 8 de fevereiro

Estará aberto, de 1º a 8 de fevereiro, o período para requerimento de Distinção Acadêmica nas coordenações de curso de graduação. Poderão solicitar Cum LaudeMagna Cum Laude e Summa Cum Laude somente os concludentes do ciclo de colação de grau de 2018.2.

As distinções acadêmicas são atribuídas pela Universidade Federal do Ceará aos estudantes que se graduam com elevado desempenho acadêmico, considerando os parâmetros gerais informados na Resolução nº 45/2018, do Conselho Universitário (CONSUNI), e na Portaria nº 41/2018, da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD):

  • Índice de Rendimento Acadêmico Individual (IRA) igual ou superior a 8.500;
  • Conclusão de curso no período de tempo padrão previsto pelo Projeto Pedagógico registrado na Pró-Reitoria de Graduação;
  • Não possuir reprovações nem trancamentos em componentes curriculares;
  • Não ter sofrido qualquer sanção disciplinar;
  • Não ter mais de 20% da carga horária prevista para o seu curso obtida por meio de aproveitamentos internos ou externos.

Critérios adicionais de hierarquização poderão ser determinados pelas coordenações. O número de estudantes agraciados anualmente fica limitado a dez para cada curso, podendo ser no máximo dois para Summa Cum Laude, quatro para Magna Cum Laude e dez para Cum Laude.

As coordenações terão até o dia 22 de março para remeter à PROGRAD o processo eletrônico contendo relação dos alunos indicados para concessão de distinção acadêmica.

Mobilidade – Estudantes que tenham participado satisfatoriamente do Programa de Mobilidade Acadêmica, com anuência da coordenação do curso e registro no sistema acadêmico, não terão computado o período no cálculo da carga horária para fins de concessão da distinção.

Solenidades – Os alunos agraciados com Cum LaudeMagna Cum Laude e Summa Cum Laude receberão a outorga, respectivamente, dos diretores de suas Unidades Acadêmicas, do pró-reitor de Graduação e do reitor da UFC. As datas são informadas no Calendário Universitário.

Fonte: Gabinete da Pró-Reitoria de Graduação – fone: (85) 3366- 9410

Termos:  •  •  • 

Notícia: http://www.prograd.ufc.br/concludentes-podem-solicitar-distincao-academica-de-1o-a-8-de-fevereiro/

 

www.ufc.br

www.prograd.ufc.br

Orientações aos candidatos aprovados na Chamada Regular

1) Se você foi selecionado para a UFC em qualquer uma de suas opções de curso nesta Chamada Regular do SISU, deve conferir, no Calendário de Solicitação de Matrícula, local, endereço completo, data e hora de matrícula do seu curso.

2) Para solicitar sua matrícula, deverá entregar a documentação básica completa, exigida de todos os aprovados. Caso seja cotista, atente também à documentação comprobatória específica para cotas.

3) Todos os documentos devem ser colocados dentro de um envelope de dimensões 260mm x 360mm (ou semelhante) que será entregue aberto. 

4) A documentação básica de matrícula será conferida na hora. O candidato deverá deixar no envelope só as fotocópias simples e apenas mostrar os originais ao atendente para conferência na hora. Se a fotocópia for autenticada, não precisa apresentar o documento original.

5) Candidatos a cotas para pessoas com deficiência deverão entregar esta documentação específica em um envelope separado do restante da documentação: Termo de Autodeclaração de Pessoa com Deficiência preenchido e assinado e laudo médico original emitido nos últimos 12 (doze) meses.

6) Podem ser incluídos outros documentos, a critério do candidato, que facilitem a comprovação de sua deficiência

7) O(s) envelope(s) deve(m) ser identificado(s) com uma etiqueta impressa a partir do Gerador de Documentos. Serão gerados etiqueta(s) de identificação para o(s) envelope(s) e o Termo de Ciência em duas vias, que deverão ser assinadas pelo candidato.

8) Uma cópia do Termo de Ciência deve ser entregue à UFC e a outra permanecerá com o candidato, que deverá guardá-la com cuidado, pois traz informações importantes para o futuro aluno da UFC. Em caso de perda ou dano, não será emitida segunda via de Termo de Ciência.

9) Nenhuma documentação comprobatória de cota será conferida na hora pelos atendentes da matrícula, mas sim posteriormente por uma comissão.

10)resultado da análise de cota será divulgado no dia 15 de fevereiro.

11) Os candidatos a cotas para pessoas com deficiência deverão obrigatoriamente ser entrevistados por comissão multiprofissional em datas a serem informadas no dia 15 de fevereiro.

12) A oferta de vagas para todos os cursos da UFC em 2019 é disponibilizada no quadro de Cursos e Vagas. O candidato pode verificar se o curso possui ingresso no primeiro semestre, no segundo semestre ou em ambos os semestres.

13) Caso o curso possua ingresso em ambos os semestres, o candidato deverá verificar neste site, após o fim do período de solicitação de matrícula, o seu semestre de ingresso.

14) Atenção! Em cursos com ingresso nos dois semestres, pode haver remanejamento de candidatos do segundo semestre para ocuparem vagas no primeiro semestre, decorrentes de não comparecimento, desistências e cancelamentos. A relação de candidatos com a divisão por semestres será atualizada após o fim dos períodos de solicitação de matrícula da Chamada Regular, de Lista de Espera e convocações de suplentes.

15) Para efetivar sua matrícula na UFC, o aprovado terá que cumprir ainda uma segunda etapa: a Confirmação Presencial de Matrícula, cujas datas são definidas de acordo com o semestre de ingresso e estão informadas no Calendário de Confirmação Presencial de Matrícula.

16) Todas as etapas de matrícula são obrigatórias e presenciais, podendo ser realizadas pelo próprio candidato, mesmo que menor de idade, ou procurador legalmente reconhecido. O candidato que deixar de realizar qualquer uma das etapas de matrícula perderá o direito à vaga.

17) Em caso de matrícula por procuração, o procurador deverá apresentar, além da documentação do candidato, o original da procuração pública (ou seja, estabelecida em cartório) e fotocópia autenticada de documento de identificação oficial com foto do procurador. No caso de candidatos menores de idade, pai, mãe ou responsável legal podem fazer a matrícula sem procuração.

18) Não devem ser colocados, em nenhum hipótese, nos envelopes documentos originais como RG, CPF, CNH, passaporte, CTPS, titulo de eleitor, cartão do bolsa-família, cartões bancários, etc. Somente fotocópias devem ser colocadas no envelope.

19) O candidato deve acompanhar o site www.sisu.ufc.brcanal oficial de informação sobre o SISU na UFC. São recomendados também o portal da UFC, o site da Pró-Reitoria de Graduação e suas respectivas redes sociais.

20) No site do SISU na UFC há uma seção de Perguntas Frequentes, constantemente atualizado com respostas às dúvidas mais comuns dos candidatos.

21) Caso não encontre a informação desejada, entre em contato pelo e-mail sisu@ufc.br.

Notícia: http://www.sisu.ufc.br/orientacoes-aos-candidatos-aprovados-na-chamada-regular-3/

Informações sobre Lista de Espera na UFC

1) Candidatos que não foram selecionados em nenhuma de suas duas opções de curso podem manifestar interesse em Lista de Espera na página do SISU mantida pelo Ministério da Educação: www.sisu.mec.gov.br

2) O candidato poderá escolher se deseja seguir na Lista de Espera da primeira opção de  curso ou da segunda opção de curso. Não é permitido participar das duas Listas.

3) As inscrições estarão abertas até o dia 5 de fevereiro. Atenção: Certifique-se de que sua manifestação foi realizada. Ao finalizar a manifestação, o sistema emitirá uma mensagem de confirmação.

4) Somente a partir de 7 de fevereiro, de acordo com o Ministério da Educação, as instituições participantes do SISU terão acesso a suas Listas de Espera do MEC para poderem iniciar suas chamadas.

5) Nenhum candidato deve comparecer à Universidade no dia 7 de fevereiro.

6) A UFC divulgará, até o dia 5 de fevereiro, um edital específico sobre Chamada de Lista de Espera e o Banco de Suplentes. Este documento informará as datas e procedimentos desta próxima etapa.

7) O candidato deve acompanhar o site www.sisu.ufc.brcanal oficial de informação sobre o SISU na UFC. São recomendados também o portal da UFC, o site da Pró-Reitoria de Graduação e suas respectivas redes sociais.

8) No site do SISU na UFC há uma seção de Perguntas Frequentes, constantemente atualizado com respostas às dúvidas mais comuns dos candidatos.

9) Caso não encontre a informação desejada, entre em contato pelo e-mail sisu@ufc.br.

 

Notícia: http://www.sisu.ufc.br/informacoes-sobre-lista-de-espera-na-ufc/

Confira o resultado do SISU 2019; matrícula será de 31 de janeiro a 4 de fevereiro

Os resultados do Sistema de Seleção Unificada (SISU) estão disponíveis e podem ser consultados a partir desta segunda-feira (28), no boletim do candidato, na página do programa. Os aprovados na Universidade Federal do Ceará (UFC) deverão solicitar matrícula nos dias 31 de janeiro, 1 e 4 de fevereiro. Cada curso tem dia e horário específico para isso, segundo Calendário de Solicitação de Matrícula divulgado pela Coordenação do SISU na UFC.

Os selecionados para cursos em Fortaleza devem comparecer à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. Candidatos aprovados para cursos no interior devem comparecer à diretoria do respectivo campus, também no dia e horário reservado para o seu curso.

Van para PCD – Em Fortaleza, será disponibilizado uma van para os candidatos com deficiência, que ligará a entrada principal do Campus do Pici ao local de matrícula, na Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), das 7h às 17h30. Aqueles que estiverem em veículos automotores terão parada autorizada no estacionamento do prédio, que estará fechado aos demais públicos.

Lista de Espera – Quem não tiver sido aprovado em nenhum curso na Chamada Regular tem de 29 de janeiro até 5 de fevereiro para manifestar interesse em participar da Lista de Espera na página do programa. O candidato poderá escolher se deseja continuar concorrendo a uma vaga no primeiro curso ou no segundo.

Dúvidas são respondidas somente pelo e-mail sisu@ufc.br.

www.sisu.ufc.br

Notícia: http://www.sisu.ufc.br/confira-o-resultado-do-sisu-2019-matricula-de-aprovados-sera-de-31-de-janeiro-a-4-de-fevereiro/

 

EM SOBRAL A ENTREGA DA DOCUMENTAÇÃO DA CHAMADA REGULAR SERÁ NO AUDITÓRIO DO CAMPUS.

UFC SOBRAL – PRÓXIMO AO INSS

 

Lista de selecionados na chamada regular

 

Lista de Espera: inscrições de 29 de janeiro a 5 de fevereiro para não selecionados

Para participar da Lista de Espera do Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2019, o candidato precisa primeiro se inscrever no site do Ministério da Educação (MEC)de 29 de janeiro até o dia 5 de fevereiro. 

Mudanças – A partir deste ano, o candidato aprovado em qualquer uma de suas duas opções de curso na Chamada Regular não poderá participar da Lista de Espera, mesmo que não solicite matrícula.

Já o candidato que não for aprovado em nenhuma de suas duas opções de curso poderá escolher se desejará participar da Lista de Espera da primeira ou da segunda opção. Antes, a Lista de Espera era válida somente para a primeira opção.

As mudanças foram publicadas no Edital nº 83/2018, do MEC, com as regras referentes ao Sisu 1º/2019. Segundo o Ministério, as mudança visam reduzir o tempo de convocação das Listas de Espera, fazendo com que os estudantes estejam matriculados antes do período letivo.

Chamada na UFC – Somente no dia 7 de fevereiro as instituições participantes do SISU terão acesso à Lista de Espera do MEC para poderem iniciar suas chamadas. Nenhum candidato deve comparecer à Universidade no dia 7 de fevereiro, devendo aguardar o edital específico sobre Chamada de Lista de Espera, previsto para ser publicado até 5 de fevereiro. O documento informará as datas e procedimentos desta etapa na UFC.

Dúvidas são respondidas somente pelo e-mail sisu@ufc.br.

www.sisu.ufc.br

 

Notícia: http://www.sisu.ufc.br/lista-de-espera-inscricoes-de-29-de-janeiro-a-4-de-fevereiro-para-nao-selecionados/

UFC divulga calendário de matrícula para aprovados na Chamada Regular do SISU

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2019 seguem abertas até domingo (27.01), e o resultado deverá ser divulgado pelo Ministério  da Educação (MEC) na segunda-feira (28.01). A Coordenação do SISU na UFC chama a atenção dos candidatos para as próximas datas importantes da seleção.

APROVADOS – Os candidatos que forem aprovados na Chamada Regular terão que solicitar matrícula, presencialmente ou por procurador, nos dias 31 de janeiro, 1º e 4 de fevereiro. Cada curso terá um dia e horário específico para isso, conforme Calendário de Solicitação de Matrícula divulgado pela Coordenação do SISU na UFC.

Selecionados para cursos sediados em Fortaleza deverão se dirigir à Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. No Interior, a matrícula será nas diretorias dos respectivos campi (Crateús, Quixadá, Russas e Sobral).

Para solicitar matrícula os aprovados devem apresentar os seguintes documentos:

  • certificado de conclusão do ensino médio,
  • documento de identificação oficial com foto,
  • comprovante de situação cadastral no CPF (Cadastro de Pessoa Física),
  • comprovante de quitação eleitoral (apenas para candidatos com 18 anos completos ou mais em 06/10/2018) e;
  • comprovante de quitação com o serviço militar (somente para homens com 18 anos completos ou mais em 31/12/2018).

Candidatos cotistas devem entregar, além da documentação básica, a documentação comprobatória de cotas.

A matrícula na UFC se dá em duas etapas, ambas presenciais e obrigatórias. Portanto, após a Solicitação de Matrícula, o candidato aprovado precisará realizar a Confirmação Presencial de Matrícula, na coordenação de curso, de acordo com o semestre de ingresso, conforme será informado posteriormente no site do SISU na UFC.

Calendário de Solicitação de Matrícula
Documentação Básica de Matrícula
Documentação Comprobatória de Cota
Perguntas Frequentes

LISTA DE ESPERA – Os candidatos que não forem aprovados na Chamada Regular em nenhum dos dois cursos poderão se inscrever em Lista de Espera no site oficial do SISU mantido pelo MEC, de 28 de janeiro a 4 de fevereiro. Um edital específico informará como será a chamada de Lista de Espera na UFC. A divulgação será até 4 de fevereiro no site do SISU na UFC.

Dúvidas serão esclarecidas somente pelo e-mail sisu@ufc.br.

Fonte: Coordenação do SISU na UFC – e-mail: sisu@ufc.br

www.sisu.ufc.br

 

Notícia: http://www.ufc.br/noticias/12491-ufc-divulga-calendario-de-matricula-para-aprovados-na-chamada-regular-do-sisu