Em busca de promover a inclusão e a melhoria na comunicação com os pacientes surdos, o PET do curso de Medicina do Campus de Sobral realizou, no dia 15 de janeiro, uma capacitação aberta e gratuita em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Ministrada pelo intérprete Jorge Kong, o evento contou com aproximadamente 40 pessoas, entre alunos e professores, além de outros participantes do público externo, incluindo intérpretes e estudantes de outras áreas da saúde.
Durante as duas horas de atividade, os participantes foram apresentados aos conceitos teóricos e práticos da língua, com foco em sinais específicos utilizados para descrever queixas de saúde. O evento procurou sensibilizar os futuros profissionais para a importância da empatia e do respeito à diversidade, essenciais para humanizar o atendimento médico.
A capacitação foi realizada no miniauditório da Faculdade de Medicina da UFC Sobral, com apoio da coordenação do curso. Outro ponto abordado no evento foi a ausência da LIBRAS no currículo do curso de Medicina, apontando para a importância de suprir essa lacuna e promover uma reflexão sobre a necessidade de incluir a língua nos programas acadêmicos.
O evento é um marco na formação dos estudantes, incentivando a reflexão sobre a necessidade de inclusão da LIBRAS nos currículos acadêmicos.
Fonte: PET-UFC – Programa de Educação Tutorial da Universidade Federal do Ceará – Campus Sobral
PET Medicina de Sobral realiza capacitação em LIBRAS para atendimento em saúde