Nota dos servidores Técnico-administrativos em Educação do Campus Sobral sobre os atos de vandalismo no dia 08/01/2023 em Brasília/DF

Os técnico-administrativos em educação (TAE’s) do Campus da UFC em Sobral vêm, por meio deste manifesto, REPUDIAR VEEMENTEMENTE os atos terroristas ocorridos em Brasília no último dia 08/01, contra os prédios dos três Poderes da República Brasileira.

Tais atos, GOLPISTAS e ANTIDEMOCRÁTICOS, promovidos por uma parcela mínima de nossa sociedade, beiram à barbárie, ultrajando, além dos Poderes que regem nossa Democracia, a nossa Constituição e o Patrimônio Histórico Nacional. A normalização desses ataques, consequência direta e inequívoca dos discursos de ódio, intolerância e violência gratuita que vêm sendo alimentados nos últimos 4 anos, mancham, ainda, a imagem da nossa História, do nosso povo e do nosso país perante o resto do mundo.

Em paralelo, prestamos também nossa solidariedade ao governo brasileiro e aos seus representantes, ELEITOS DEMOCRATICAMENTE, exatamente por defendermos os ideais democráticos que devem nortear nosso país. Por estes, estaremos sempre ativos(as) e vigilantes, uma vez entendermos que o respeito à democracia e às instituições é imprescindível para que se alcance uma sociedade mais justa, cidadã, menos desigual e com acesso amplo e irrestrito à Educação Pública de qualidade.

É importante ressaltar, ainda, o papel importante que tiveram, no referido episódio, aqueles profissionais de segurança que foram dignos das suas missões e que, mesmo em minoria, enfrentaram os terroristas para proteger o patrimônio do povo brasileiro. É esta honra e dignidade que esperamos das Forças de Segurança Pública: defender o país, e não ideologias e/ou personagens golpistas.

Por fim, os TAE’s do Campus da UFC em Sobral, ao mesmo tempo em que manifestam perplexidade com a situação grave que se impõe ao país, colocam-se em estado de atenção e vigilância, pela defesa da Democracia.

 

Sobral/CE, 13 de janeiro de 2023.