Recursos da 3ª Convocação de Suplentes serão aceitos até quarta-feira (27)

Está aberto, até quarta-feira, 27 de abril, o período para interposição de recurso administrativo relativo exclusivamente à 3ª Convocação de Suplentes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2022 na Universidade Federal do Ceará.

Poderão interpor recurso apenas os candidatos que foram indeferidos ao final de alguma das etapas do processo de matrícula previstas em edital: ativação de matrícula, análise de documentação básica e/ou análise de documentação socioeconômica (exceto referente à deficiência declarada).

O recurso deverá ser interposto pelo candidato, dentro do prazo estipulado, exclusivamente por meio do endereço eletrônico recurso.sisu@ufc.br. O assunto (título) do e-mail deverá ser o seguinte: 3ª Convocação de suplentes + tipo de recurso (Análise Documentação Básica, Análise Socioeconômica ou Ativação de Matrícula).

Somente será reconhecido o recurso enviado no formulário específico, com a opção assinalada (Análise Documentação Básica; Análise Socioeconômica; Pessoa com Deficiência; Envio da Documentação ou Ativação de Matrícula), além de todas as informações preenchidas, inclusive as razões que justificam o recurso, e a assinatura do candidato. Documentos poderão ser anexados ao recurso.

Cada recurso pretendido deverá ser enviado separadamente em seu formulário próprio. Por exemplo, se o candidato tiver um indeferimento na documentação básica e outro na socioeconômica, será necessário um formulário específico para cada uma delas.

Não será permitida a verificação de nenhuma justificativa ou documento fora do recurso em si e por nenhum outro meio. A Coordenação do Sisu na UFC analisará caso a caso apenas os recursos recebidos dentro do prazo e seguindo todas as normas estabelecidas.

RESULTADO – Os resultados das análises devem ser informados no site do Sisu na UFC até o dia 6 de maio.

Formulário para Recurso (PDF)
Formulário para Recurso (DOC)

Link da Publicação Original: https://sisu.ufc.br/pt/recursos-da-3a-convocacao-de-suplentes-serao-aceitos-ate-quarta-feira-27/

Jornada de Iniciação Acadêmica (JOIA) para Bolsistas BIA – 2022

A Equipe de Assistência Estudantil do Campus de Sobral convoca todos/as os/as estudantes deferidos para a Bolsa de Iniciação Acadêmica 2022 a participarem conosco da Jornada de Iniciação Acadêmica – JOIA 2022. Destacamos aqui algumas observações importantes:

  • É obrigatória a participação de todos os bolsistas BIA deferidos no processo seletivo;

  • Serão 02 (dois) dias de Jornada com públicos diferentes em cada dia;

Dia 06/05/2022:

Público: estudantes do eixo UFC Integra (alunos que estão cursando a partir do segundo semestre do curso).

Local: Auditório do Bloco I (Bloco Mucambinho – Rua Coronel Estanislau Frota, 563, bairro Centro, Sobral).

Horário: de 16h00 às 18h00.

Dia 09/05/2022

Público: estudantes Recém-Ingressos (alunos que estão cursando o primeiro semestre do curso).

Local: Sala I do Bloco I (Bloco Mucambinho – Rua Coronel Estanislau Frota, 563, bairro Centro, Sobral).

Horário: de 08:00 às 10:00.

Confira o resultado final para a Bolsa de Iniciação Acadêmica e o resultado da análise dos recursos – 2022

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e a Equipe de Assistência Estudantil do Campus da UFC em Sobral publica a análise dos recursos e o resultado final do processo seletivo para Bolsa de Iniciação Acadêmica, conforme Edital 03/2022/PRAE/UFC  e divulga a ampliação de vagas nos campi do Interior.

Confira o Aditivo para Ampliação de vagas nos campi do interior:

Aditivo VII – De ampliação de vagas nos campi do interior

São duas as situações dos candidatos: deferidos e indeferidos.

– Deferidos: candidatos que atenderam aos critérios do Edital nº 03/2022/PRAE/UFC e do Anexo VI , e que foram classificados dentro das vagas disponíveis.

– Indeferidos: candidatos que incorrerem em uma das hipóteses de indeferimento da Bolsa de Iniciação Acadêmica (arts. 5º e 6º  do Anexo VI).

Dados Bancários – Para os estudantes deferidos a primeira parcela desses benefícios será referente ao mês de Abril do corrente ano (pago a partir de maio). As folhas de pagamento serão produzidas com os dados bancários informados na inscrição.

Alocação – Os bolsistas, em formulário disponível abaixo, poderão indicar 2 (dois) projetos dentre os aprovados. Os estudantes deverão preencher o formulário em ordem decrescente de preferência (Ex: 1ª Opção -> Maior Preferência e 2ª Opção -> Menor Preferência) até o dia 01 de maio. Em virtude das vagas solicitadas pelo projeto, poderão ocorrer alocações distintas das originalmente sugeridas. Contudo, quando for possível, os bolsistas serão alocados nos projetos de sua preferência.

IMPORTANTE!!! Alunos do eixo Recém-Ingressos (alunos que estão cursando o primeiro semestre do curso) ficarão sob orientação dos profissionais da Assistência Estudantil do Campus Sobral e não devem preencher o Formulário abaixo ↓.

A JOIA acontecerá no dia 06/05, no horário de 16h00 às 18h00, e no dia 09/05, no horário de 08h00 às 10h00. Para mais informações, acesse AQUI.

Confira abaixo o resultado final do Campus Sobral:

Deferidos.

Análise dos recursos

Indeferidos.

Confira o resultado dos Projetos de Iniciação Acadêmica – 2022

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e a Equipe de Assistência Estudantil do Campus de Sobral, divulga o resultado da seleção de projetos para a atuação dos Bolsistas de Iniciação Acadêmica em 2022 do Campus Sobral.

Foram deferidos 46 projetos das linhas de atuação UFC Integra e Inter Pró-Reitorias, que seguiram os critérios do Edital nº 04/2022/PRAE/UFC e estão aptos a serem beneficiados com Bolsista(s) de Iniciação Acadêmica. Confira abaixo o resultado dos projetos deferidos:

Projetos de Iniciação Acadêmica – 2022

Ressaltamos que não há definição do número de vagas por projeto, nem tampouco a garantia de preenchimento das vagas solicitadas, uma vez que caberá aos bolsistas a escolha do projeto em que desejam atuar. Os responsáveis, por sua vez, poderão também, no mesmo período e por formulário disponível abaixo, sugerir bolsistas para fins de alocação.

A alocação dos bolsistas será divulgada após a Jornada de Iniciação Acadêmica (JOIA). Demais informações, case@sobral.ufc.br e (88) 3695-4638.

 

PREX lança plataforma de emissão de certificados digitais de cursos e eventos no dia 3 de maio

Para dar mais eficiência e agilidade ao atendimento à comunidade acadêmica e ao público, a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará criou o Sistema de Emissão de Certificados que gera comprovantes digitais de participação em ações extensionistas. A novidade será lançada no dia 3 de maio, às 10h, no canal da PREX no Youtube, em evento aberto ao público.

A plataforma gera certificados de eventos ou cursos de modo automático, a partir das informações fornecidas remotamente pelo coordenador da ação de extensão cadastrada na PREX. Essa emissão ocorrerá de forma padronizada e centralizada, sob a responsabilidade exclusiva da Pró-Reitoria.

“Os participantes de cursos e eventos de extensão promovidos pela UFC terão à disposição uma ferramenta ágil, confiável e moderna, capaz de atender às demandas mais exigentes por qualidade, segurança e rapidez”, afirma a pró-reitora de Extensão, Profª Elizabeth Daher.

Com a implantação do sistema e migração para o modelo de certificação digital, não será mais necessário que os participantes se desloquem para retirar os certificados ou que haja gastos com impressoras, papéis e tinta. Além da economia, o modelo é também mais sustentável, garante maior segurança de autenticidade aos documentos e otimiza o trabalho dos servidores da Pró-Reitoria.

“Nós esperamos que a plataforma de certificados digitais da PREX eleve significativamente o número de cursos e eventos cadastrados como ação de extensão da UFC, de forma a valorizar os esforços que a comunidade acadêmica emprega para a difusão do conhecimento e prestação de serviços relevantes à sociedade”, destaca o coordenador de Articulação Intercampi da PREX, Prof. Alysson Andrade Amorim.

Fonte: Prof. Alysson Andrade Amorim, coordenador de Articulação Intercampi da PREX ‒ fone: (85) 3366 7453

Link para Publicação Original: https://www.ufc.br/noticias/16856-prex-lanca-plataforma-de-emissao-de-certificados-digitais-de-cursos-e-eventos-no-dia-3-de-maio

Servidores ativos devem realizar validação cadastral obrigatória até 30 de abril

O Ministério da Economia informa que todos os agentes públicos civis federais devem realizar, até 30 de abril, a validação dos seus dados pessoais e funcionais cadastrados junto à Administração Pública Federal. O procedimento é obrigatório e deve ser feito exclusivamente pela plataforma digital SouGov.br.

Veja o tutorial “Como validar meus dados cadastrais?”

Da mesma forma, os agentes públicos responsáveis pela gestão de equipes deverão validar a composição do quadro de pessoal da sua unidade e das chefias subordinadas, caso existam. Para informações sobre validação cadastral de equipe, clique aqui.

A validação dos dados cadastrais tem o intuito de zelar pela manutenção dos dados cadastrais pessoais e funcionais atualizados dos agentes públicos e foi instituída pela Portaria SGP/SEGDD/ME nº 1455, de 16 de fevereiro de 2022.

Como fazer  – Ao acessar o aplicativo SouGov.br ou sua versão web, a funcionalidade aparecerá automaticamente na tela. Basta clicar e iniciar a validação.

Nunca acessou o SouGov? Saiba como fazê-lo no site da PROGEP.  

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) ressalta que algumas das alterações cadastrais realizadas pelo servidor podem não aparecer automaticamente no sistema após a validação. Isso acontece porque elas ainda serão atualizadas manualmente pela Divisão de Cadastros (DICAT), não havendo nenhum prejuízo ao servidor.

É possível verificar a regularidade da situação cadastral pelo SouGov em menu > Cadastro > Situação da Validação Cadastral.

Mais informações podem ser acessadas pelos tutoriais e FAQ produzidos pelo Ministério

Fonte: Central de Relacionamento PROGEP – WhatsApp: (85) 3366 7395 (apenas mensagens) / telefone 3366 7579 / e-mails: servidorativo@progep.ufc.br 

Link da Publicação Original: https://progep.ufc.br/pt/servidores-ativos-devem-realizar-validacao-cadastral-obrigatoria-ate-30-de-abril/

Ministério da Economia determina ponto facultativo para esta sexta-feira (22)

O Ministério da Economia publicou, no Diário Oficial da União desta terça-feira (19), portaria determinando ponto facultativo no dia 22 de abril de 2022, em órgãos e entidades da Administração Pública direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo Federal.

A Portaria ME nº 3.413, de 18 de abril de 2022, altera a Portaria ME nº 14.817, de 20 de dezembro de 2021, que divulgou os dias de feriados nacionais e estabelece os dias de ponto facultativo no ano de 2022.

Calendário Universitário: https://www.ufc.br/calendario-universitario/2022

Fonte: Gabinete do Reitor – e-mail: greitor@ufc.br

Link: https://www.ufc.br/noticias/16842-ministerio-da-economia-determina-ponto-facultativo-para-esta-sexta-feira-22