Ajuste de matrícula de estudantes veteranos de graduação presencial será nestas terça (8) e quarta (9)

ajuste de matrícula de 2022.1 para estudantes veteranos de cursos de graduação presencial da Universidade Federal do Ceará estará aberto nos dias 8 e 9 de março, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) e/ou nas coordenações de curso.

Esse período tem como objetivo permitir que o aluno solicite inclusões e exclusões de matrículas em componentes curriculares, por eventuais necessidades de adaptação. A oferta de vagas é reduzida, uma vez que a maioria delas já foi ocupada na matrícula curricular, que ocorreu de 22 a 24 de fevereiro.

O ajuste não deve ser visto como uma prorrogação do período da matrícula curricular, devendo ser usado em eventuais necessidades de adequação, por exemplo, quando o aluno teve matrícula indeferida e deseja buscar outras turmas da mesma disciplina para tentar uma nova vaga.

Assim como ocorre na matrícula curricular, no ajuste é necessário aguardar o processamento das solicitações de matrícula pelo SIGAA.

É importante lembrar que, após o ajuste de matrícula, as vagas reservadas serão disponibilizadas para os demais alunos e definidas pelo IRA Geral na matrícula em tempo real, que será realizada de 21 a 22 de março.

MATRÍCULA INSTITUCIONAL – Para os alunos que pretendem manter o vínculo de discente ativo com a Instituição, mas sem estar matriculados em componentes curriculares, existe a matrícula institucional, que também pode ser feita durante o período de ajuste.

A matrícula institucional deve ser solicitada pelo próprio aluno através do SIGAA e não passa por análise da coordenação do curso. No entanto, o aluno deve estar atento ao limite permitido de matrículas institucionais e trancamentos totais, que, somados, não podem ultrapassar o equivalente a quatro semestres letivos.

TRANCAMENTO PARCIAL – Conforme o Calendário Universitárionão haverá supressão de matrícula no semestre 2022.1. A não continuidade em disciplinas poderá ser solicitada por meio do trancamento parcial de matrícula no período de 9 a 12 de maio.

O trancamento parcial de matrícula consiste no cancelamento de matrícula em uma ou mais disciplinas específicas do atual semestre letivo sem justificativa formal. É um direito assegurado a todos os estudantes da UFC, mas exige permanência mínima de créditos no curso, de acordo com cada projeto pedagógico. Além disso, acarreta impacto negativo no Índice de Rendimento Acadêmico (IRA).

As datas referentes às etapas de matrícula podem ser consultadas a qualquer momento no Calendário Universitário.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação – fone: (85) 3366 9036 / e-mail: copic@prograd.ufc.br

Link da Publicação Original: https://prograd.ufc.br/pt/ajuste-de-matricula-de-estudantes-veteranos-de-graduacao-presencial-sera-nestas-terca-8-e-quarta-9/