Estudante do Curso de Engenharia da Computação do Campus de Sobral é premiado no Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional

No dia 24/10/2018, Abner Sousa Nascimento, graduando em Engenharia da Computação/Campus de Sobral, recebeu o prêmio de melhor artigo de graduação no XV Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional (ENIAC) 2018, realizado na sede da IBM Brasil em São Paulo-SP. O referido evento é um dos principais fóruns nacionais para pesquisadores, profissionais, educadores e estudantes apresentarem e discutirem inovações, tendências, experiências e desenvolvimentos no campo da Inteligência Artificial e Computacional.

O artigo entitulado “Facial Landmarks Detection on Faulty Datasets with Regression Trees and Principal Component Analysis Parametrization” concorreu na categoria Melhor Artigo de Graduação e conquistou o primeiro lugar. O trabalho envolve uma metodologia para geração automática de marcadores, a partir de técnicas de inteligência computacional, que ajudem na identificação de expressões faciais em imagens de rostos humanos em diferentes situações.

O artigo é um dos resultados da pesquisa orientada pelo Prof. Iális Cavalcante de Paula Júnior e com colaboração da estudante Maria Raquel Lopes de Couto, ambos do curso de Engenharia da Computação/ Campus de Sobral, além do mestrando Danilo Alves Oliveira, do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica e de Computação, também do Campus de Sobral.

Fonte: Diretoria do Campus de Sobral
Email: diretoria@sobral.ufc.br
Telefone: (88) 3695- 4601/ 4601.