Abertas inscrições para Curso Noções Básicas de Acessibilidade e Inclusão para Atuação Docente

Estão abertas, até o dia 30 de novembro, as inscrições para o Módulo I do Curso Noções Básicas de Acessibilidade e Inclusão para Atuação Docente na Universidade Federal do Ceará. A atividade, promovida pela Secretaria de Acessibilidade (UFC Inclui) e pelo Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP), é destinada a docentes e agentes de acessibilidade da UFC.

Os interessados devem preencher formulário eletrônico. O módulo terá duração de 15h e abordará conceitos básicos e legislação, com discussões iniciais sobre acessibilidade e inclusão no ensino superior.

O módulo abordará conceitos básicos e legislação, com discussões iniciais sobre acessibilidade e inclusão no ensino superior (Imagem: Freepik)

O objetivo é que, com essa formação, o educador busque novos significados para sua prática pedagógica a fim de ter uma atuação com mais autonomia, segurança e confiança na promoção da acessibilidade e inclusão, considerados fatores principais para a permanência dos estudantes com deficiência na academia.

As aulas ocorrerão de forma remota, por meio da Plataforma Google Meet. Ao todo, serão cinco encontros, às terças e quintas-feiras, de 9 de dezembro de 2021 a 13 de janeiro de 2022, sempre das 10h às 12h, além de uma atividade assíncrona com duração de uma hora.

Serão temas dos encontros: Legislação vigente no País acerca da acessibilidade e inclusão na academia; Perspectiva histórica e social da condição de deficiência; Acessibilidade Atitudinal e os aprendizados com a cultura inclusiva; Compartilhando experiências: relatos de docentes; e Roda de conversa com estudantes com deficiência.

Mais informações no site da UFC Inclui.

Fonte: Divisão de Apoio Pedagógico da UFC Inclui – fone: (85) 3366 7908

Link da Publicação Original: https://www.ufc.br/noticias/16389-abertas-inscricoes-para-curso-nocoes-basicas-de-acessibilidade-e-inclusao-para-atuacao-docente