Curso de Medicina de Sobral recebe acreditação do Sistema de Acreditação de Escolas Médicas do Conselho Federal de Medicina (Saeme-CFM)

O Curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará em Sobral conquistou a acreditação do Sistema de Acreditação de Escolas Médicas do Conselho Federal de Medicina (Saeme-CFM).

O processo de avaliação busca verificar se as atividades do curso estão em conformidade com padrões internacionais reconhecidos pela World Federation For Medical Education (WFME) e compreende uma etapa de preenchimento online de um questionário que abrange cinco domínios (gestão educacional, programa educacional, corpo docente, corpo discente e ambiente educacional), seguida de análise destes dados por uma Comissão de Avaliação; e visita ao curso de medicina por uma equipe composta por quatro avaliadores, sendo um avaliador discente.

Após este processo, a Comissão de Avaliação emite uma devolutiva à instituição de ensino e o resultado final, que pode ser classificado em três categorias: Acreditado, Acreditado com Ressalvas e Não Acreditado.

Com o resultado desta avaliação, o Curso de Medicina da UFC em Sobral passa a ser o 3º curso no Ceará e o 5º na Região Nordeste a receber a Acreditação pelo SAEME-CFM. Os alunos das instituições certificadas têm diploma reconhecido em outros países, facilitando o encaminhamento para estudo e residência médica no exterior, além de intensificar o intercâmbio de alunos de diferentes países.

Fonte: famedsobral@ufc.br