UFC lança edital sobre participação no SISU 2019; inscrições serão de 22 a 25/01

A Universidade Federal do Ceará informa, por meio de edital, como será a ocupação de suas 6.288 vagas em 110 cursos de graduação presencial pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU) 1º/2019. Os candidatos deverão fazer sua inscrição, de 22 a 25 de janeiro, no site oficial do SISU mantido pelo Ministério da Educação (MEC).

De acordo com o Edital nº 02/2019 (PROGRAD/UFC) (PROGRAD/UFC), de 18 de janeiro de 2019, a seleção será feita exclusivamente com base nos resultados obtidos pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2018. A Instituição não adotará pesos diferentes para as provas.

Para garantir a vaga na UFC, há duas etapas de matrícula, ambas obrigatórias e presenciais: a Solicitação de Matrícula e a Confirmação Presencial de Matrícula. A primeira é realizada no período da Chamada Regular (30 de janeiro a 4 de fevereiro) ou Lista de Espera (a partir de 7 de fevereiro), e a segunda, em datas definidas de acordo com o semestre de ingresso.

COTAS – Para os candidatos cotistas (conforme a Lei nº 12.711/2012), há também a necessidade do deferimento definitivo da documentação comprobatória, que será analisada por uma comissão da Universidade. São destinadas 50% das vagas para estudantes que cursaram todo o ensino médio na rede pública de ensino. Dentro das cotas, há reservas de acordo com critérios étnicos e socioeconômicos e também para pessoas com deficiência.

Perde a vaga o candidato que deixar de cumprir qualquer uma dessas etapas nos prazos estipulados ou que entregar a documentação incompleta.

A UFC disponibiliza no SISU 1º/2019 todas as suas vagas da graduação presencial, com exceção do Curso de Letras-Libras, tanto no primeiro semestre quanto no segundo. Não é permitido ao candidato escolher seu semestre de ingresso. O critério único para essa definição será a classificação final dos aprovados com Solicitação de Matrícula efetuada, para cada classe de concorrência, curso, sede e turno. Entretanto, é importante destacar que candidatos aprovados para o segundo semestre podem ser remanejados em caso de desistências e cancelamentos nas vagas do primeiro semestre de cursos que possuem duas entradas por ano.

LISTA DE ESPERA – As vagas eventualmente não ocupadas na Chamada Regular do SISU 1º/2019 e/ou oriundas de desistências serão preenchidas pela Chamada de Lista de Espera, a partir da lista de candidatos inscritos disponibilizada pelo SISU. Somente podem concorrer à Lista de Espera candidatos não aprovados em nenhuma de suas duas opções de curso.

CANAIS OFICIAIS – Os candidatos deverão fazer sua inscrição, de 22 a 25 de janeiro, no site oficial do SISU mantido pelo Ministério da Educação (MEC). Para obter informações sobre o processo especificamente na UFC, como calendário de Solicitação de Matrícula e Confirmação Presencial de Matrícula, é imprescindível acompanhar o site do SISU na UFC.

A Coordenação do SISU na UFC enfatiza também a necessidade da leitura atenta dos dois editais que regem a seleção: Edital nº 83/2018 (INEP/MEC) e Edital nº 02/2019 (PROGRAD/UFC).

Dúvidas são respondidas somente pelo e-mail sisu@ufc.br.

Leia mais:
Lista de Espera: o que muda no SISU 2019?
UFC ofertará 6.288 vagas no SISU 2019; consulta está aberta no site do MEC
Resultados individuais do ENEM 2018 já estão disponíveis
UFC informa notas de corte do SISU 2018
Perguntas Frequentes

Fonte: Coordenação do SISU na UFC – e-mail: sisu@ufc.br

 

Notícia: http://www.ufc.br/noticias/12464-ufc-lanca-edital-sobre-participacao-no-sisu-2019-inscricoes-serao-de-22-a-25-01

Lista de Espera: o que muda no SISU 2019?

Os estudantes que participarão do Sistema de Seleção Unificada (SISU) devem ficar muito atentos às mudanças na Lista de Espera. O candidato aprovado em qualquer uma de suas duas opções de curso na Chamada Regular não poderá participar da Lista de Espera, mesmo que não solicite matrícula. Até o ano passado, o estudante aprovado em segunda opção, independentemente de efetuar matrícula, poderia se inscrever na Lista de Espera da primeira.

Já o candidato que não for aprovado em nenhuma de suas duas opções de curso poderá escolher se desejará participar da Lista de Espera da primeira ou da segunda opção. Antes, a Lista de Espera era válida somente para a primeira opção.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), as mudança visam reduzir o tempo de convocação das Listas de Espera, fazendo com que os estudantes estejam matriculados antes do período letivo.

As mudanças foram publicadas no Edital nº 83/2018, do Ministério da Educação, com as regras referentes ao Sisu 1º/2019, bem como o cronograma com as datas de inscrição, resultado, prazo para participação da Lista de Espera e matrícula na instituição de ensino. Podem participar do processo de seleção estudantes que fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2018 e que tenham obtido nota superior a zero na redação.

Dúvidas são respondidas somente pelo e-mail sisu@ufc.br.

 

Notícia: http://www.sisu.ufc.br/lista-de-espera-o-que-muda-no-sisu-2019/

Acompanhe o SISU pelo celular ou tablet

O candidato a uma vaga no Sistema de Seleção Unificada (SISU) tem a opção de consultar as vagas direto do celular e tablet. Pelo aplicativo, é possível compartilhar, receber avisos e acompanhar as datas mais importantes.

Entre as novidades do aplicativo, a seção “Dever de Casa” informa o que fazer em cada etapa do processo seletivo. A partir deste ano, o aplicativo permite a escolha de até quatro modalidades de curso para acompanhar as notas durante o período de inscrição.

Assim como nas edições anteriores, pelo aplicativo, o candidato terá acesso a suas notas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e poderá pesquisar as vagas disponíveis no SISU. Além disso, terá como acompanhar sua inscrição e ter acesso a classificações parciais e notas de corte.

O aplicativo está disponível para download na Google Play (Android) e App Store (iOS).

Instalação rápida – Aproxime a câmera do seu celular e utilize um leitor de Código QR para instalar o aplicativo do Sisu.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Educação

 

Notícia: http://www.sisu.ufc.br/acompanhe-o-sisu-2019-pelo-seu-celular-ou-tablet/

Bibliotecas iniciam inventário do acervo no dia 28; confira horário de funcionamento das unidades

Anualmente, por exigência do Tribunal de Contas da União (TCU), a Biblioteca Universitária da UFC realiza o inventário de seu patrimônio bibliográfico. O procedimento referente ao ano de 2018 será realizado de 28 de janeiro a 8 de fevereiro de 2019. O período é diferenciado para a Biblioteca de Ciências Humanas, Biblioteca das Casas de Cultura Estrangeira e Biblioteca Central do Campus do Pici, nas quais o processo se estenderá até o dia 15 de fevereiro, em virtude do volume de seus acervos.

Durante o inventário, as bibliotecas funcionarão exclusivamente para devolução de livros e entrega de declaração de quitação (nada consta). A renovação pela Internet continuará disponível. Já a liberação de reservas estará suspensa e será retomada a partir de 11 de fevereiro. No caso das bibliotecas de Ciências Humanas, das Casas de Cultura Estrangeira e Central do Campus do Pici, as reservas serão normalizadas a partir do dia 18 de fevereiro. Não serão cobradas multas referentes a esse período.

Confira a seguir os horários de funcionamento das bibliotecas durante o inventário:

Biblioteca Central do Campus do Pici (BCCP) – das 7h30min às 17h45min;
Biblioteca de Ciências Humanas (BCH) – das 8h às 19h;
Biblioteca das Casas de Cultura Estrangeira (BCCE) – das 8h às 19h;
Biblioteca de Pós-Graduação em Economia Agrícola (BPGEA) – das 7h30min às 17h;
Biblioteca de Pós-Graduação em Engenharia (BPGE) – das 8h às 12h e das 13h às 16h;
Biblioteca do Curso de Física (BCF) – das 8h às 17h;
Biblioteca do Curso de Matemática (BCM) – das 7h30min às 17h;
Biblioteca do Curso de Arquitetura (BCA) – das 8h às 18h;
Biblioteca de Pós-Graduação em Economia (BPGEC) – das 8h às 18h;
Biblioteca da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (BFEAAC) – das 8h às 18h;
Biblioteca da Faculdade de Direito (BFD) – das 7h30min às 18h;
Biblioteca de Ciências da Saúde (BCS) – das 7h30min às 18h;
Biblioteca do Instituto de Ciências do Mar (BICM) – das 7h às 17h;
Biblioteca do Museu de Arte (BMAUC) – das 8h às 12h e das 13h às 17h;
Biblioteca do Campus de Sobral (BCSO) – das 7h às 18h;
Biblioteca de Medicina de Sobral (BMS) – das 8h às 17h;
Biblioteca do Campus de Russas (BCR) – das 7h30min às 17h30min;
Biblioteca do Campus de Crateús (BCCR) – das 8h às 12h e das 13h às 17h;
Biblioteca do Campus de Quixadá (BCQ) – das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Fonte: Direção da Biblioteca Universitária – fones: 85 3366 9508 e 3366 9507

Telefone da Biblioteca Campus de Sobral: (88) 3695-4645/ 4644.

 

Notícia: http://www.ufc.br/noticias/12466-bibliotecas-iniciam-inventario-do-acervo-no-dia-28-confira-horario-de-funcionamento-das-unidades

EDITAL N° 198/2018 SELEÇÃO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO – Ciências da Computação Título de Mestre até dia 21.01

O Reitor da Universidade Federal do Ceará torna público, para conhecimento dos interessados, que se acham abertas as inscrições da Seleção de Professor Substituto para a carreira do Magistério Superior, nos dias, horários e locais estabelecidos no Quadro anexo ao presente Edital, para os setores de estudo e vagas a seguir indicados:

PERÍODO DE INSCRIÇÃO – TÍTULO DE MESTRE

Confira todas as informações no Edital.

Programas relacionados:

Observação: Por conta de uma queda de energia no bloco, os telefones do Campus de Sobral não estão funcionando, sendo assim, maiores informações sobre a seleção, via email ou pessoalmente nos endereços citados acima.

 

www.progep.ufc.br

Telefone: +55 (85) 3366 7395

Resultados individuais do Enem 2018 serão liberados nesta sexta-feira (18)

Os resultados individuais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 serão liberados nesta sexta-feira (18), na Página do Participante e no Aplicativo do Enem 2018. O acesso aos resultados exige login com CPF e senha. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) orienta que os participantes que não se lembram da senha cadastrada façam o processo de recuperação com antecedência para terem acesso às notas assim que sejam liberadas.

A recuperação de senha é feita na mesma Página do Participante onde serão liberados os resultados. Ao clicar no botão “Esqueci minha senha”, o participante deverá confirmar o e-mail cadastrado no sistema para receber uma senha temporária. Quem esqueceu a senha e também não tem acesso ao e-mail cadastrado tem a opção de informar novos contatos para receber a senha temporária.

Os resultados do Enem 2018 poderão ser utilizados como mecanismo único, alternativo ou complementar de acesso à educação superior, desde que exista adesão por parte das instituições de educação superior (IES). A utilização dos resultados individuais para fins de seleção, classificação ou premiação não é de responsabilidade do Inep. Entretanto, para inscrição nos programas de acesso e financiamento da educação do Ministério da Educação – Sisu, Prouni e Fies – o participante deverá informar a mesma senha cadastrada para o Enem. Esse é mais um motivo para que todos os participantes tenham suas senhas “em dia”.

Treineiros – Participantes que fizeram o Enem 2018 para autoavaliação de conhecimentos, os chamados treineiros, só terão acesso aos seus resultados individuais em 18 de março, conforme determinado no Edital do Enem 2018. Na mesma data será liberado o acesso à vista da prova de redação para fins pedagógicos. Mais conhecida como “espelho da redação”, a vista permite ao participante conhecer seu desempenho nas cinco competências avaliadas na redação.

Orientações para Recuperação de Senha

Esqueci a senha

  • Acesse a Página do Participante.
  • Informe seu CPF, responda ao desafio de figuras e clique em “Esqueci minha senha”.
  • Na tela seguinte, confira se o e-mail apresentado está certo, responda ao desafio de figuras e clique em “Enviar nova senha por e-mail”.
  • Acesse a caixa do e-mail cadastrado para ver a senha temporária.

Esqueci a senha e não tenho acesso ao e-mail cadastrado

  • Acesse a Página do Participante.
  • Informe seu CPF, responda ao desafio de figuras e clique em “Esqueci minha senha”.
  • Na tela seguinte, se você não se lembra ou não tem acesso ao e-mail apresentado, responda ao desafio de figuras e clique em “Não tenho acesso a este e-mail”.
  • Na tela seguinte, confirme as informações solicitadas pelo sistema.
  • Na sequência, informe e confirme novos dados para contato (celular e e-mail), responda ao desafio de figuras e clique em “Salvar novos dados de contato e enviar nova senha”.
  • A mensagem “Dados confirmados com sucesso” será exibida. Uma notificação será enviada para o e-mail cadastrado na inscrição, informando a alteração.
  • Acesse a caixa do novo de e-mail cadastrado para ver a senha temporária.

 

Notícia: http://www.sisu.ufc.br/resultados-individuais-do-enem-2018-serao-liberados-nesta-sexta-feira-18/

Certidão de Colação de Grau poderá ser emitida pelo SIGAA

A partir do ciclo de colações de grau 2018.2, estudantes que necessitem comprovar a colação de forma imediata poderão emitir a certidão pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) já no dia seguinte à solenidade.

Uma vez logado ao sistema, o aluno deverá acessar o portal do discente e no menu “documentos e declarações”, solicitar a emissão da certidão de colação de grau.

Com o código de verificação informado no rodapé do documento, será possível gerar a certidão em PDF e emitir novas cópias, se necessário.

O estudante somente deverá procurar o Protocolo da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) para emissão da certidão de colação de grau, caso verifique algum dado pessoal que necessite de retificação.

Fonte: Protocolo da PROGRAD – fone: 85 3366 9410

 

Notícia: http://www.prograd.ufc.br/certidao-de-colacao-de-grau-podera-ser-emitida-pelo-sigaa/

Transferidos e graduados devem se cadastrar no SIGAA para matrícula em disciplinas

Os candidatos aprovados no processo seletivo para transferência de outras instituições de ensino e admissão de graduados para 2019.1 já fazem parte do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

A matrícula em disciplinas será de 21 a 23 de janeiro, e os estudantes poderão fazê-la na coordenação do curso ou por meio do SIGAA. Pelo sistema é possível também emitir declarações, consultar disciplinas ofertadas, acompanhar informações sobre o curso e conferir notas. Além disso, é um canal de informação dos professores com suas turmas.

Primeiro acesso – Ao acessar o SIGAA pela primeira vez, será necessário fazer um cadastro com dados como CPF, e-mail e data de nascimento. Neste momento, o estudante deverá criar login e senha individuais, que serão solicitados a cada novo acesso.

  • Acesse o SIGAA e faça seu cadastro

Fonte: Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação – fones: 85 3366 9036 / 3366 9528

Termos:  •  •  •  •  • 

 

Notícia: http://www.prograd.ufc.br/transferidos-e-graduados-devem-se-cadastrar-no-sigaa-para-matricula-em-disciplinas/

Matrícula de veteranos será de 21 a 23 de janeiro; consulta online está aberta

Estudantes veteranos de graduação presencial da Universidade Federal do Ceará deverão fazer matrícula em disciplinas para 2019.1 no período de 21 a 23 de janeiro. As datas são as mesmas para os aprovados nos processos seletivos de admissão de graduados, transferência de outras instituições de ensino e mudança de curso, bem como para aqueles que tiverem a reabertura de matrícula aceita.

O ideal é que o estudante veterano solicite matrícula nas turmas cujas vagas foram reservadas para seu curso e semestre, nas quais terá prioridade. O procedimento poderá ser realizado nas coordenações de curso ou pela internet, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), que já está atualizado com a inclusão dos novos alunos. A oferta de disciplinas já pode ser consultada no SIGAA.

Matrícula Institucional – O prazo é o mesmo para os discentes interessados em realizar a matrícula institucional, que mantém o vínculo com a Universidade mesmo sem matrícula em componentes curriculares. Contudo, apenas estudantes que integralizaram todos os componentes obrigatórios dos dois primeiros semestres do curso podem realizar a matrícula institucional.

Trancamento Total – De acordo com o Artigo 101º do Regimento Geral da UFC, a partir deste semestre, estudantes que necessitem de trancamento total de matrícula deverão solicitá-lo no mesmo período da matrícula curricular, ou seja, de 21 a 23 de janeiro. Têm direito ao trancamento os que se enquadram em algum dos seguintes casos: doença atestada pelo Serviço Médico da UFC, mudança de domicílio, exercício de emprego e obrigação de ordem militar. Caso o fator gerador do trancamento ocorra após o início do semestre letivo, a solicitação deverá ser encaminhada no prazo de até 15 dias, limitando-se ao último dia letivo do semestre.

As datas referentes às etapas de matrícula podem ser consultadas a qualquer momento no Calendário Universitário.

Leia mais:
Transferidos e graduados devem se cadastrar no SIGAA para matrícula em disciplinas
Alunos devem regularizar situação com a Biblioteca para realizar matrícula

Fonte: Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação – fones: 85 3366 9036 / 3366 9528

Termos:  •  •  •  •  •  •  • 

 

Notícia: http://www.prograd.ufc.br/matricula-de-veteranos-sera-de-21-a-23-de-janeiro-oferta-de-disciplinas-esta-disponivel-no-sigaa/

Lançado edital para seleção de professor substituto em Sobral, Crateús e Quixadá

A Universidade Federal do Ceará lançou o Edital nº 9/2019, referente à seleção de professor substituto. São ofertadas quatro vagas, distribuídas nos campi de Sobral (1), Crateús (2) e Quixadá (1). As inscrições, a serem feitas presencialmente ou por procuração, começam no próximo dia 15.

No Campus da UFC em Sobral, a vaga é para o setor de estudo Odontopediatria/Laboratório de Ortodontia, com regime de 40 horas semanais de trabalho. As inscrições para candidatos com doutorado ou mestrado serão de 15 a 21 deste mês. Caso não se inscrevam candidatos com essas titulações, novo prazo ficará aberto, de 23 a 29 de janeiro, para quem tem graduação.

O local de inscrição é a Coordenação do Curso de Odontologia, na Rua Conselheiro José Júlio, s/n, Centro, CEP.: 62.010-820, Sobral-CE. O telefone da coordenação é (88) 3695 4648 e os emails para contato são odontologia@sobral.ufc.br e daniele.bessa@sobral.ufc.br.

No Campus da UFC em Crateús, uma vaga é para o setor de estudo Sistema de Informação, com exigência do título de mestre e jornada de 40 horas. Para esta vaga as inscrições vão de 15 a 17 de janeiro. Se não se inscreverem candidatos com a titulação mencionada, novo período (de 21 a 23 de janeiro) ficará aberto para candidatos com graduação.

A outra vaga neste campus é para o setor de estudo Engenharia de Transporte, também com regime de 40 horas e exigência de mestrado. O período de inscrições será de 15 a 21 de janeiro. Se não houver inscritos com título de mestre, o edital prevê novo período de inscrição, de 23 a 29 de janeiro, para candidatos com graduação.

O endereço da secretaria do Campus de Crateús é BR 226, KM 4, Bairro Venâncios, CEP.: 63.700-000, Crateús-CE. O interessado pode entrar em contato pelos telefones (88) 3691 9701 e (88) 3691 9700 e pelo e-mail secretaria@crateus.ufc.br.

No Campus de Quixadá, a vaga oferecida é para o setor de estudo Matemática, com regime de 40 horas e exigência de mestrado. As inscrições ocorrerão de 15 a 21 de janeiro e, no caso de não haver inscritos com título de mestre, será estabelecido novo prazo, de 23 a 29 de janeiro, para candidatos com graduação

O local de inscrição é a secretaria do Campus da UFC em Quixadá, situada na Av. José de Freitas Queiroz, 5003, Cedro, CEP.: 63.902-580, Quixadá-CE. Os telefones da secretaria são (88) 3412-0919 e (88) 3411-9422 e o e-mail é secretaria@quixada.ufc.br.

Nos três campi, o atendimento aos candidatos será nos dias úteis, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Mais informações, como taxas de inscrição, remuneração, calendário do processo seletivo, programa, estão no Edital nº 9/2019 e em seus anexos, disponíveis no site da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas.

Fonte: Divisão de Concursos e Provimento da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas – fone: 85 3366 7407

 

Notícia: http://www.ufc.br/noticias/noticias-e-editais-de-concursos-e-selecoes/12441-lancado-edital-para-selecao-de-professor-substituto-em-sobral-crateus-e-quixada