PROGRAD inicia preparativos para Enade 2024; na UFC, 25 cursos participam da edição deste ano

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Federal do Ceará deu início à preparação para o Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes (Enade) 2024, com a realização do 1º Encontro Enade das Licenciaturas.

Organizado pela equipe da Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas (COPAV), o evento ocorreu na última quinta (1º), na Sala de Seminários da PROGRAD, e reuniu coordenadores de cursos e servidores técnicos-administrativos envolvidos no Exame.

O encontro teve como objetivo apresentar uma visão geral sobre o Enade 2024, com foco nas avaliações teórica e prática implementados pela Portaria nº 610/2024 do Ministério da Educação. Além da apresentação das novas diretrizes, foram realizadas orientações gerais acerca de enquadramentos de curso, inscrição de estudantes habilitados para Avaliação Teórica e/ou Prática e prazos institucionais. Ademais foram respondidas dúvidas iniciais a acerca dos procedimentos Enade.

Na Universidade Federal do Ceará, 25 cursos de licenciaturas irão participar do Exame este ano. Neste sentido, em razão destas mudanças, haverá a necessidade de amplo movimento institucional para fins de orientação e sensibilização junto a comunidade acadêmica, em especial, junto aos coordenadores de curso, orientadores de estágios e estudantes habilitados.

Assim, a equipe da COPAV seguirá oferecendo suporte à comunidade acadêmica, com a realização de novos encontros, ações de sensibilização e produção de materiais instrucionais, buscando fortalecer a participação da UFC no Enade das Licenciaturas.

ENADE – Realizado anualmente, o Enade é constituído por um questionário do estudante e uma prova de avaliação composta por itens de formação geral e específicos. Ele é um dos indicadores utilizados pelo MEC para avaliar a qualidade dos cursos de ensino superior e para subsidiar políticas públicas, processos de supervisão e regulação das graduações.

A edição de 2024 avaliará cursos de licenciatura das áreas de artes visuais; ciências biológicas; ciências sociais; computação; educação física; filosofia; física; geografia; história; letras (inglês); letras (português); letras (português e espanhol); letras (português e inglês); matemática; música; pedagogia e química.

PROVA – A prova será aplicada no dia 24 de novembro, com início às 13h30min e término às 18h, conforme horário de Brasília. As provas do Enade das Licenciaturas serão compostas por uma parte de Formação Geral Docente, comum aos cursos de todas as áreas, e uma de Componente Específico, próprio de cada Área de Avaliação das Licenciaturas.

Estudantes da UFC podem obter mais informações no site do Enade na UFC.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas da PROGRAD – fone: (85) 3366 9020 / e-mail: copav@prograd.ufc.br

Link da Publicação: https://prograd.ufc.br/pt/prograd-inicia-preparativos-para-enade-2024-na-ufc-25-cursos-participam-da-edicao-deste-ano/