Seleção para o Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas (Edital N° 01/2020 – Ingresso em 2020.2)

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação Profissional em Psicologia e Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará faz saber que, no período de 02 a 13 de Março de 2020, estarão abertas as inscrições para a Seleção à Admissão ao Mestrado Profissional, área de concentração: Psicologia e Políticas Públicas.

O Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará – Campus Sobral – tem como missão formar mestres para a investigação e a formulação de práticas profissionais e institucionais em políticas públicas situadas na intersecção com a Psicologia; e como objetivo geral atuar sobre demandas locais e regionais relacionadas às políticas públicas de Saúde e de Educação, em sua intersecção com a Psicologia, de modo a desenvolver novas tecnologias, metodologias e produtos, assumindo o compromisso com a transformação social para a construção de uma sociedade livre, justa e solidária; colaborando com a redução das desigualdades sociais e regionais.

1. PÚBLICO-ALVO

Poderá se inscrever o(a) candidato(a) diplomado(a) em curso de graduação plena em Psicologia ou em áreas afins, desde que reconhecido pelo Ministério da Educação/Conselho Nacional de Educação, mediante documentação apresentada em conformidade com o que está solicitado no item 4 deste edital, e que tenham afinidade com área de concentração do programa e com suas duas linhas de pesquisa: Clínica, Saúde e Políticas Públicas e Educação e Políticas Públicas.

2. VAGAS DISPONÍVEIS

As vagas para admissão ao Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas serão em número total de até vinte e duas (22) vagas, direcionadas ao ingresso no período letivo 2020.2 e distribuídas, conforme exposto abaixo, nas duas linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Políticas Públicas da UFC (ver Anexo IV do edital de seleção), devendo o candidato indicar no formulário de inscrição (Anexo I do edital de seleção) para qual linha está concorrendo. Seguem abaixo as linhas de pesquisa do Mestrado Profissional com suas respectivas quantidades de vagas ofertadas.

1) Clínica, Saúde e Políticas Públicas até dez (10) vagas.
2) Educação e Políticas Públicas: até doze (12) vagas;

Informações sobre inscrição, documentos necessários, datas, etapas e critérios da seleção podem ser encontradas no Edital N° 01/2020 – PPGPPPP/UFC, acessado em https://si3.ufc.br/sigaa/public/home.jsf  (consultar a aba Processos Seletivos – Processos Seletivos Stricto Sensu e procurar por PPG PROF EM PSICOLOGIA E POLITICAS PUB).

Fonte: psi.polpublicas@sobral.ufc.br

Seleção para o Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas (Edital – 01/2019 – ingresso em 2019.2)

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará faz saber que, no período de 01 a 12 de Abril de 2019, estarão abertas as inscrições para a Seleção à admissão ao Mestrado Profissional, área de concentração: Psicologia e Políticas Públicas.

O Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará – Campus Sobral – tem como objetivo geral formar profissionais em Psicologia e áreas afins para a investigação e a formulação de práticas profissionais, institucionais e políticas públicas situadas na intersecção entre Psicologia, Educação e Saúde. Pretende-se, assim, atuar sobre demandas locais e regionais, de modo a desenvolver novas tecnologias, metodologias e produtos, assumindo o compromisso com a transformação social para a construção de uma sociedade livre, justa e solidária; colaborando com a redução das desigualdades sociais e regionais.

1. PÚBLICO-ALVO

Poderá se inscrever o(a) candidato(a) diplomado(a) em curso de graduação plena em Psicologia ou em áreas afins, desde que reconhecido pelo Ministério da Educação/Conselho Nacional de Educação, mediante documentação apresentada em conformidade com o que está solicitado no item 4 do edital de seleção, e que tenham afinidade com área de concentração do programa e com suas duas linhas de pesquisa: Clínica, Saúde e Políticas Públicas e Educação e Políticas Públicas.

2. VAGAS DISPONÍVEIS

As vagas para admissão ao Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas serão em número total de doze (12) vagas, direcionadas ao ingresso no período letivo 2019.2 e distribuídas, conforme exposto abaixo, nas duas linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Políticas Públicas da UFC (ver Anexo IV do edital de seleção), devendo o candidato indicar no formulário de inscrição (Anexo I do edital de seleção) para qual linha está concorrendo. Seguem abaixo as linhas de pesquisa do Mestrado Profissional com suas respectivas quantidades de vagas ofertadas.

1) Clínica, Saúde e Políticas Públicas até cinco (05) vagas.

2) Educação e Políticas Públicas: até sete (07) vagas;

Informações sobre inscrição, documentos necessários, datas, etapas e critérios da seleção podem ser encontradas no Edital N° 01/2019 – PPGPPPP/UFC, através do link:

https://si3.ufc.br/sigaa/verProducao?idProducao=1031597&key=77520b0ab6d61ccaf39d6b5543ad3c3c

Informações sobre o Programa de Pós-graduação em Psicologia e Políticas Pública e sobre o processo seletivo para o Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas também pode ser obtidas no site:

http://www.psipolpublicas.ufc.br/pt/

Aditivo N° 01 ao Edital N° 01/2019 – Seleção para o Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas (Ingresso em 2019.2)

Comissões e subcomissões de seleção (Edital 01/2019 – PPGPPPP)

Aditivo N° 02 ao Edital N° 01/2019 – Seleção para o Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas (Ingresso em 2019.2)

Análise das inscrições – Edital N° 01/2019 – PPGPPPP

Local de realização da prova escrita (Edital 01/2019 – PPGPPPP)

Análise dos recursos – inscrições (Edital 01/2019 – PPGPPPP)

Resultado da Etapa I: prova escrita (Edital 01/2019 – PPGPPPP)

Análise dos recursos – etapa I: prova escrita (Edital 01/2019 – PPGPPPP)

Cronograma da Etapa II: Defesas dos projetos e arguição pela Comissão de Avaliação (Edital 01/2019 – PPGPPPP)

Resultado Preliminar (Edital 01/2019 – PPGPPPP)

Resultado Final (Edital 01/2019 – PPGPPPP)

Fonte: psi.polpublicas@sobral.ufc.br

Campus de Sobral terá mestrado profissional em Psicologia e Políticas Públicas

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) aprovou, após a sua 182ª reunião, o mestrado profissional em Psicologia e Políticas Públicas do Campus da Universidade Federal do Ceará em Sobral.

O curso será o primeiro mestrado profissional do Campus da UFC em Sobral e contará com duas linhas de pesquisa: Clínica, Saúde e Políticas Públicas; e Educação e Políticas Públicas. Tem como objetivo geral formar profissionais em Psicologia e áreas afins para a investigação e a formulação de práticas profissionais, institucionais e políticas públicas situadas na intersecção entre Psicologia, Educação e Saúde. 

O corpo docente do mestrado será composto por professores do Curso de Psicologia do Campus de Sobral, do Departamento de Psicologia da UFC, em Fortaleza, e da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). A seleção para a primeira turma ocorrerá em 2019.

Segundo o Prof. Pablo Pinheiro, coordenador do Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas, o novo programa de pós-graduação “tem enorme potencial para trazer repercussões importantes para as políticas públicas em nível local e regional, a partir do desenvolvimento de novas tecnologias, metodologias e produtos. O corpo docente recebeu a notícia com muita alegria. Estamos prontos para enfrentar os desafios que a criação e o desenvolvimento de uma pós-graduação impõem”, afirmou.

LINHAS DE PESQUISA – Conforme o projeto do curso, a linha de pesquisa em Clínica, Saúde e Políticas Públicas busca investigar o sofrimento psíquico que se manifesta na infância, no trabalho, no consumo de substâncias, no corpo, na institucionalização da loucura, na medicalização da vida e no cuidado familiar de doenças crônicas, de modo a preparar os profissionais de psicologia e áreas correlatas para intervir criticamente no campo das políticas públicas em saúde.

Já a linha de pesquisa em Educação e Políticas Públicas investiga os processos educacionais e sociais referentes às questões dos direitos humanos, da infância e juventude, das desigualdades e das práticas culturais, visando à capacitação profissional e à inovação diante das diversas demandas sociais nas políticas públicas.

Fonte: Prof. Pablo Pinheiro, coordenador do Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas – e-mail: psi.polpublicas@sobral.ufc.br

 

Notícia: http://www.ufc.br/noticias/12405-campus-de-sobral-tera-mestrado-profissional-em-psicologia-e-politicas-publicas