Ajuste de matrícula para veteranos estará aberto, pelo SIGAA, terça (21) e quarta (22)

O ajuste de matrícula de 2021.2 para estudantes veteranos da Universidade Federal do Ceará estará aberto nos dias 21 e 22 de setembro, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

Esse período tem como objetivo permitir que o aluno solicite algumas alterações (tanto inclusões quanto exclusões) de matrículas em componentes curriculares, por eventuais necessidades de adaptação. A oferta de vagas é reduzida, uma vez que a maioria delas já foi ocupada na matrícula curricular, que ocorreu de 14 a 16 de setembro.

O ajuste não deve ser visto como uma prorrogação do período da matrícula curricular, devendo ser usado em eventuais necessidades de adequação, por exemplo, quando o aluno teve matrícula indeferida e deseja buscar outras turmas da mesma disciplina para tentar uma nova vaga.

Assim como ocorre na matrícula curricular, no ajuste é necessário aguardar o processamento das solicitações de matrícula pelo SIGAA.

É importante lembrar que, após o ajuste de matrícula, as vagas reservadas serão disponibilizadas para os demais alunos e definidas pelo IRA geral na matrícula em tempo real, que será realizada de 30 de setembro a 1º de outubro.

MATRÍCULA INSTITUCIONAL – Para os alunos que pretendem manter o vínculo de discente ativo com a Instituição, mas sem estar matriculados em componentes curriculares, existe a matrícula institucional, que também pode ser feita durante o período de ajuste.

A matrícula institucional deve ser solicitada pelo próprio aluno através do SIGAA e não passa por análise da coordenação do curso. No entanto, o aluno deve estar atento ao limite permitido de matrículas institucionais e trancamentos totais, que, somados, não podem ultrapassar o equivalente a quatro semestres letivos.

As datas referentes às etapas de matrícula podem ser consultadas a qualquer momento no Calendário Universitário.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação – e-mail: copic@prograd.ufc.br

Link da Notícia: https://prograd.ufc.br/pt/ajuste-de-matricula-para-veteranos-estara-aberto-pelo-sigaa-terca-21-e-quarta-22/