Inscrições para seleção de Transferidos e Graduados abertas até quinta-feira (11/10).

A Universidade Federal do Ceará (UFC) disponibiliza 902 vagas para transferência de outras instituições de ensino superior (IES) e admissão de graduados para o semestre letivo 2019.1. As inscrições serão aceitas de 8 a 11 de outubro.

Do total de 902 vagas ofertadas em cursos de graduação para o próximo semestre, 787 são destinadas à transferência de outras instituições de ensino (IES) e 115 vagas à admissão de graduados. O quantitativo de vagas por curso, sede e turno está especificado no Edital Nº 44/2018, publicado nesta quarta-feira (26).

Aditivo publicado no dia 3 de outubro incluiu 4 vagas para transferência de outras IES para o curso de Enfermagem da UFC. (ATUALIZADO em 03/10/2018)

Para concorrer às vagas, o interessado deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e ter obtido nota final igual ou superior a 450 em pelo menos uma das seguintes edições: 2014, 2015, 2016 ou 2017. Caso tenha participação em mais de uma dentre essas edições, será considerada aquela em que obteve maior nota final.

Para participar da seleção às vagas de transferência, no momento da inscrição, o candidato precisará ter integralizado no mínimo 20% e no máximo 50% da carga horária (ou do total de créditos) do seu curso de origem. A única exceção se refere aos cursos de Medicina e Odontologia (tanto em Fortaleza quanto em Sobral), em que este intervalo será de 10% a 25%.

Cursos afins – Após verificar a vagas ofertadas (Quadro 02), o candidato à transferência deve atentar ao quadro de cursos afins (Quadro 03) informado no Edital. A primeira coluna se refere ao curso na UFC, e a segunda aos cursos de outras IES que são considerados afins. Por exemplo, Agronomia da UFC tem como cursos afins em outras IES os cursos de Engenharia Agronômica, Engenharia de Agronegócio e Medicina Veterinária.

Se o curso não constar na tabela é porque só recebe alunos do mesmo curso. Por exemplo, Direito da UFC só aceita alunos de outros cursos de Direito e por isso não tem seu nome no quadro de cursos afins. São considerados automaticamente afins graus de formação distintos (Bacharelado e Licenciatura) de um mesmo curso.

Inscrições – As inscrições estarão abertas de 8 a 11 de outubro, exclusivamente pela internet. Além do formulário de inscrição, o candidato terá de responder a um questionário socioeconômico para que sua solicitação seja efetivada.

Ao se inscrever, o candidato precisará estar bastante atento para não ser eliminado da seleção neste momento. O histórico escolar a ser anexado (em formato PDF, JPG ou PNG) deverá estar legível e conter, literalmente e de modo incontestável, as seguintes informações:

• Carga horária total exigida pelo curso (ou a quantidade total de créditos)
  • Carga horária total integralizada pelo candidato (ou quantidade total de créditos integralizados)
  • Situação atual do aluno no curso (que deve estar regular, com matrícula ativa ou trancada)
  • Data de emissão (entre 26 de setembro e 11 de outubro de 2018)

É importante destacar também que este documento terá de ser o histórico escolar oficial autenticado pela instituição de origem (com carimbo e assinatura ou certificação eletrônica). As informações inseridas pelo candidato no formulário de inscrição deverão ser as mesmas constantes no histórico escolar. Aqueles que não atenderem a essas exigências serão eliminados do processo seletivo.

Mais informações, como normas para inscrição, critérios de seleção, lista de documentos e procedimentos para matrícula, podem ser conferidas no Edital Nº 44/2018. A divulgação do resultado final e das informações referentes à matrícula dos aprovados está prevista para o dia 21 de novembro.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação – fone: 85 3366 9528

Termos:  •  •

Notícia: http://www.prograd.ufc.br/inscricoes-para-selecao-de-transferidos-e-graduados-serao-de-8-a-11-de-outubro/