Tem início neste sábado (1º) o período de Avaliação de Desempenho de todos os servidores técnico-administrativos estáveis – que concluíram os três anos de estágio probatório até 31 de março de 2023 – e dos servidores docentes ocupantes de cargos de direção CD2, CD3 e CD4 (vinculados às áreas administrativas e com seis meses ou mais na função).
O processo deve ser completado até 31 de maio e conta com quatro fases: autoavaliação, avaliação pela chefia imediata, reunião entre avaliador e avaliado e reunião entre gestor e avaliados. As duas primeiras fases devem ser realizadas através do módulo SIGPRH, conforme o tutorial para autoavaliação e o tutorial para valiação da chefia imediata.
Após a avaliação da chefia, o servidor tem até 30 de junho para dar ciência on-line no SIGPRH da sua avaliação de desempenho (menu Avaliação > Servidores estáveis > Buscar > Avaliações). Este caminho dá acesso ao Histórico de Avaliação. Na coluna Detalhes, clicar na lupa (Visualizar e / ou dar ciência da avaliação).
Como novidade para o ciclo avaliativo deste ano, os gestores também poderão enviar a ata da reunião entre gestor e avaliados pelo SIGPRH, conforme tutorial.
A avaliação objetiva verificar o desempenho do servidor, bem como seu potencial de desenvolvimento, através do acompanhamento do trabalho realizado por ele no período de 1º de abril de 2022 a 31 de março de 2023.
A falta de avaliação de desempenho traz prejuízos funcionais aos servidores, como o não recebimento da Progressão por Mérito Profissional. Além disso, pode ser negada a autorização para usufruir de licença-capacitação e de afastamento para aperfeiçoamento aos servidores sem avaliação.
AGENTES INTERNOS – Neste ano, 61 agentes internos vão atuar em diversos setores da UFC, tirando dúvidas sobre o processo e incentivando o cumprimento das quatro fases da avaliação. A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) reuniu no dia 22 de março, em treinamento realizado no auditório da Reitoria, os servidores de unidades acadêmicas e administrativas da UFC que atuarão como agentes internos. Conduzida pela Divisão de Carreira e Avaliação de Desempenho (DICAD), a iniciativa teve transmissão on-line para os campi do Interior.
Indicados pela chefia imediata como responsáveis pela organização e controle do processo em seu setor, os agentes internos devem incentivar a pontualidade na entrega das avaliações e, sobretudo, tirar dúvidas e orientar os servidores no preenchimento dos formulários eletrônicos
CRONOGRAMA – O cronograma da avaliação de desempenho dos servidores técnico-administrativos cumprirá os seguintes prazos:
– Período de realização: 1º/4/2023 a 31/5/2023;
– Envio das atas de reunião on-line: 3/4/2023 a 23/6/2023;
– Ciência on-line da avaliação: 3/4/2023 a 30/6/2023;
– Período de recurso para a Comissão Permanente de Avaliação de Desempenho: 3/7/2023 a 11/7/2023.
Mais informações sobre o processo podem ser acessadas no site da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) da UFC.
Fonte: Divisão de Carreira e Avaliação de Desempenho (DICAD) da PROGEP/UFC – e-mail: dicad@ufc.br