Livros livres na Biblioteca do Campus de Sobral

Inauguramos, nesta última sexta-feira, 30 de novembro de 2018, o espaço do projeto *Livros Livres*, na Biblioteca do Campus de Sobral. O objetivo é incentivar o gosto pela leitura, por meio do compartilhamento de livros, sem que haja a necessidade de realizar cadastro, sem data de devolução ou multas.
Bloco I Mucambinho- subsolo da Cantina
Desta forma, o projeto conta com sua colaboração! Podem ser doados livros de literatura nacional e estrangeira pertencentes aos diversos gêneros literários.

Aguardamos sua visita e sua doação.
Liberte aquele livro que está preso e empoeirado na sua estante! Leve! Leia! e Liberte!

Mais informações:

Bibliotecária: Márcia Sousa

Telefone: (88) 3695- 4645/ 3695- 4644

Email: marciaamas@gmail.com

Atenção ao prazo para solicitar trancamento total 2018

Os estudantes interessados no trancamento total referente a 2018.2, que cancela a matrícula em todas as disciplinas do atual semestre letivo, devem fazer a solicitação até 5 de dezembro, nas coordenações de curso. Diferentemente do trancamento parcial, o trancamento total não afeta o índice de Rendimento Acadêmico (IRA).

Para realizar o trancamento total de matrícula, os estudantes devem estar enquadrados em um dos seguintes casos, desde que ocorrido após a matrícula:

  • doença atestada pelo Serviço Médico da Universidade Federal do Ceará (UFC);
  • Mudança de domicílio para outra cidade atestada por comprovantes recentes  tanto do atual quanto do domicílio anterior;
  • exercício de emprego, atestado pelo empregador, quando houver concomitância de horários ou;
  • obrigações de natureza militar.

O trancamento total de matrícula pode ser solicitado por estudantes matriculados em qualquer semestre letivo. No entanto, é importante ressaltar que, como aluno irregular, o discente não terá mais prioridade na matrícula das disciplinas.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação – fone: 85 3366 9528

Termos:  •  • 

 

Notícia: http://www.prograd.ufc.br/atencao-ao-prazo-para-solicitar-trancamento-total/

Divulgado edital para seleção de bolsas de apoio a projetos de graduação

Estão abertas, até 14 de dezembro, inscrições para implementação ou renovação de bolsas de apoio a projetos de graduação para 2019.

São considerados proponentes do Edital nº 50/2018 os coordenadores de Programas Acadêmicos (CPAs), coordenadores dos cursos de graduação e professores efetivos da UFC em atividade, com regime de 40 horas ou dedicação exclusiva. Ao todo, serão disponibilizadas até 200 bolsas, com vigência de março a novembro de 2019. Os bolsistas deverão cumprir carga horária semanal de 12 horas e receberão R$ 400,00 mensais.

Os proponentes devem realizar a inscrição on-line, através do site da Prograd, até 14 de dezembro, e entregar o formulário de inscrição impresso e assinado na Coordenadoria Geral de Programas Acadêmicos (CGPA) até 20 de dezembro.

A publicação dos projetos aprovados está prevista para o dia 25 de janeiro de 2019, enquanto a seleção dos bolsistas e a divulgação do resultado devem ocorrer de 1º a 25 de fevereiro.

Fonte: Coordenadoria Geral de Programas Acadêmicos – fone: 85 3366 9496

Termos:  •  • 

Abertas inscrições para monitorias do PID até 19 de dezembro de 2018

Estão abertas no período de 19 de novembro a 19 de dezembro, as inscrições para implementação ou renovação de vagas de Monitoria de Iniciação à Docência para 2019.

Ao todo, serão disponibilizadas aos estudantes 764 bolsas para monitoria remunerada, no valor de R$ 400,00 mensais, pelo Programa de Iniciação à Docência (PID). O mesmo número de vagas será ofertado para monitoria voluntária. As bolsas terão período de vigência de março a novembro de 2019.

Poderão apresentar propostas os professores da UFC que estejam em efetivo exercício do magistério, com regime de 40 horas ou de dedicação exclusiva. Os interessados deverão fazer a inscrição online, no site da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), no período de 19 de novembro a 19 de dezembro e terão até 20 de dezembro para entregar a versão impressa, com os respectivos anexos, na Coordenadoria de Acompanhamento Discente da Prograd (CAD).

Fonte: Coordenadoria de Acompanhamento Discente – fone: 85 3366 9519

Termos: 

 

Notícia: http://www.prograd.ufc.br/abertas-inscricoes-para-monitorias-do-pid-ate-19-de-dezembro/

Pró-Reitoria de Graduação divulga editais com oferta de até 1.016 bolsas remuneradas

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Federal do Ceará lançou três editais para seleção de bolsistas.

Pelo Programa de Iniciação à Docência (PID), de acordo com o Edital nº 49/2018764 bolsas são de monitoria remunerada (implementação ou renovação). O mesmo número de vagas será ofertado para monitoria voluntária. As inscrições devem ser feitas por professores da UFC que estejam em efetivo exercício do magistério, com regime de 40 horas ou de dedicação exclusiva.

Já pelo Programa de Acolhimento e Incentivo à Permanência (PAIP), o Edital nº 50/2018 versa sobre a oferta de bolsas de apoio a projetos de graduação, que devem ser pleiteadas por coordenadores de Programas Acadêmicos (CPAs), coordenadores dos cursos de graduação e professores efetivos da UFC em atividade. Para essa modalidade, serão disponibilizadas até 200 bolsas.

Nos dois editais acima, as inscrições devem ser feitas por professores e coordenadores, até 19 de dezembro.

Por fim, também pelo PAIP, o Edital nº 51/2018 oferece 52 bolsas para apoio à gestão acadêmica. Parte das vagas é livre para estudantes de qualquer curso de graduação e o restante é especificamente para discentes de licenciaturas e dos Cursos de Biblioteconomia, Ciência da Computação, Cinema e Audiovisual, Design, Engenharia da Computação, Estatística, Jornalismo, Matemática Industrial, Pedagogia, Publicidade e Propaganda e Sistemas e Mídias Digitais.

Cada candidato poderá se inscrever em até dois setores ou programas. Os selecionados atuarão em setores e programas da própria PROGRAD. Nesse caso, as inscrições são feitas por estudantes e ocorrem de 20 de novembro a 17 de dezembro.

Todas as bolsas, nos três editais, são no valor de R$ 400,00 e terão vigência de março a novembro de 2019. Os alunos selecionados deverão cumprir carga horária de 12 horas semanais.

Mais informações podem ser obtidas no site da PROGRAD.

Fonte: Pró-Reitoria de Graduação – fone: 85 3366 9219

 

Notícia: http://www.ufc.br/noticias/12192-pro-reitoria-de-graduacao-divulga-editais-com-oferta-de-ate-1-016-bolsas-remuneradas

Edital Nº 45/2018- Veja resultado final da Seleção para Mudança de Curso; matrícula será em 28 de novembro

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) informa o resultado do processo seletivo para mudança de curso 2019.1. O cadastro de matrícula dos aprovados será no dia 28 de novembro.

Os aprovados deverão comparecer ao auditório da PROGRAD, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza, nesta data, no horário de 9h às 12h, para efetuar cadastro de matrícula no novo curso. No caso dos cursos sediados no interior, o procedimento poderá será feito na diretoria do respectivo Campus.

Para efetuar o cadastro, o aluno deverá apresentar o Requerimento de Matrícula para Mudança de Curso impresso, preenchido e assinado.

Classificáveis – Caso restem vagas não ocupadas após o cadastro de matrícula dos aprovados na mudança de curso, os candidatos seguintes (que aparecem como desclassificados por vaga no resultado final) serão convocados, na ordem de classificação.

O processo seletivo foi regido pelo Edital Nº 45/2018 e ofertou 79 vagas nos campi de Fortaleza, Russas e Sobral.

 

Fonte: Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação (Copic) – fone: 85 3366 9528

Termos:  •  • 

 

Notícia: http://www.prograd.ufc.br/veja-resultado-final-da-selecao-para-mudanca-de-curso-matricula-sera-em-28-de-novembro/

Enade: Questionário do Estudante deve ser preenchido até 21 de novembro

Os inscritos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2018 têm até o dia 21 de novembro para responder o Questionário do Estudante no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas (Copav), responsável pelo acompanhamento do Exame na Universidade Federal do Ceará (UFC), recomenda que o preenchimento seja feito até, no máximo, dois dias antes da prova.

Só podem se cadastrar os estudantes que foram previamente inscritos pelos Coordenadores de Curso. Para realizar o cadastro é necessário selecionar a opção “Primeiro Acesso” para criar login e senha. O Inep solicita o número de CPF, além de um e-mail válido. É responsabilidade do estudante verificar se o cadastro foi concluído com sucesso, para garantir o acesso ao Questionário do Estudante e participar da prova em 25 de novembro.

O Questionário do Estudante tem como finalidade a avaliação, por parte do estudante, da instituição de ensino superior e do curso a qual está concluindo, além de coletar informações socioeconômicas dos estudantes. Este instrumento é utilizado para o cálculo dos indicadores de qualidade da IES e do curso.

Ele é necessário também para que os estudantes tenham acesso a consulta individual do local de prova e ao cartão de informações, que serão liberados pelo Inep a partir do dia 9 de novembro. O não preenchimento do Questionário do Estudante implicará situação de irregularidade junto ao Enade.

  • Clique aqui para acessar o Sistema Enade

Fonte: Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas – fone: 85 3366 9020

Termos:  •  •  •  • 

 

Notícia: http://www.prograd.ufc.br/enade-questionario-do-estudante-deve-ser-preenchido-ate-21-de-novembro/

Conheça o Guia do Estudante, novo recurso para auxiliar a comunidade discente da UFC

Trabalhos, provas, projetos, grupos de estudo e estágios são só alguns dos temas que povoam as mentes dos alunos, às vezes com o ônus de estar longe da casa dos pais para concluir a formação universitária.

Vivenciar tudo isso na Universidade Federal do Ceará, uma das maiores e mais bem conceituadas instituições públicas de ensino superior do País, ficará um pouco mais fácil com uma iniciativa da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC: o Guia do Estudante.

O Guia foi lançado oficialmente na abertura dos Encontros Universitários 2018 na quarta-feira passada (24), no Auditório Ícaro Moreira, do Centro de Ciências, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra.

novo site nasce com a missão de esclarecer a comunidade discente sobre os variados aspectos do universo acadêmico. No Guia, estão informações importantes sobre atividades acadêmicas e curriculares, serviços disponibilizados pela Instituição para o alunado, equipamentos culturais e científicos, políticas de apoio socioeconômico aos estudantes mais vulneráveis e diversas dicas úteis no percurso do ingresso à formatura.

Entre os conteúdos reunidos na plataforma digital estão por exemplo: tipos de matrícula que podem ser realizados pelo estudante, como se dão as avaliações nas disciplinas, como é contabilizada a frequência e como solicitar segunda chamada de provas.

Também são apresentados serviços como o Sistema de Bibliotecas, as modalidades de bolsas disponibilizadas, além dos pré-requisitos para se formar e solicitar o diploma de graduação.

De acordo com o Prof. Joaquim Francisco Cordeiro Neto, coordenador-adjunto de Comunicação Social e Marketing Institucional, a ideia é que a comunidade explore e aprimore o recurso. “Com esse manual, nossos estudantes ficarão cientes de normas e diretrizes institucionais que regulam a vida na Universidade, bem como de seus direitos e deveres. Queremos que se torne um instrumento de consulta permanente, da entrada na Universidade até a cerimônia de colação de grau”, antecipa.

Acesso – A estrutura de navegação do Guia funciona como a de uma plataforma de busca. Digitando uma palavra-chave, o usuário poderá ter acesso aos conteúdos relacionados a ela. Também é possível a navegação com uma visão geral da base de dados clicando-se no menu Assuntos. Todo o conteúdo do Guia pode ser acessado na versão e-book, cujo download está disponível no próprio site.

“O Guia concentra informações em um só local, de um jeito rápido de acessar e fácil de entender. Ele está onde nossos alunos estão: na Internet e nos celulares. Selecionamos, apuramos e classificamos os temas mais importantes para calouros, transferidos e veteranos, que são muito úteis para nossos professores, servidores técnico-administrativos e profissionais terceirizados da Universidade”, conclui o Prof. Joaquim.

Para reforçar a ideia de que os estudantes e coordenadores de graduação apropriem-se do material e contribuam para a ampliação do acesso a ele, também pode ser baixada no site uma apresentação de slides, formatada para divulgar a ferramenta para a comunidade acadêmica. Com um clique, todos os vídeos produzidos para a plataforma podem ser vistos no canal do Guia do Estudante da UFC no YouTube.

Em constante aperfeiçoamento, o site será atualizado de acordo com demandas de setores da Universidade e dos próprios alunos, que podem enviar, por meio de formulário, depoimentos com dicas e conselhos que consideram valiosos para os demais colegas da graduação. Outra novidade é a Agenda UFC, site colaborativo no qual os organizadores de atividades acadêmicas e culturais da Universidade poderão cadastrar seus eventos na plataforma, ampliando assim seu alcance e divulgação.

Serviço:
Guia do Estudante da UFC – www.guiadoestudante.ufc.br

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7319 / E-mail: marketing@ufc.br

 

Notícia: http://www.prograd.ufc.br/ufc-apresenta-guia-do-estudante-novo-recurso-para-auxiliar-a-comunidade-discente/

EDITAL n° 45/2018- Mudança de curso: divulgada lista de indeferidos após análise de recursos

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) informa a relação de inscrições indeferidas para o processo seletivo de mudança de curso 2019.1, após análise de recursos administrativos. A seleção é regida pelo Edital Nº 45/2018, que esclarece todos os critérios eliminatórios.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação – fone: 85 3366 9528

Termos:  •  • 

Notícia: http://www.prograd.ufc.br/mudanca-de-curso-divulgada-lista-de-indeferidos-apos-analise-de-recursos/

Funcionamento da Biblioteca do Campus de SOBRAL em novas instalações

Comunicamos que segunda feira, dia 12 de novembro, a Biblioteca do Campus de Sobral voltará a funcionar normalmente em novas instalações no Campus do Mucambinho.

 

Rua Conselheiro José Júlio, S/N CEP 62.010-820

Horário de Funcionamento: das 07:00 às 21:00 horas.

 

(Bloco I Mucambinho- subsolo da Cantina).

 

MAIS INFORMAÇÕES:

Sala do Acervo da Biblioteca: (88) 3695 4644
Gabinete da Bibliotecária: (88) 3695 4645