Projetos de extensão do curso de psicologia divulgam cartilha de autocuidado em saúde mental para professores da educação básica

O contexto de trabalho de professores da educação básica pode apresentar certas características como condições laborais precárias, sobrecarga de atividades, pressão por desempenho, desvalorização do trabalho docente e violência escolar que comprometem o bem-estar e a saúde mental desses profissionais. Esse quadro pode ter sido agravado no período da pandemia de Covid-19, quando foi necessário alterar rapidamente as condições de trabalho dos professores por conta das aulas remotas.

Pensando nisso, professores e alunos dos projetos de extensão REDES (Estudos e Práticas em Psicologia do trabalho e Redes sociais), LESSAT (Laboratório de Estudos sobre Subjetividade e Saúde no Trabalho) e LAFIN (Laboratório de Estudos sobre a Finitude), do curso de Psicologia da UFC do Campus Sobral, elaboraram uma cartilha informativa sobre autocuidado em saúde mental para professores, com o intuito de estimular novas aprendizagens e reflexões sobre práticas que podem favorecer bem-estar e saúde de trabalhadores, especialmente em contexto de pandemia.

A cartilha poderá ser acessada por meio de link na bio do instagram dos projetos (@redesufc; @lessatufc; @lafin_ufc).

Os projetos oferecem, ainda, palestras para a comunidade sobre autocuidado em saúde mental em contextos de trabalho.

Contato para agendamento de palestras podem ser feitos pelo direct do instagram do LESSAT (@lessatufc).

Fonte: coordpsicologia@sobral.ufc.br