-
Quinta, 22 Janeiro 2026 14:23
Escrito por Comunicação de Gestão
Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão delibera sobre políticas institucionais e alterações normativas nessas áreas; processo eleitoral inédito escolherá três titulares e três suplentes para representar TAEs na instância. (Foto: Guilherme Silva/ UFC Informa)
Servidores técnico-administrativos em educação da Universidade Federal do Ceará realizam processo eleitoral para escolher seus representantes no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). O Edital 01/2026 foi oficialmente lançado nesta quinta-feira (22) e é um marco da participação da categoria nos espaços de deliberação acadêmica da Instituição, uma vez que se trata da primeira eleição para representantes TAE no Cepe na história da UFC.
O pleito definirá três representantes titulares e seus respectivos suplentes, com mandato para o biênio 2026–2028. As candidaturas podem ser oficializadas – de amanhã (23) até 3 de fevereiro – por meio do preenchimento de um formulário eletrônico. Para concorrer, os servidores precisam apresentar documento de identificação oficial com foto e declaração funcional emitida via SIGPRH/UFC a partir de janeiro de 2026. Não é pré-requisito para inscrição a filiação a entidades sindicais representativas do segmento.
Na sede do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (Sintufce), localizada na Rua Waldery Uchôa, 50 – Benfica, estarão disponíveis trabalhadores para oferecer suporte a candidatos interessados em efetuar a inscrição.
Após a homologação das inscrições, o período previsto para campanha é de 6 a 24 de fevereiro. A votação ocorrerá, exclusivamente por via eletrônica, nos dias 25 e 26 de fevereiro, por meio de link a ser enviado pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) para o e-mail de cada servidor técnico-administrativo cadastrado junto à UFC. É imprescindível que, para participar da votação, o servidor esteja na ativa com sua conta de e-mail atualizada junto aos sistemas da Universidade. Servidores aposentados não se candidatam e nem votam nesta eleição. O voto é nominal e facultativo, e cada servidor pode indicar em sua cédula até três candidatos. Os mais votados ocuparão as vagas titulares, e os três seguintes assumirão as suplências, em consonância com o edital.
A lista de candidaturas deferidas e indeferidas será divulgada em 3 de fevereiro de 2026, com prazo para recursos no dia seguinte. O resultado dos recursos e a homologação das candidaturas estão previstos para 5 de fevereiro.
APURAÇÃO E POSSE – Encerrada a votação, a apuração será realizada automaticamente, com apoio técnico da STI. O resultado preliminar será divulgado em 27 de fevereiro, com prazo para interposição de recursos nos dias 2 e 3 de março. O resultado final da eleição será publicado em 5 de março de 2026.
A posse dos representantes eleitos está prevista para o dia 13 de março de 2026 ou na primeira reunião do Cepe após a conclusão do processo eleitoral, conforme a programação da Divisão de Apoio aos Conselhos Superiores da UFC (DACS).
O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extenaão (Cepe) é uma das instâncias superiores de decisão da Universidade Federal do Ceará, com atribuições deliberativas e consultivas nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. O Conselho é responsável, dentre outras competências, pela formulação de políticas universitárias e proposição de alterações regimentais e estatutárias nessas áreas.
Fonte: Marco Fukuda, presidente da Comissão Eleitoral – e-mail: comissaoeleitoral@sintufce.org.br
Link da Publicação original: https://www.ufc.br/noticias/noticias-da-reitoria/20015-servidores-tae-escolhem-pela-primeira-vez-representantes-para-compor-cepe-candidaturas-podem-ser-inscritas-ate-3-de-fevereiro
