Professores do Campus da UFC em SOBRAL são convidados para atuar como professores visitantes estrangeiros na UNIVERSIDADE DE MONTREAL – CANADÁ

Os professores Adeline Stervinou e Marco Toledo, docentes do Curso de Música – Licenciatura da UFC no Campus de Sobral, foram convidados para atuar como professores visitantes estrangeiros em uma das melhores universidades do mundo, Universidade de Montreal no Canadá (UdeM).

A professora Adeline é bolsista de produtividade em pesquisa da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) e desenvolve pesquisas sobre cognição e educação musical, mas recentemente sobre cognição e a comunicação do regente de orquestra. Ela foi convidada para desenvolver o projeto intitulado Estudo dos processos cognitivos implicados na comunicação do regente de orquestra: o papel do olhar em conjunto com a profa. Dra. Isabelle Peretz no Laboratório Internacional de Pesquisa sobre Cérebro, Música e Som (BRAMS) situado na Faculdade de Artes e Ciências da UdeM. Dra. Peretz é um dos nomes mais importantes da Neurociência e Música na atualidade, autora de vários livros, sendo um dos mais recentes Aprender a música: noticias das neurociências (2019, Editora l’Harmatan).

Já o professor Marco Toledo, que também é bolsista de produtividade em pesquisa da Funcap, tem desenvolvido nos últimos anos projeto de pesquisa sobre o ensino e a aprendizagem de instrumentos musicais. Em Montreal ele irá desenvolver o projeto Aprender música tocando um instrumento: aprendizagem autorregulada para a educação musical instrumental, onde trabalhará em conjunto com a profa. Dra. Sylvie Cartier da Faculdade de Educação da UdeM. Professora Titular da UdeM, Dra. Cartier se destaca nos mais de vinte anos de pesquisa sobre a aprendizagem autorregulada pela leitura, publicando diversos livros e artigos, sendo o último lançado em 2020 intitulado “Assumir o comando de sua aprendizagem: A aprendizagem autorregulada à luz dos contextos” (Editora l’Harmatan).

Além de ensinar, dar palestras e realizar as pesquisas supramencionadas, os professores Adeline Stervinou e Marco Toledo fazem parte do Comitê de Internacionalização da UFC, e terão a missão de ampliar as parcerias entre a UFC e a UdeM, com vistas à assinatura de um acordo de cooperação internacional, com esta que é a segunda maior universidade do Canadá, a segunda maior universidade francófona do mundo e ocupante da 41ª. Posição no ranking mundial para a reputação de seus diplomados (Global employability University Ranking).

Fonte: marcotoledo@ufc.br