Data | Almoço | Jantar |
---|---|---|
segunda-feira |
|
|
02/07 | ||
terça-feira |
|
|
03/07 | ||
quarta-feira |
|
|
04/07 | ||
quinta-feira |
|
|
05/07 | ||
sexta-feira |
*Contém LEITE/LACTOSE **Contém GLÚTEN |
|
06/07 |
Mês: junho 2018
Pesquisa traça perfil de alunos para ajudar nas Políticas de Assistência Estudantil.
Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES) e o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assistência Estudantil (Fonaprace) realizam a quinta edição da Pesquisa do Perfil Socioeconômico dos Estudantes das Universidades Federais. Os dados são fundamentais por gerarem subsídios para políticas públicas e auxiliarem em demandas de assistência estudantil.
Todos os estudantes da Universidade Federal do Ceará estão convidados a participar da consulta. Ao acessarem o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), os alunos encontrarão um banner-convite, com link de acesso ao questionário. Também é possível responder à pesquisa acessando site específico.
O ATUAL PERFIL DOS ESTUDANTES – Estudos anteriores realizados pela ANDIFES mostram grande mudança no perfil dos graduandos nas universidades brasileiras a partir da adoção do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) como forma de acesso, da criação de mais de 300 campi no interior do País e da implementação da chamada Lei de Cotas, adotada em 2013.
A Lei de Cotas, por exemplo, já garantiu o ingresso de 32% dos estudantes que compõem o corpo discente das 63 universidades federais brasileiras. O número de alunos negros quase triplicou no período de 2003 a 2014. Juntos, negros e pardos já representavam, em 2014, 47,5% do total de estudantes das universidades federais do Brasil. Outros levantamentos feitos pela ANDIFES mostram, ainda, que dois terços dos universitários têm origem em famílias com renda média de 1,5 salário mínimo. Os dados, portanto, desmistificam a ideia de que os alunos de universidades públicas pertencem às camadas sociais com renda alta.
O secretário executivo da ANDIFES, Gustavo Balduino, ressalta que os indicadores gerados pela pesquisa também auxiliam no aumento da eficiência da gestão dos recursos públicos destinados às universidades federais.
Fonte: Pró-Reitoria de Graduação .
Telefone: 85 3366 9410.
Notícia disponível: http://www.prograd.ufc.br/pesquisa-traca-perfil-dos-alunos-da-graduacao-para-ajudar-nas-politicas-de-assistencia-estudantil-2/
Publicado edital com diretrizes e cronograma do ENADE 2018.
As diretrizes, os procedimentos e as datas do Exame Nacional Desempenho de Estudantes (Enade) 2018 estão listados no edital publicado Diário Oficial da União da última sexta-feira (22). Os Coordenadores de Cursos deverão fazer as inscrições dos estudantes ingressantes regulares e dos estudantes concluintes regulares entre 2 de julho e 12 de agosto. Já o Cadastro dos estudantes concluintes regulares deve ser feito pelo próprio aluno, de 14 de agosto a 21 de novembro. O exame será aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 25 de novembro de 2018, em todo o Brasil.
Cadastro – O estudante deverá criar login e senha para ter acesso ao Sistema Enade, e ter sido devidamente inscrito pela IES previamente. Para fazer o cadastro é necessário informar o CPF, um número de telefone com DDD, e um endereço de e-mail válido. Os estudantes habilitados que forem concluintes de mais de um curso de graduação deverão indicar o curso para o recebimento da prova no local de aplicação. O estudante que necessitar de Atendimento Especializado e/ou Específico deverá informar a condição que motiva a solicitação de atendimento e comprovar por meio de documentos a condição que motiva a solicitação de atendimento diferenciado.
Estrutura do Exame – A prova do Enade terá duração de quatro horas e será composta por dez questões de Formação Geral, sendo duas discursivas e oito de múltipla escolha; e 30 questões de Componente Específico de cada área de avaliação, sendo três discursivas e 27 de múltipla escolha. As questões discursivas do componente de Formação Geral vão avaliar aspectos como clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, utilização de vocabulário adequado e correção gramatical do texto.
Enade – O Exame Nacional Desempenho de Estudantes é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e é composto por uma prova para avaliação individual de desempenho do estudante e um Questionário do Estudante. De acordo com a legislação, devem ser inscritos no Exame os estudantes ingressantes e concluintes dos cursos de graduação avaliados na edição, bem como estudantes irregulares. No histórico escolar do estudante ficará registrada a situação de regularidade em relação ao Enade.
Os estudantes da Universidade Federal do Ceará podem obter mais informações no site do Enade na UFC.
Deverão ser inscritos no exame os estudantes ingressantes e concluintes habilitados dos cursos de bacharelado e superiores de tecnologia vinculados às áreas que serão avaliadas em 2018. Os ingressantes habilitados, devidamente inscritos pela Instituição de Educação Superior (IES), ficarão dispensados da participação no Enade 2018, mas precisam ser inscritos dentro do prazo divulgado. Já os estudantes concluintes habilitados devem obrigatoriamente participar do Exame. A situação de regularidade no Enade será divulgada pelo Inep, no Sistema Enade, em relatório específico, a partir de 2 de janeiro de 2019. Aqueles que não cumprirem as obrigações previstas para a obtenção de regularidade não poderão colar grau.
São considerados estudantes ingressantes aqueles que iniciaram um dos cursos avaliados em 2018, que tenham cumprido de 0% a 25% da carga horária mínima do currículo do curso até 13 de agosto deste ano. Os estudantes concluintes dos cursos de bacharelado são aqueles que tenham expectativa de conclusão de curso até julho de 2019 ou que tenham cumprido 80% ou mais da carga horária mínima do currículo e que não tenham colado grau até 13 de agosto de 2018. Já os concluintes dos cursos superiores de tecnologia devem concluir o curso até dezembro de 2018 ou integralizado 75% ou mais da carga horária mínima do currículo e não tenham colado grau até 13 de agosto. O grupo de estudantes habilitados para o Enade 2018 deverá ser inscrito pela IES independentemente de ter registrado sua participação em edições anteriores do Exame.
Fonte: Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas – fone: 85 3366 9020
NOTÍCIA DISPONÍVEL: http://www.prograd.ufc.br/publicado-edital-com-diretrizes-e-cronograma-do-enade-2018/
Comunicado sobre o funcionamento do RU nos dias de jogos do Brasil
O Refeitório Universitário do Campus de Sobral informa que, no dia 02 de julho, devido ao jogo da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo, não haverá distribuição do almoço. O jantar funcionará no horário normal.
Vicente de Paulo Teixeira Pinto é o primeiro professor titular do Campus de Sobral.
Estudantes e servidores docentes e técnico-administrativos do Campus da Universidade Federal do Ceará em Sobral acompanharam, no último dia 21, a defesa pública do memorial do Prof. Vicente de Paulo Teixeira Pinto para obtenção do título de professor titular. Docente do Curso de Medicina e diretor do campus, ele é o primeiro professor da unidade a receber a titulação.
A defesa, prestigiada também por amigos e familiares de Vicente de Paulo, foi realizada no auditório do Curso de Medicina e teve Comissão Especial de Avaliação composta pelos professores Armênio Aguiar dos Santos (UFC), Renato de Azevedo Moreira (Universidade de Fortaleza), Marcus Raimundo Vale (UFC), Rogélio Lopes Brandão (Universidade Federal de Ouro Preto) e Mirna Marques Bezerra Brayner (UFC).
O Prof. Gerardo Cristino Filho, primeiro coordenador do Curso de Medicina, apontou a progressão de Vicente Pinto como motivo de orgulho para todos que integram a comunidade acadêmica do campus.
“É um momento de extrema importância não só para o Curso de Medicina, mas para toda a comunidade acadêmica da UFC em Sobral. O Prof. Vicente foi essencial para que Sobral hoje fosse destaque no ensino superior nestes 17 anos da presença da UFC em nossa região. Sempre dedicado e colaborativo, enfrentou muitos desafios, mas, resistente e abnegado, venceu todos e hoje é nosso primeiro professor titular e um orgulho para nossa comunidade acadêmica”, destacou.
Na UFC desde 2001, o Prof. Vicente falou sobre a recente titulação. “É o resultado de muito esforço, empenho e dedicação, mas também a certeza de que o título se traduz na responsabilidade de zelar ainda mais pelo desenvolvimento da UFC, de assumir com responsabilidade os compromissos inerentes ao cargo, que nos coloca como referência nessa grande instituição de ensino superior”, comentou.
CURRÍCULO – Vicente de Paulo Teixeira Pinto é graduado em Enfermagem pela UFC (1994), mestre em Bioquímica pela mesma instituição (1997) e doutor em Bioquímica também pela UFC e Université des Sciences et Technologies de Lille, na França (2001). É professor permanente dos Programas de Mestrado em Biotecnologia e em Ciências da Saúde e professor colaborador do Programa de Mestrado em Saúde da Família, ambos da UFC em Sobral. Também é professor do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia do Programa de Doutorado em Biotecnologia – Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO).
Tem experiência na área de bioquímica, com ênfase em atividade biológica-proteínas, atuando principalmente nos seguintes temas: atividade pró-inflamatória, caracterização de receptores de células tumorais e atividade antimicrobiana. Também atua na área da saúde coletiva, com ênfase na gestão de sistemas e serviços de saúde e educação permanente em saúde.
Com informações do jornalista Vanderley Moreira.
Fonte: Diretoria do Campus da UFC em Sobral – fone: 88 3695 4601.
Notícia disponível: http://www.ufc.br/noticias/noticias-de-2018/11454-vicente-de-paulo-teixeira-pinto-e-o-primeiro-professor-titular-do-campus-de-sobral
UFC: há 63 anos trabalhando a excelência
A 25 de junho de 1955, era instalada a Universidade Federal do Ceará, agrupando os estabelecimentos de nível superior então existentes em nosso Estado: Escola de Agronomia, Faculdade de Direito, Faculdade de Medicina e Faculdade de Farmácia e Odontologia. Foi esse o desfecho de um grande movimento, liderado pelo Prof. Antônio Martins Filho, que mobilizou amplos setores da sociedade.
Em 63 anos, a UFC cresceu extraordinariamente, expandiu-se para o interior do Estado e agigantou-se no terreno da qualidade. Enquanto isso, sucessivas gerações passaram pelo nosso Campus, onde absorveram não apenas conhecimentos, mas também uma nova mentalidade e uma percepção mais aguda do mundo. Grandes profissionais e notáveis lideranças foram aqui formados, o que se constitui na mais valiosa contribuição da Universidade pública de qualidade para que o avanço social e econômico do Ceará.
Hoje, em um conjunto de 140 instituições de nível superior avaliadas in loco pelo MEC, a UFC insere-se na elite das 10 que apresentam Conceito Institucional 5 e Índice de Cursos entre 4 e 5, o que a coloca, definitivamente, na faixa de excelência. Conquistas como essa nos incentivam a aprofundar um trabalho sério, que nos faz caminhar a passos largos, honrando o legado de Martins Filho e instalando a UFC, definitivamente, no coração dos cearenses.
Henry de Holanda Campos
Reitor da UFC
http://www.ufc.br/noticias/noticias-de-2018/11437-ufc-ha-63-anos-trabalhando-a-excelencia
Veja pedidos de Reabertura de Matrícula aceitos para 2018.2
A Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação (Copic) divulga o resultado dos processos de reabertura de matrícula na Universidade Federal do Ceará (UFC) para 2018.2.
Os estudantes com pedido deferido deverão efetuar matrícula em disciplinas entre os dias 16 e 18 de julho de 2018, nas coordenações de curso ou via Internet, através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).
A Copic reforça que aqueles que não realizarem a matrícula dentro do prazo terão seu status novamente cancelado e processo administrativo encaminhado para cancelamento definitivo.
Os interessados cujo campo do resultado aparece em branco devem procurar a coordenação do curso. Já aqueles cujo resultado aparece como arquivado devem procurar a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza, pois os processos não foram assinados até o momento da divulgação da lista.
- Resultado Final – Reabertura de matrícula 2018.2
Fonte: Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação – fone: 85 3366 9036
Notícia disponível: http://www.prograd.ufc.br/veja-pedidos-de-reabertura-de-matricula-aceitos-para-2018-2/
Trancamento parcial de matrícula têm esta segunda (25) e terça-feira (26) para efetivar a solicitação nas respectivas coordenações de curso.
Os estudantes matriculados em disciplinas anuais em 2018.1 que possuem interesse no trancamento parcial de matrícula têm esta segunda 25/06/2018 e terça-feira 26/06/2018 para efetivar a solicitação nas respectivas coordenações de curso.
OBS: O trancamento parcial consiste no cancelamento de matrícula em uma disciplina específica.
Fonte: Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação – fone: 85 3366 9528
Notícia disponível: http://www.prograd.ufc.br/atencao-aos-prazos-de-trancamento-total-e-parcial/
Com mais de R$ 240 mil em premiações, Prêmio Jovem Cientista inscreve até 31/07/2018.
Revelar talentos da ciência e incentivar a pesquisa no Brasil. Com esses objetivos, está de volta o Prêmio Jovem Cientista, promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e lançado na Universidade Federal do Ceará.
A 29ª edição do prêmio tem o tema “Inovações para conservação da natureza e transformação social”, e irá agraciar trabalhos de estudantes de ensino superior, mestres e doutores, estudantes de ensino médio e universidades. A premiação total soma mais de R$ 240 mil.
O PRÊMIO – As inscrições ocorrem até 31 de julho. O Jovem Cientista concederá premiações em dinheiro e computadores portáteis. Na categoria Mestre e Doutor, em que podem concorrer estudantes de mestrado, mestres, estudantes de doutorado e doutores que tenham menos de 40 anos de idade, os prêmios serão R$ 35 mil, R$ 25 mil e R$ 18 mil para os três primeiros colocados, respectivamente.
Na categoria Estudante de Ensino Superior, os prêmios serão R$ 18 mil, R$ 15 mil e R$ 12 mil para os três primeiros colocados, respectivamente.
Na categoria Estudante de Ensino Médio, os três primeiros colocados receberão computadores portáteis. Na categoria Mérito Institucional, serão premiadas uma instituição de ensino superior e outra de ensino médio, às quais estiver vinculados o maior número de trabalhos qualificados. E na categoria Mérito Científico será premiado um pesquisador com título de doutor cuja produção científica seja em área do conhecimento relacionada ao tema “Inovações para conservação da natureza e transformação social”.
Há 11 linhas de pesquisa nas categorias de Mestre e Doutor e de Estudante do Ensino Superior, e 6 linhas na categoria de Estudante do Ensino Médio. O regulamento está disponível no site do prêmio.
O reitor Henry Campos recebeu, na Reitoria da UFC, o titular do setor de Serviços e Projetos da Diretoria de Cooperação Institucional do CNPq, Fábio Rocha, e o coordenador de Parcerias Estaduais do CNPq, Gilberto de Souza. Eles apresentaram o formato e os objetivos do prêmio, bem como a premiação ofertada, e destacaram o grande potencial de participação que tem a UFC.
Ao lado de diretores de unidades acadêmicas, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, Antonio Gomes, também esteve presente e afirmou que há, na Universidade, inúmeros projetos relacionados ao tema “Inovações para conservação da natureza e transformação social”, o que incentiva a participação dos estudantes da Instituição.
Fonte: Prêmio Jovem Cientista – e-mail: pjc@cnpq.br
Notícia disponível: http://ufc.br/noticias/noticias-de-2018/11164-com-mais-de-r-240-mil-em-premiacoes-premio-jovem-cientista-e-lancado-na-ufc-inscricoes-abertas
Cardápio 25/06/2018 a 29/06/2018
Data | Almoço | Jantar |
---|---|---|
segunda-feira |
|
|
25/06 | ||
terça-feira |
|
|
26/06 | ||
quarta-feira |
|
|
27/06 | ||
quinta-feira |
|
|
28/06 | ||
sexta-feira |
*Contém LEITE/LACTOSE **Contém GLÚTEN |
|
29/06 |