Comunicado importante da Biblioteca: pequenas mudanças para uma melhor experiência

Prezada comunidade acadêmica,

É com grande respeito pela valorização da coisa pública que nos dirigimos a vocês para relatar uma questão importante sobre o ambiente da Biblioteca do Campus de Sobral – BCSO (Mucambinho), local que todos valorizamos como espaço de estudo e concentração. Nos últimos tempos, temos recebido diversas reclamações dos estudantes tanto de forma presencial quanto por meio da ouvidoria, expressando insatisfação sobre o excesso de barulho e as obstruções de espaços como corredores, o que gera, por exemplo, dificuldades de circulação, principalmente no salão do acervo.

Entendemos que a biblioteca é um lugar essencial para o desenvolvimento acadêmico, e apesar das nossas dificuldades de estrutura, queremos assegurar que todos possam desfrutar desse recurso da melhor maneira possível. Por isso, devido ao crescente volume de reclamações, após considerar cuidadosamente as legítimas insatisfações e após os vários pedidos ignorados de cooperação, decidimos implementar, amparados pela Diretoria do Campus de Sobral da UFC, algumas mudanças com o intuito de melhorar a experiência de estudo para todos.

Portanto, solicitamos desde já a colaboração de todos para manter um ambiente propício ao aprendizado e à atenção. Compreendemos as limitações de estrutura que a Biblioteca e o Campus enfrentam, mas para garantir o bem-estar coletivo dentro da biblioteca, a partir do próximo semestre letivo será necessário limitar a permanência no salão do acervo às atividades diretamente relacionadas à consulta de livros e esclarecimento de dúvidas, e não mais jogos, brincadeiras, conversas barulhentas, namoros, repousos e outras atitudes que não são condizentes com um ambiente de biblioteca, a fim de evitar excesso de ruídos, obstrução de corredores e demais locais de passagem. Diante disto, oferecemos locais alternativos de descanso (sala 02 do bloco da Odontologia, durante o intervalo das aulas: 11h30 as 13h15), convivência e recreação (sala 10 do bloco das Engenharias, durante o intervalo das aulas: 11h30 as 13h15/ 17h30 as 18h15) e estudo (laboratório de informática do bloco das Engenharias e da Odontologia), além da sala de leitura da biblioteca, obviamente.

Acreditamos que, ao adotar essas medidas, seremos capazes de preservar a tranquilidade necessária para o estudo e pesquisa de todos os estudantes, sem a necessidade de acionar medidas previstas no Regimento Geral da UFC contra algum estudante que eventualmente desrespeitar essas regras básicas. Agradecemos antecipadamente pela compreensão e colaboração de cada um, contribuindo para a construção de um ambiente acadêmico mais harmônico e produtivo.

Cordialmente,

Biblioteca do Campus de Sobral – BCSO (Mucambinho).