A solenidade especial de colação de grau de 122 concludentes dos Cursos de Medicina de Fortaleza (39 formandos) e de Sobral (83 formandos) da Universidade Federal do Ceará foi realizada na manhã desta quinta-feira (23), no auditório do Centro de Tecnologia, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, na capital cearense. A cerimônia, presidida pelo reitor da UFC, Prof. Henry Campos, registrou momentos de muita emoção, com aplausos, risos e lágrimas de alegria.
Ao saudar os novos profissionais da Medicina no Ceará, o reitor tratou os formandos como “colegas médicos” e afirmou: “Em nosso País, as novas gerações de profissionais de nível superior têm papel fundamental na construção de uma sociedade justa e igualitária, onde haja mais educação, mais oportunidades de trabalho e menos violência; mais saúde e menos exploração dos deserdados; mais solidariedade e menos corrupção. Esse mundo é possível e nós, na Universidade, atuando na seara onde nos cabe agir, temos feito a nossa parte”.
Com o auditório lotado pelos concludentes, seus familiares e convidados, as palmas entusiasmadas interromperam algumas vezes a fala do reitor, como no trecho em que ele defendeu com firmeza as instituições federais de ensino superior. “A universidade pública tem sabido dar uma resposta aos recursos que nela foram aplicados nos últimos anos. Hoje, elas estão maiores, melhores e bem mais presentes, graças aos investimentos que receberam, e graças também à postura do Governo Federal, que, no passado, nos garantiu segurança e respeito”, disse ele em um dos trechos mais aplaudidos. Durante o discurso do reitor, um grupo de concludentes estendeu uma faixa com os dizeres “Saúde e Educação não são mercadorias. Não vai ter corte, vai ter luta”.
O reitor reafirmou o compromisso da Universidade “em continuar servindo à sociedade, oferecendo ensino superior de qualidade, pesquisando e inscrevendo o Brasil entre os 15 países que mais produzem ciência no planeta”. Ele conclamou os novos médicos a manterem o vínculo com a UFC. “Sigam em frente, sem abdicar dos sonhos que os moveram até aqui, e sem deixar de acreditar no poder do conhecimento, o único que supera galhardamente a força das armas. Na UFC, podem ter certeza, estaremos torcendo por vocês e procurando dar cumprimento, da melhor forma, à nossa missão”, declarou sob palmas.
SONHO REALIZADO – A mesa de abertura da solenidade contou com as presenças, além do reitor, do pró-reitor de Graduação, Prof. Cláudio Marques; da diretora da Faculdade de Medicina, Profª Valéria Goes; e do coordenador do Curso de Medicina de Fortaleza, Prof. Manoel Oliveira Filho. Por se tratar de uma colação de grau especial, o cerimonial foi simplificado, contando apenas com o discurso do reitor. Logo após a abertura da solenidade, os concludentes, perfilados, fizeram o juramento da profissão. Em seguida, o reitor procedeu à leitura do termo de colação de grau, fez seu discurso e a solenidade foi encerrada, num clima de muitos abraços, comemorações, lágrimas de alegria, tudo registrado por inúmeras câmeras.
“É o dia mais feliz da minha vida”, disse Lya Mont’Alverne de Barros Albuquerque, concludente do Curso de Medicina da UFC em Sobral. “Para mim representa a realização de um sonho depois de seis anos de muito estudo, muita dedicação, muita renúncia. É uma conquista muito grande não só para mim, mas para meus familiares, amigos e colegas”. Para ela, ser uma médica formada pela UFC se reveste de uma grande responsabilidade. “Sabemos que a UFC tem reconhecimento nacional e internacional. Eu, como médica, vou querer ter um desenvolvimento impecável para honrar cada vez mais o nome dessa instituição”. Ela pretende se inscrever no Programa Mais Médicos e servir à sociedade.
Essa também é a intenção do recém-formado Weskley Sousa dos Santos, do Curso de Medicina da UFC em Fortaleza. Para ele, trabalhar na área da saúde pública em um programa que atenderá os mais pobres é uma forma de tentar retribuir tudo o que a sociedade lhe proporcionou ao pagar impostos que foram revertidos para o ensino. “Dessa forma a gente tenta dar de volta todo esse benefício que eles deram para a gente.” O momento da colação de grau representou uma emoção muito grande para Weskley. “Foram seis longos anos estudando numa universidade federal super-respeitada e renomada como a UFC. Fica a ansiedade para começar a botar em prática tudo o que aprendi.”
Abraçada com os pais e chorando de alegria, Lana Mulato Lima só conseguiu dizer que “foi uma conquista muito grande” e que também vai se inscrever no Programa mais Médicos. O sorriso radiante dos pais confirmava as palavras da filha.
Fonte: Coordenadoria da Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331
A Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação (COPIC) divulga a relação de candidatos com inscrições indeferidas para mudança de curso 2019.2. Recursos serão aceitos até amanhã, sexta-feira (24).
Os interessados devem entregar o formulário para recurso, preenchido e assinado, no Protocolo da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza, ou nas diretorias dos campi no interior.
Recomenda-se que o candidato leia com atenção o Edital Nº 18/2019, que rege a seleção e informa os critérios de indeferimento. O resultado dos recursos deverá ser publicado no dia 29 de maio.
Sobral recebe, de 22 a 30 de maio, a 30ª edição do Festival Internacional de Orquestras de Jovens Eurochestries em diversos espaços e distritos da cidade, como parte integrante da programação comemorativa do Centenário do Eclipse de Sobral. O acesso é gratuito.
A abertura do festival acontece dia 22, às 19h, no anfiteatro da Margem Esquerda (antiga Concha Acústica) e tem seu ápice no dia 29, na Praça do Patrocínio, durante a reinauguração do Museu do Eclipse. O encerramento será dia 30, às 19h, no Boulevard do Arco.
O festival chega à sua 4ª edição sul-americana e Sobral é mais uma vez a cidade escolhida para sediar o evento que reúne, este ano, jovens da Estônia, Espanha, Canadá, México e Brasil para um show de música erudita.
PROGRAMAÇÃO
Dia 22 (quarta-feira) 19h – Concerto de abertura no anfiteatro da Margem Esquerda (antiga concha acústica)
Dia 23 (quinta-feira) 16h – Trio solista de sopro viento “Àlvarez Beigbeder” (Espanha) e Duo (México/Canadá), no distrito de Aracatiaçu 19h – Orquestra de cordas friccionadas da FUNFFEC (RN), na Igreja São José, bairro Sumaré
Dia 24 (sexta-feira) 19h – Quinteto de Metais da UFC Fortaleza, no distrito de Bonfim 19h – Quinteto LEGE de cordas friccionadas (Estônia), na Estação Juventude do bairro Sinhá Sabóia
Dia 25 (sábado) 19h – Trio solista de sopro viento “Àlvarez Beigbeder” (Espanha) e Quinteto de Metais da UFC Fortaleza, no VLT 20h – Orquestra de cordas friccionadas da FUNFFEC (RN), na Igreja São Pedro, bairro Dom Expedito.
Dia 26 (domingo) 16h – Quinteto LEGE de cordas friccionadas (Estônia) e Duo (México/Canadá), na Igreja São Francisco
Dia 27 (segunda-feira) 15h – Duo (México/Canadá), no Abrigo São Francisco; 20h – Orquestra Sinfônica da UFC Sobral (OSUFC), no distrito de Jordão
Dia 29 (quarta-feira) 19h – Reinauguração do Museu do Eclipse, na Praça do Patrocínio
Dia 30 (quinta-feira) 19h – Concerto de Encerramento no Boulevard do Arco
A partir da próxima terça-feira (28), estudantes e professores de graduação presencial da Universidade Federal do Ceará devem realizar a Avaliação Institucional 2019.1. Nesta edição, os participantes analisam a qualidade do ensino, opinando sobre o nível das aulas, turmas, docentes, dentre outros aspectos.
A avaliação é anônima e deve ser feita peloSIGAA, no menu Ensino, onde serão disponibilizados os formulários on-line. A participação de todos é de extrema importância e garantirá à administração da UFC um diagnóstico da graduação, o que tem sido utilizado para implementação de melhorias nos cursos avaliados.
De acordo com a Comissão Própria de Avaliação (CPA), responsável pelo processo, várias iniciativas têm sido tomadas nesse sentido. O presidente da comissão, Prof. José Lassance, cita os seminários para melhoria da didática dos docentes, as ações que valorizam a autonomia e visão crítica dos estudantes, além das tratativas individuais e específicas com professores, com base nas respostas da comunidade estudantil.
Nas últimas edições, os resultados da Avaliação Institucional têm sido trabalhados em eventos promovidos pela CPA em cada unidade acadêmica. Como resultado, as unidades cadastram potencialidades e fragilidades identificadas na sondagem, indicando possíveis soluções para cada aspecto.
Tais ações podem ser vistas no site da CPA. As ações referentes à avaliação de 2018 estão sendo trabalhadas setorialmente e serão apresentadas em um seminário de avaliação previsto para o segundo semestre deste ano. No semestre passado, 86,78% dos docentes participaram do processo, enquanto entre os discentes a participação foi de 53,76%.
Fonte: José Lassance, presidente da Comissão Própria de Avaliação da UFC – fone: (85) 3366 9421
O Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal do Ceará elaborou, na tarde desta segunda-feira (20), a lista tríplice para a escolha do reitor para o quadriênio 2019-2023. Em votação secreta e uninominal, 47 conselheiros votaram no certame, que definiu os nomes de Custódio Almeida, Cândido Albuquerque e Maria Elias Soares, em ordem decrescente de votos, para a lista que seguirá ao Ministério da Educação (MEC), em Brasília. A nomeação do reitor é prerrogativa do presidente da República.
O atual vice-reitor, Custódio Luís Silva de Almeida, que compõe chapa com o diretor do Campus de Quixadá, Davi Romero, encabeça a lista, com 25 votos. Na sequência vem o diretor da Faculdade de Direito, José Cândido Lustosa Bittencourt de Albuquerque, em chapa com o representante das Coordenações de Núcleos e Projetos de Extensão, Glauco Lobo Filho, que obteve 9 votos. A diretora do Campus de Crateús, Maria Elias Soares, conquistou 8 votos. O certame teve 4 votos em branco e um nulo. O presidente do Consuni, reitor Henry de Holanda Campos, absteve-se de votar.
A Profª Maria Elias apresentou seu nome para votação em virtude da desistência do candidato Antônio Gomes de Souza Filho, que manifestou por escrito o desejo de que seu nome não seja incluído na lista tríplice. O processo se deu conforme o item 2.11 da Nota Técnica Nº 400/2018 do Ministério da Educação (MEC), que define que, caso o número de inscrições no Colegiado Máximo seja igual ou inferior a 2, previamente à votação, uma ou mais pessoas devem ser indicadas.
O presidente da sessão, reitor Henry Campos, parabenizou os candidatos e agradeceu ao Conselho por proceder à votação de forma tranquila “e rigorosamente dentro da legitimidade, com nada a ser contestado”.
O RITO – A reunião do CONSUNI teve início com a posse de novos conselheiros. Foram empossados Francisco Alex Almeida Lima, Carliana Isabel Nascimento Pereira, Francisco Nahuan Ribeiro Gonçalves, Jobson Cavalcante da Silva, Thiago de Oliveira Matos e João Victor Escórcio de Oliveira, representantes do Corpo Discente de Graduação; Gabrielle Lima Feitosa e Daniel Paiva de Macedo Júnior, representantes do Corpo Discente de Pós-Graduação, e José Sampaio de Souza Filho, representante da comunidade na área empresarial.
Logo após, o presidente da Comissão Eleitoral Central, Haroldo César Pinheiro Beltrão, fez o relato do processo de consulta à comunidade universitária, realizada no dia 8 de maio de 2019, na qual Custódio Almeida liderou a votação, com 34,70% dos votos ponderados, seguido de Antônio Gomes, com 25,89%, e de Cândido Albuquerque, com 4,61%.
Em seguida, foi dado início ao certame, com distribuição das cédulas de votação entre os conselheiros, que tiveram voto secreto. Após contagem e divulgação do resultado, a reunião foi suspensa para lavratura da ata e, na sequência, reaberta para a sua leitura. A ata foi aprovada por unanimidade pelos conselheiros.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331
SELEÇÃO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO CAMPI DA UFC EM SOBRAL
O Reitor da Universidade Federal do Ceará torna público, para conhecimento dos interessados, que se acham abertas as inscrições da Seleção de Professor Substituto para a carreira do Magistério Superior, nos dias, horários e locais estabelecidos no Quadro anexo ao presente Edital, para os setores de estudo e vagas a seguir indicados: