A Universidade Federal do Ceará (UFC), através da Pró-Reitoria de Relações Interinstitucionais (PROINTER), está com inscrições abertas até o dia 15 de março para seleção de projetos no âmbito do Programa Empreende UFC. O programa, voltado ao estímulo do fortalecimento do empreendedorismo e da inovação, envolve estudantes de graduação, pós-graduação e servidores docentes e técnico-administrativos.
Como detalha o Edital PROINTER PIBI nº 02/2024, duas categorias de projetos podem ser apoiadas pelo Programa Empreende UFC 2024: Categoria 1, tendo como líder um estudante de graduação; e Categoria 2, com o líder podendo ser um estudante de pós-graduação ou servidor (docente ou técnico-administrativo) da UFC.
Podem ser apresentados projetos de empreendimentos inovadores, startups, negócios de impacto socioambiental, negócios de base tecnológica e spin-offs acadêmicas que tenham o potencial de gerar produtos inovadores e sustentáveis para a sociedade. O Empreende UFC prevê a concessão de 81 bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Inovação (PIBI) para estudantes de qualquer curso de graduação.
Cada projeto deve ser apresentado por equipes multidisciplinares formadas por três a seis membros, contendo estudantes e, pelo menos, um servidor docente ou técnico-administrativo atuando como orientador. Do total de bolsas a serem concedidas, 30 são reservadas para projetos de negócios de impacto socioambiental. Os projetos apoiados pelo programa serão realizados de abril a dezembro de 2024, com duração máxima de nove meses.
A Universidade Federal do Ceará, através da Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER), está com inscrições abertas até o dia 27 de março para seleção de projetos no âmbito do Programa Empreende UFC. O programa, voltado ao estímulo do fortalecimento do empreendedorismo e da inovação, envolve estudantes de graduação, pós-graduação e servidores docentes e técnico-administrativos.
Podem ser apresentados projetos de empreendimentos inovadores, startups, negócios de impacto socioambiental, negócios de base tecnológica e spin-offs acadêmicas. O Empreende UFC prevê a concessão de 90 bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Inovação (PIBI) para estudantes de graduação.
Como detalha o Edital PROINTER PIBI nº 07/2023, duas categorias de projetos podem ser apoiadas pelo programa Empreende UFC 2023: Categoria 1, tendo como líder um estudante de graduação; e Categoria 2, com o líder podendo ser um estudante de pós-graduação ou servidor/pesquisador (docente ou técnico-administrativo) da UFC. O edital esclarece que os líderes dos projetos da Categoria 1 deverão, obrigatoriamente, ser bolsistas do Programa e os projetos da Categoria 2 deverão ter pelo menos um estudante de graduação apto a receber a bolsa.
Cada projeto deve ser apresentado por equipes multidisciplinares formadas por até seis membros, contendo estudantes e, pelo menos, um servidor docente ou técnico-administrativo atuando como orientador. No total está prevista a concessão de 90 bolsas para alunos de graduação de qualquer curso da UFC, e uma novidade na edição 2023 é que foi instituída a reserva de até 30 bolsas para projetos de negócios de impacto socioambiental. Os projetos apoiados pelo programa serão realizados de abril a dezembro de 2023, com duração máxima de nove meses.
A PROINTER realizou uma live no canal UFCTV, no YouTube, para explicar detalhes do programa.
INSCRIÇÕES E BENEFÍCIOS – O Edital PROINTER PIBI nº 07/2023 (nos formatos simples e completo), fichas de inscrições e todas as orientações sobre o processo seletivo estão disponíveis no site da PROINTER. Os projetos devem ser inscritos pelo líder de cada categoria mencionada.
Além das bolsas para os estudantes de graduação, o Programa Empreende UFC apresenta mais benefícios às equipes participantes, como a capacitação das equipes selecionadas quanto à modelagem, à validação e ao desenvolvimento de negócios por meio de workshops, palestras, debates com empreendedores & investidores de risco, mentorias, validações e simulações de pitches de negócios.
Também são benefícios do programa a conexão dos participantes com empreendedores, investidores, especialistas e mentores dos ecossistemas empreendedores cearense, nacional e internacional; e a disponibilização de ambientes criativos da UFC organizados no formato de coworking às equipes dos projetos selecionados.
ESTRATÉGIAS EMPREENDEDORAS – O coordenador de Empreendedorismo da PROINTER, Prof. Abraão Saraiva, comenta que “a Universidade Federal do Ceará tem dedicado esforços e executado estratégias para fortalecer o empreendedorismo no âmbito acadêmico, tendo sido reconhecida nos últimos anos nacionalmente no Ranking de Universidades Empreendedoras e no Startup Awards 2021, e localmente, na premiação Ceará Awards 2022”.
Ele cita, dentre as estratégias, o Programa Empreende UFC de 2023 que “vem para fortalecer o estímulo ao empreendedorismo inovador tanto entre os estudantes de graduação e de pós-graduação, como também dos servidores docentes e técnico-administrativos da Universidade, aliando teoria e prática de forma multidisciplinar e integrada às demandas da sociedade”.
Para o pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, Prof. Augusto Albuquerque, “o mundo do trabalho e as organizações públicas e privadas têm demandado, cada vez mais, profissionais com competências empreendedoras e inovadoras. Nesse sentido, essas áreas têm que ser parte hoje do pensamento dos universitários, independente do curso de formação. Ainda, enquanto servidores da Universidade, mesmo já tendo várias oportunidades para sermos pesquisadores e extensionistas, também podemos considerar o empreendedorismo e a inovação como alternativas complementares de desenvolvimento de carreira e de contribuição para a sociedade“.
Fonte: Prof. Abraão Freires Saraiva Júnior, coordenador de Empreendedorismo da PROINTER – telefone/WhatsApp: (85) 98824 6068 / e-mail: empreendedorismo@ufc.br