Quarteto de Cordas Colibri e Quinteto de Metais da UFC são selecionados para participar de festival de orquestras na França

Estudantes e egressos dos Cursos de Música da Universidade Federal do Ceará em Fortaleza e em Sobral embarcam, na próxima semana, para a França. O Quarteto de Cordas Colibri, formado por três estudantes e uma egressa do Curso de Música da UFC em Sobral, e o Quinteto de Metais da UFC, integrado por estudantes, egressos e extensionistas da UFC, foram convidados para representar o Brasil no Festival Internacional de Orquestras de Jovens (Eurochestries).

O evento ocorrerá no período de 30 de julho a 12 de agosto em Charente-Maritime, na França, com a presença de cerca de 400 músicos de 11 países. Durante duas semanas, os jovens, que têm de 15 a 25 anos de idade, terão a oportunidade de trocar experiências, participar de palestras e masterclasses, além de conhecer a cultura local e fazer apresentações para o público da região.

O Quarteto Colibri é formado por Iago Barroso e Mariene Sales (violinos), Jeff Morais (viola) e Kátia Sousa (violoncelo) e é coordenado pelo Prof. Israel Victor, localizado ao centro da foto (Imagem: divulgação).

“Pelas manhãs, haverá ensaio da orquestra internacional, formada por todos os participantes do festival. Essa grande orquestra fará duas apresentações, uma em Pons e outra em Jonzac”, informa o Prof. Israel Victor, que orienta o Quarteto Colibri.

O grupo sobralense é formado por Iago Barroso e Mariene Sales (violinos), Jeff Morais (viola) e Kátia Sousa (violoncelo). Fundado em 2022, o Quarteto Colibri busca difundir a música erudita e popular por meio de concertos artísticos. Além do grupo de cordas, os músicos também atuam em conjunto na Orquestra Sinfônica da UFC/Sobral e na Orquestra de Câmara da UFC/Sobral.

O quarteto foi convidado a participar do evento no país europeu após se apresentar na edição do Eurochestries em Sobral, que ocorreu de 25 de junho a 5 de julho, e agora realiza campanha para auxiliar nos custos com a viagem ao exterior. Mais informações sobre o quarteto e como ajudar na ida ao festival estão disponíveis no perfil do grupo no Instagram (@quarteto.colibri).

Criado em 2019 por iniciativa de cinco estudantes das disciplinas de sopro/metais do Curso de Licenciatura em Música da UFC em Fortaleza, o Quinteto de Metais interpreta obras eruditas e populares de compositores nacionais e internacionais. Sob a coordenação do Prof. Leandro Serafim, o grupo atualmente é composto por Gabriel Sousa e Nara Kelly (trompetes), Giuliana Odo (trompa), Felipe Giffoni (trombone), João Victor Rabelo (tuba) e Alisson Jacinto (percussão).

Sob a coordenação do Prof. Leandro Serafim, o grupo atualmente é composto por Gabriel Sousa e Nara Kelly (trompetes), Giuliana Odo (trompa), Felipe Giffoni (trombone), João Victor Rabelo (tuba) e Alisson Jacinto (percussão). (Imagem: divulgação)

Após a estreia do grupo na edição do Eurochestries em 2019 em Sobral, o grupo já participou de diversos festivais e apresentações locais e nacionais, com destaque para o Festival Gramado in Concert, em 2020, na cidade gaúcha de Gramado, para o Festival de Música de Ibiapaba em 2022 e para o Festival de Música da Juventude de Fortaleza em 2022.

Neste ano, foi novamente convidado para a edição do Eurochestries em Sobral e agora se prepara para estrear em concertos no exterior na edição francesa do festival. O grupo também está com campanha de arrecadação de recursos para ajudar nos custos da viagem. Mais informações no perfil do Quinteto de Metais da UFC no Instagram (@quimufc).

Fontes: Prof. Israel Victor, docente do Campus da UFC em Sobral – e-mail: israelvictor@ufc.br; Prof. Leandro Serafim, do Curso de Música da UFC em Fortaleza – e-mail: leandro.serafim@ufc.br