A comunidade acadêmica do Campus da Universidade Federal do Ceará em Sobral foi presenteada na tarde dessa terça-feira (10): o cochilódromo do campus, destinado ao descanso de estudantes, foi inaugurado. O espaço, criado pelo Curso de Medicina, poderá ser utilizado das 11h às 14h, horário de intervalo entre as aulas. Um outro cochilódromo será entregue em breve à comunidade acadêmica do Campus Mucambinho, em Sobral.

O espaço, criado pelo Curso de Medicina, poderá ser utilizado das 11h às 14h, horário de intervalo entre as aulas (Foto: Aline Costa Araújo)
A Profª Eva Cristino, uma das idealizadoras do projeto, explica que o objetivo do cochilódromo é oferecer um local em que os estudantes tenham um momento de repouso após o turno da manhã, e assim, possam aproveitar as aulas do período da tarde com mais qualidade e melhor rendimento.
“Muitos têm uma carga horária muito pesada, muitas vezes durante o dia inteiro. E Sobral também é conhecida por ser uma cidade muito quente. Então, o projeto foi todo pensado para trazer conforto aos estudantes, com ar-condicionado, cores que acalmam e cheirinhos tranquilizantes”, explica a professora.
Apesar de estar localizado nas dependências do Curso de Medicina, o espaço é destinado aos alunos de todos os cursos do campus, bem como à comunidade acadêmica em geral, o que inclui professores e servidores técnico-administrativos.

Também serão aceitas no local atividades semanais à noite, como ioga, meditação e grupos terapêuticos de música e arte (Foto: Aline Costa Araújo)
A criação do espaço contou com apoio do Centro Acadêmico do Curso de Medicina e da Direção do Campus. Todo o aparato que compõe o ambiente foi adquirido por meio de colaboração financeira de professores, servidores e do Centro Acadêmico.
Também serão aceitas no local atividades semanais à noite, como ioga, meditação e grupos terapêuticos de música e arte. Os responsáveis pelo espaço oferecerão as atividades conforme sugestões dos frequentadores do local.
“A intenção é que seja um instrumento de promoção de saúde mental e de melhoria na qualidade de vida para diminuir ansiedade e problemas de saúde mental”, declarou Eva Cristino. “Sabemos que os estudantes não deixarão de ter esses problemas por causa desse espaço, mas podemos ajudar”.
Leia mais: Em Fortaleza, projeto Soneca, na FFOE, também oferece espaço de descanso aos estudantes. Leia reportagem no Jornal da UFC
Fonte: Profª Eva Cristino, do Curso de Medicina do Campus de Sobral – fone: (88) 3695-4701.
Link: http://www.ufc.br/noticias/13563-saude-mental-campus-da-ufc-em-sobral-inaugura-cochilodromo