Adeline Stervinou é bolsista produtividade PQ 2 (CNPq) e apresentou o atual projeto financiado pelo CNPq e pela FUNCAP através do edital Mulheres na Ciência que trata sobre a transmissão de conhecimentos no ato da regência orquestral, enfatizando uma perspectiva neurocognitiva. Sua pesquisa observa que a comunicação visual é considerada um dos elementos fundamentais no desempenho do regente e na execução dos membros de uma orquestra universitária. Entretanto, os autores consultados não estabelecem uma conexão entre a comunicação por contato visual e a transmissão de conhecimento do maestro para os músicos. Assim, o projeto consiste em um estudo das regiões ativas do cérebro durante a comunicação visual do regente de orquestra por meio de dispositivos específicos permitindo observar a movimentação dos olhos (eye-tracker) e a ativação cerebral (fNIRS) a fim de estabelecer relações entre o contato visual e a atividade cerebral do regente em relação aos músicos durante a execução de obras musicais.

Já o professor Marco Toledo apresentou os primeiros resultados sobre o desenvolvimento de modelo teórico de aprendizagem autorregulada para a aprendizagem de instrumento musical no contexto das bandas de música amadoras. Após o período como professor/pesquisador visitante na Faculdade de Educação da Universidade de Montreal trabalhando em cooperação com a professora Sylvie Cartier desenvolveu-se os fundamentos teóricos para a criação de um modelo de aprendizagem autorregulada que vise Aprender música tocando uminstrumento musical. Espera-se com esta pesquisa propor um modelo de aprendizagem autorregulada que possa ser aplicado na didática de instrumentos musicais nas bandas de música brasileiras, atendendo em totalidade, todos os aspectos deste constructo teórico e capaz de contribuir para a formação de cidadãos do século XXI protagonistas de sua aprendizagem. O projeto de pesquisa possui finaciamento de dois programas a apoio à pesquisa da FUNCAP, BOLSA DE PRODUTIVIDADE EM PESQUISA, ESTÍMULO À INTERIORIZAÇÃO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA e PRÓ-HUMANIDADES.

Fonte: marcotoledo@ufc.br