Regularização de documento deferido parcialmente

Ingressantes em 2021.2 com algum documento básico deferido parcialmente têm até o fim do semestre letivo – ou seja, 10 de fevereiro de 2022, de acordo com o Calendário Universitário – para regularizar sua situação, sob pena de cancelamento de matrícula.

Documentos deferidos parcialmente são aqueles que foram aceitos provisoriamente, mas não atestam a conclusão do ensino médio, identificação oficial com foto, comprovante de situação cadastral regular no CPF e/ou quitações eleitoral e militar de acordo com o exigido pela Universidade Federal do Ceará.

Para regularizar a situação, o candidato deve enviar o documento definitivo para a Divisão de Seleção e Matrícula da Pró-Reitoria de Graduação pelo e-mail dsm@prograd.ufc.br. A relação de documentos aceitos está informada no menu Documentação para Matrícula.

Se tiver dúvida sobre sua análise, o candidato pode verificar, a qualquer momento, se algum documento foi parcialmente deferido, pelo Sistema de Matrícula Virtual.

Link da Notícia: https://sisu.ufc.br/pt/regularizacao-de-documentos-deferidos-parcialmente/

UFC convoca mais 46 suplentes; ativação de matrícula será entre quarta (13) e sexta-feira (15)

A Universidade Federal do Ceará convoca mais 46 candidatos suplentes a ocuparem vagas oriundas de desistências e cancelamentos no semestre letivo 2021.2. Para garantir a vaga, os selecionados deverão, obrigatoriamente, fazer a ativação da matrícula em até três dias úteis*, contando a partir do dia seguinte à convocação.

* Observação: Dias úteis não incluem fins de semana e feriados.

Considerando, terça (12), será feriado de Nossa Senhora Aparecida, isso significa que o suplente convocado precisará ativar a matrícula entre quarta (13) e sexta-feira (15), pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Confira o passo a passo na íntegra, pois apenas se cadastrar no SIGAA não ativará a matrícula, sendo indispensável realizar o procedimento até o final.

O documento de convocação traz a relação de convocados, por ordem alfabética. Além dos nomes, são informados o curso, com a respectiva modalidade e turno e a modalidade de concorrência de cada candidato. Foram chamados 46 suplentes do SISU 1º/2021. Em relação ao SISU 2º/2021, que ofertou vagas exclusivamente no recém-criado campus de Itapajé, não há mais suplentes inscritos para convocação.

ANÁLISE DE DOCUMENTOS – Até quarta-feira (13), será divulgado o resultado preliminar da análise de documentação básica e, quando se aplicar, de cota socioeconômica dos candidatos convocados. A regularização, se necessária, deverá ser realizada até 23h59min de quinta-feira (14). O resultado da reanálise será atualizado no dia 16 de outubro. Todo esse processo deverá ser acompanhado pelo Sistema de Matrícula Virtual.

O semestre letivo teve início no dia 27 de setembro, e os convocados já devem acompanhar as atividades do curso enquanto aguardam o resultado análise de documentos. O mesmo vale para candidatos a vagas reservadas a pessoas com deficiência (PCD) que esperam avaliação de documentação relativa à deficiência e agendamento da entrevista obrigatória e candidatos a vagas reservadas a pretos, pardos e indígenas que podem ser convocados a procedimento de heteroidentificação a qualquer momento.

IMPORTANTE – Em cumprimento à Portaria Normativa Nº 21/2012, do governo federal, o Banco de Suplentes – Ampla Concorrência, divulgado em 18 de maio, inclui também os nomes dos cotistas, estando todos os candidatos em ordem de classificação unicamente pela nota do ENEM. Portanto, cotistas podem ser convocados tanto para vagas de cota quanto para vagas de ampla concorrência (AC), se obtiverem nota para tal. O documento de convocação informa a modalidade de concorrência da vaga ocupada pelo candidato.

CALENDÁRIO – De acordo com o edital Nº 08/2021, poderá ser realizada nova convocação de suplentes no dia 18 de outubro, se houver vagas a serem ocupadas, decorrentes de desistências, cancelamentos e/ou matrículas não ativadas.

Leia também:
Entenda como serão as convocações de suplentes do SISU 1º/2021
Perguntas frequentes sobre o Banco de Suplentes
Editais Nº 07/2021 e Nº 08/2021 (SISU 1º/2021)

Link da Publicação: https://sisu.ufc.br/pt/ufc-convoca-mais-46-suplentes-ativacao-de-matricula-sera-entre-quarta-13-e-sexta-feira-15/

Passo a passo para ativação de matrícula de suplentes convocados

1. Faça o autocadastro

Antes de ativar sua matrícula, você precisa fazer o autocadastro no SIGAA, com dados como nome, CPF e data de nascimento.

  • Atenção! O cadastro só será validado se estas informações forem idênticas às prestadas na inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2020.

Além disso, é primordial informar o nível corretamente. Caso contrário, não conseguirá completar seu cadastro. Lembre-se: a partir de agora você será um estudante de graduação.

Além destes dados, você precisará informar um e-mail de contato. Não precisa ser necessariamente o mesmo e-mail cadastrado no ENEM, mas deve ser um que você tenha acesso e utilize com frequência.

Você precisará, então, criar login e senha individuais, que serão utilizados para seus acessos futuros. Você vai acessar muito esse sistema nos próximos anos! O login não pode ter acentos nem espaços em branco (por exemplo: use fulanodetal ou fulano_de_tal, em vez de fulano de tal).

  • Atenção! Apenas fazer o autocadastro não ativa sua matrícula. Você precisa continuar no SIGAA e realizar o procedimento a seguir:

2. Faça a ativação de matrícula

Agora à ativação de fato! Após fazer login no SIGAA e acessar o Portal do Discente, você encontrará no canto superior esquerdo um menu chamado “Ensino”. Ao clicar nele, aparecerá a opção “Ativação de Suplente”.

  • Atenção! Para acessar o SIGAA, o usuário é o login que você criou no autocadastro, não o seu CPF.
  • Atenção! A ativação de suplentes somente estará disponível no período informado no documento de convocação, nem antes e nem depois. Verifique as datas no documento.

Ao selecionar a opção “Ativação de Suplente”, aparecerá uma nova página, com uma declaração, que você deverá ler com atenção e clicar em “Confirmar”.

A mensagem de sucesso emitida pelo sistema significa que sua ativação foi efetivada. Além disso, seu status no SIGAA passará de CADASTRADO para ATIVO.

Pelo próprio SIGAA, no menu “Ensino”, selecione “Documentos e Declarações” e emita sua declaração de vínculo com a UFC.

  • Atenção! Se tiver qualquer problema com seu cadastro, entre em contato, até 16h do último dia de ativação, pelo e-mail sisu@ufc.br, informando seu nome completo, curso e CPF. Caso seja um aluno ou ex-aluno da UFC que não tenha mais acesso ao e-mail usado no primeiro cadastro no SIGAA, informe os mesmos dados e mais o novo e-mail que deseja atualizar, além de enviar foto de um documento de identificação oficial com foto (frente e verso).

3. Após a ativação de matrícula

Acompanhe a análise de sua documentação básica e, se for o caso, socioeconômica pelo Sistema de Matrícula Virtual. O resultado preliminar será divulgado na data especificada no documento de convocação. O prazo para regularização, caso necessário, será informado neste site do SISU na UFC.

Você será matriculado nas disciplinas pela Pró-Reitoria de Graduação. As coordenações de curso poderão tirar dúvidas e orientar os estudantes – inclusive por meio do chat no SIGAA – sobre dias, horários, formatos (se presencial, híbrido ou remoto) e acesso às disciplinas.

Pelo SIGAA, você poderá se comunicar com seus professores e com a coordenação do seu curso, além de emitir declarações, realizar atividades remotas de ensino, entre outros procedimentos acadêmicos que são geridos por este sistema.

Aproveitamento de estudos realizados na própria UFC ou em outras instituições de ensino superior é avaliado pela coordenação de curso. A solicitação deverá ser feita à coordenação até o semestre seguinte ao do ingresso em um dos períodos definidos no Calendário Universitário.

Se você for aluno de outro curso na UFC, ao ativar matrícula no novo curso, o vínculo anterior será cancelado quando o SIGAA for atualizado. Não é necessário nenhum procedimento adicional de sua parte.

Veja o tutorial para criação de e-mail institucional.

Link da publicação: https://sisu.ufc.br/pt/passo-a-passo-para-ativacao-de-matricula-de-suplentes-convocados-2/

Formas de comprovação de ingresso como cotista

A modalidade de concorrência dos candidatos ingressantes na Universidade Federal do Ceará pelo Sistema de Seleção Unificada pode ser consultada das seguintes formas:

SISU 1º/2021 e SISU 2º/2021

  • Termo de Ciência do candidato (emitida pelo SIGAA e enviada no Sistema de Matrícula Virtual)
  • Comprovante de Solicitação de Matrícula do candidato (emitida no Sistema de Matrícula Virtual no ato da solicitação de matrícula)
  • Resultado de matrícula no SIGAA
  • Resultado da análise de cotas no Sistema de Matrícula Virtual

Edições anteriores do SISU

Link da publicação: https://sisu.ufc.br/pt/formas-de-comprovacao-de-ingresso-como-cotista/

Ingressantes em 2021.1 têm até quinta (2) para regularizar documentos deferidos parcialmente

A Coordenação do SISU na UFC lembra aos ingressantes no semestre letivo 2021.1 com algum documento básico deferido parcialmente que o prazo para regularizar sua situação termina na próxima quinta-feira, 2 de setembro, sob pena de cancelamento de matrícula.

Documentos deferidos parcialmente são aqueles que foram aceitos provisoriamente, mas não atestam a conclusão do ensino médio, identificação oficial com foto, comprovante de situação cadastral regular no CPF e/ou quitações eleitoral e militar de acordo com o exigido pela Universidade Federal do Ceará.

Para regularizar a situação, o candidato deve enviar o documento definitivo para a Divisão de Seleção e Matrícula da Pró-Reitoria de Graduação pelo e-mail dsm@prograd.ufc.br. A relação de documentos aceitos está informada no menu Documentação para Matrícula.

Se tiver dúvida sobre sua análise, o candidato pode verificar se algum documento foi parcialmente deferido, pelo Sistema de Matrícula Virtual.

Os candidatos ingressantes no segundo semestre letivo poderão regularizar documentos deferidos parcialmente até o dia 10 de fevereiro de 2022, data de término do semestre 2021.2, conforme calendário universitário da UFC.

Link da Notícia: https://sisu.ufc.br/pt/regularizacao-de-documentos-deferidos-parcialmente-de-ingressantes-em-2021-1-ate-2-de-setembro/

Edital de Lista de Espera e Banco de Suplentes do SISU 2º/2021: inscrições on-line em 23 e 24/08

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Federal do Ceará divulga o Edital nº 20/2021, referente à chamada de Lista de Espera do Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2º/2021. O documento informa como será a solicitação de matrícula de candidatos classificados para ingresso na UFC e também os procedimentos de inscrição como suplente para os não classificados.

Serão considerados classificados aqueles que tiverem classificação dentro do número de vagas disponíveis após a solicitação de matrícula da Chamada Regular, que foi realizada na última semana.

Já aqueles candidatos fora do número de vagas disponíveis serão considerados não classificados, mas poderão se inscrever como suplentes para serem convocados caso surjam outras vagas decorrentes de desistências e cancelamentos de matrícula.

Assim como na Chamada Regular, tanto a solicitação de matrícula de classificados na Lista de Espera quanto a inscrição de suplentes serão realizadas exclusivamente por meio do Sistema de Matrícula Virtual, nos dias 23 e 24 de agosto.

O envio da documentação básica de matrícula e, se for o caso, da documentação comprobatória de cota, é exigido tanto para a solicitação de matrícula dos classificados quanto para inscrição como suplentes dos não classificados.

COMO FUNCIONA – As inscrições para a Lista de Espera, na plataforma do SISU mantida pelo Ministério da Educação (MEC), terminam nesta segunda-feira (16). De acordo com o Ministério, a Lista de Espera com todos os inscritos será enviada para as instituições participantes na quarta-feira (18).

Somente após receber estas informações do MEC e cruzar com seu próprio banco de dados, a UFC poderá divulgar a Lista de Espera, com os nomes indicados como classificados ou não classificados, o que está previsto para ocorrer até sexta-feira (20). Junto com a Lista de Espera nominal, serão divulgados o quantitativo de vagas disponíveis e um passo a passo para auxiliar os candidatos no processo.

O cronograma completo e outras informações podem ser conferidos no Edital nº 20/2021.

Dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail sisu@ufc.br. Outras informações estão no site do SISU na UFC.

Link da publicação: https://www.ufc.br/noticias/16029-edital-de-lista-de-espera-e-banco-de-suplentes-do-sisu-2-2021-inscricoes-on-line-em-23-e-24-08

SISU NA UFC: resultado preliminar da análise de cotas de candidatos PCD aos campi Sobral e Crateús; recursos até 19 de julho

A Coordenação do SISU na UFC divulga o resultado preliminar de análise documental e entrevista com comissão multiprofissional dos candidatos a cotas L9, L10, L13 e L14. Até o momento, foram entrevistados os candidatos a vagas reservadas a pessoas com deficiência (PCDs) matriculados na Chamada Regular, Lista de Espera e 3ª Convocação de Suplentes para cursos nos campi de Sobral e Crateús.

Os candidatos indeferidos poderão interpor recurso administrativo até o dia 19 de julho, exclusivamente por meio do endereço eletrônico recurso.sisu@ufc.br. Somente será reconhecido o recurso enviado no formulário específico, com a opção de recurso assinalada, todas as informações preenchidas, inclusive as razões que justificam o recurso, e a assinatura do candidato. Documentos poderão ser anexados. Serão recebidos apenas recursos referentes à análise da deficiência declarada. Candidatos indeferidos podem acessar a verificação de análise pelo SIGAA.

Não será permitida a verificação de nenhuma justificativa ou documento fora do recurso em si e por nenhum outro meio. A Coordenação do SISU na UFC analisará caso a caso apenas os recursos recebidos dentro do prazo e seguindo todas as normas estabelecidas. Os resultados das análises devem ser divulgados até o dia 30 de julho.

DEMAIS PCDs – Os candidatos inscritos e matriculados nas cotas específicas para PCDs a cursos nos demais campi devem aguardar a convocação para entrevista com comissão multiprofissional, ainda sem previsão de data para divulgação. É importante lembrar que, conforme estabelecido pelo Edital nº 07/2021, enquanto a análise de enquadramento à cota é realizada, esses candidatos são considerados liminarmente como alunos, tendo direitos e deveres semelhantes aos alunos já efetivados.

Mais informações podem ser obtidas no site do SISU na UFC.

Fonte: Coordenação do SISU na UFC – e-mail: sisu@ufc.br

Link da Publicação: https://www.ufc.br/noticias/15901-sisu-na-ufc-resultado-preliminar-da-analise-de-cotas-de-candidatos-pcd-sobral-e-crateus-recursos-ate-19-de-julho

Primeira Convocação de Suplentes; confira passo a passo para ativação de matrícula

A Universidade Federal do Ceará convoca 391 candidatos do Banco de Suplentes do SISU 2021 a ocuparem vagas oriundas de desistências e cancelamentos. Os selecionados deverão, obrigatoriamente, fazer a ativação da matrícula para garantir a vaga, independente do semestre em que estejam alocados.

O estudante convocado nesta quarta-feira (19) precisará cumprir esta etapa, no período entre amanhã (20) e segunda-feira (24), pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Quem não ativar matrícula perderá a vaga, que será disponibilizada na próxima convocação de suplente, prevista para 28 de maio.

O documento de convocação traz a relação de candidatos convocados, por ordem alfabética. Além dos nomes, são informados o curso, com a respectiva modalidade e turno, o semestre de ingresso e a modalidade de concorrência de cada candidato. 

PRIMEIRO SEMESTRE – Candidatos ingressantes no primeiro semestre, após a ativação de matrícula, serão matriculados nas disciplinas e poderão iniciar as atividades letivas. O processo não é imediato, e o estudante pode obter informações sobre dias, horários e acessos às disciplinas junto à coordenação de curso, pelo próprio SIGAA.

SEGUNDO SEMESTRE – Candidatos ingressantes no segundo semestre, além da ativação de matrícula, deverão fazer a confirmação de matrícula, no período de 20 a 21 de setembro. Mais informações sobre este processo específico serão dadas oportunamente.

ANÁLISE DE DOCUMENTOS – No dia 1ª de junho, será divulgado o resultado preliminar da análise de documentação básica e, quando se aplicar, de cota dos candidatos convocados para ambos os semestres. Mais informações serão dadas em breve.

IMPORTANTE – Em cumprimento à Portaria Normativa Nº 21/2012, do governo federal, o Banco de Suplentes – Ampla Concorrência, divulgado ontem (18), inclui também os nomes dos cotistas, estando todos os candidatos em ordem de classificação unicamente pela nota do ENEM. Portanto, cotistas podem ser convocados tanto para vagas de cota quanto para vagas de ampla concorrência (AC), se obtiverem nota para tal. O documento de convocação informa a modalidade de concorrência da vaga ocupada pelo candidato.

Leia também:
Entenda como serão as convocações do Banco de Suplentes
Perguntas frequentes sobre o Banco de Suplentes
Editais Nº 07/2021 e Nº 08/2021

Marcadores: Banco de Suplentes • Sisu 2021

Link da notícia: https://sisu.ufc.br/pt/primeira-convocacao-de-suplentes-do-sisu-2021/

SISU: confirmação de matrícula dos aprovados para 2021.1 deverá ser feita de 8 a 11 de maio

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Federal do Ceará publicou Aditivo ao Edital do SISU 2021, alterando o cronograma da confirmação de matrícula dos candidatos ingressantes no primeiro semestre letivo de 2021. Com o aditivo, houve ampliação do prazo, e os candidatos aprovados para o semestre letivo 2021.1 deverão confirmar matrícula de 8 a 11 de maio.

A confirmação de matrícula é uma etapa obrigatória para garantir a vaga na UFC. O candidato deve realizar o procedimento mesmo que sua documentação comprobatória de cota ainda esteja aguardando análise.

A PROGRAD alerta para a possibilidade de que candidatos atualmente alocados no segundo semestre ainda sejam remanejados para o primeiro. Caso isso aconteça, esses candidatos também deverão confirmar a matrícula de 8 a 11 de maio. Os estudantes que tiverem o ingresso remanejado do segundo para o primeiro semestre serão avisados por e-mail e também terão a informação publicada no site do SISU na UFC.

As aulas do semestre 2021.1 terão início no dia 10 de maio. Somente depois da confirmação de matrícula, os candidatos são considerados oficialmente alunos da UFC e poderão ter acesso, após o enturmamento, às informações das disciplinas em que serão matriculados pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

A PROGRAD ressalta que os ingressantes do semestre 2021.2 só deverão fazer a confirmação nos dias 20 e 21 de setembro.

COMO SERÁ – A confirmação de matrícula será realizada através do Sistema de Matrícula Virtual, por meio do Portal do Discente no SIGAA. O candidato terá de se cadastrar no sistema, que já está acessível para todos que tiveram documentação básica deferida na chamada regular. Para os que tiverem documentação básica deferida na lista de espera, o sistema estará disponível nesta sexta-feira (7), após a atualização do resultado da matrícula. Nessa etapa, o candidato não precisará enviar nenhum documento, somente revalidar sua intenção de ocupar a vaga.

Confira o passo a passo para confirmação de matrícula.

O candidato deve acompanhar as informações pelo site do SISU na UFC.

Fonte: Coordenação do SISU na UFC – e-mail: sisu@ufc.br

Marcadores: Sistema de Seleção Unificada • Sisu 2021

Link da Notícia: https://prograd.ufc.br/pt/sisu-confirmacao-de-matricula-dos-aprovados-para-o-semestre-2021-1-devera-ser-feita-de-8-a-11-de-maio/

UFC terá 1.631 vagas para Lista de Espera; classificados e não classificados devem enviar documentos de 28 a 30 de abril

Após o encerramento da solicitação de matrícula da Chamada Regular, 1.631 vagas não ocupadas serão disponibilizadas para a Lista de Espera na Universidade Federal do Ceará.

Veja como proceder:

Acesse a Lista de Espera referente a sua modalidade de inscrição (Ampla Concorrência ou Cotas) e procure pelo seu nome, usando o atalho Ctrl + F, caso esteja usando um computador. No celular utilize o comando correspondente.

Lista de Espera – Ampla Concorrência
Lista de Espera – Cotas

Verifique se seu nome está assinalado como CLASSIFICADO ou como NÃO CLASSIFICADO.

Se estiver assinalado como CLASSIFICADO, parabéns! Isso significa que você está dentro do número de vagas remanescentes após a solicitação de matrícula da Chamada Regular. Deverá solicitar matrícula e enviar documentos, exclusivamente pelo Sistema de Matrícula Virtualde 28 a 30 de abril.

Se estiver assinalado como NÃO CLASSIFICADO, significa que você não está dentro do número de vagas remanescentes após a solicitação de matrícula da Chamada Regular, mas poderá se inscrever como suplente e enviar documentos, exclusivamente pelo Sistema de Matrícula Virtualde 28 a 30 de abril.

Leia com atenção as orientações a seguir:

Orientações para candidatos CLASSIFICADOS
Orientações para candidatos NÃO CLASSIFICADOS

Saiba como funciona o Sistema de Matrícula Virtual:

Para ver o cronograma completo da etapa de Lista de Espera e Banco de Suplentes na UFC, além de outras informações, acesse o Edital nº 08/2021.

Mais detalhes estão disponíveis no site do SISU na UFC. Dúvidas são respondidas pelo e-mail sisu@ufc.br ou pelo WhatsApp (85) 3366 9498, de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 13h às 17h.

Fonte: Coordenação do SISU na UFC – e-mail: sisu@ufc.br

Link da notícia: http://www.ufc.br/noticias/15662-ufc-tera-1-631-vagas-para-lista-de-espera-confira-relacao-de-classificados