Divulgada Lista de Espera; confira orientações para classificados e não classificados

Após o encerramento da solicitação de matrícula da Chamada Regular, as vagas não ocupadas serão disponibilizadas para a Lista de Espera na Universidade Federal do Ceará, seguindo o estabelecido pelo Edital Nº 04/2022.

Veja como proceder:

Acesse a Lista de Espera referente a sua modalidade de inscrição (Ampla Concorrência ou Cotas) e procure pelo seu nome, usando o atalho Ctrl + F, caso esteja usando um computador. No celular utilize o comando correspondente.

Verifique se seu nome está assinalado como CLASSIFICADO ou como NÃO CLASSIFICADO.

Se estiver assinalado como CLASSIFICADO, parabéns! Isso significa que você está dentro do número de vagas remanescentes após a solicitação de matrícula da Chamada Regular. Deverá solicitar matrícula e enviar documentos, exclusivamente pelo Sistema de Matrícula Virtual, de 11 a 14 de março.

Se estiver assinalado como NÃO CLASSIFICADO, significa que você não está dentro do número de vagas remanescentes após a solicitação de matrícula da Chamada Regular, mas poderá se inscrever como suplente e enviar documentos, exclusivamente pelo Sistema de Matrícula Virtual, de 11 a 14 de março.

⇒ Importante! Em respeito à Portaria Normativa Nº 21/2012, do governo federal, a Lista de Espera – Ampla Concorrência inclui também os nomes dos cotistas, estando todos os candidatos em ordem de classificação unicamente pela nota do ENEM. Deste modo, cotistas podem ser chamados tanto para vagas de Cota quanto para vagas de Ampla Concorrência (AC), se obtiverem nota para tal.

Veja as orientações de acordo com a sua situação:

Leia também:

Editais Nº 03/2022 e Nº 04/2022
Perguntas Frequentes sobre Lista de Espera
Perguntas Frequentes sobre Banco de Suplentes

Link da Publicação Original: https://sisu.ufc.br/pt/divulgada-lista-de-espera-confira-orientacoes-para-classificados-e-nao-classificados/

SISU: confirmação de matrícula para ingressantes no primeiro semestre será em 10 e 11 de março; veja passo a passo

confirmação de matrícula, etapa obrigatória para quem está tentando ingresso na Universidade Federal do Ceará por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), será realizada nos dias 10 e 11 de março, para ingressantes no primeiro semestre.

Deve cumprir essa etapa quem solicitou matrícula na chamada regular do SISU 1º/2022 e teve documentação básica deferida ou deferida parcialmente. O candidato que não confirmar matrícula perderá o direito de ocupar a vaga, que poderá ser disponibilizada à lista de espera.

A confirmação de matrícula é obrigatória mesmo no caso de candidatos cotistas com documentação ainda em análise.

O candidato deve primeiro conferir, no resultado de matrícula, o semestre de ingresso para o qual foi alocado. Caso esteja selecionado para o primeiro semestre, deve fazer a confirmação nos dias 10 e 11 de março. Aqueles selecionados para o segundo semestre devem aguardar até os dias 4 e 5 de agosto.

O passo a passo para essa etapa de confirmação obrigatória de matrícula está descrito no site do SISU na UFC. O portal também traz informações sobre o acesso ao Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

Leia os detalhes sobre a confirmação de matrícula no site do SISU na UFC e veja como proceder nessa etapa.

Fonte: Coordenação do SISU na UFC – e-mail: sisu@ufc.br

Link da Publicação Original: https://www.ufc.br/noticias/16687-sisu-confirmacao-de-matricula-para-ingressantes-no-primeiro-semestre-sera-em-10-e-11-de-marco-veja-passo-a-passo

UFC divulga edital de participação no Sisu 1º/2022

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Ceará divulgou nesta segunda-feira (14) o Edital nº 03/2022, contendo as normas para o ingresso pela primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em 2022. O documento informa como será realizado o processo seletivo e a ocupação das vagas nos dois semestres letivos. A matrícula dos aprovados será realizada integralmente pela Internet.    

Veja o edital em Libras:

Para participar do Sisu 2022, é necessário ter feito a edição 2021 do Enem e obtido nota de redação maior que zero. Não podem concorrer os estudantes que fizeram o Exame na condição de treineiro. Os candidatos deverão fazer sua inscrição, no período de 15 a 18 de fevereiro, no site do SISU ou no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, ambos mantidos pelo Ministério da Educação (MEC). O resultado da Chamada Regular está previsto para 22 de fevereiro

O envio dos documentos dos aprovados na Chamada Regular deverá ser feito de 3 a 4 de março, por meio do Sistema de Matrícula Virtual (cujo link será disponibilizado no período no site do SISU NA UFC) na forma de arquivos nato digitais ou digitalizados, de boa qualidade e com todas as informações legíveis. Somente será aceito o formato PDF, com tamanho máximo de 5 MB cada arquivo, com exceção do vídeo que deverá ser enviado exclusivamente pelos candidatos autodeclarados negros pretos e negros pardos, cujo tamanho máximo do arquivo poderá chegar a 20mb. 

O próprio sistema informará eventuais pendências documentais, tendo o candidato o dia 8 de março para regularizá-las. Não será possível, no entanto, o reenvio do arquivo de vídeo. O edital prevê que poderão ser encaminhados para procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração os candidatos que anexem o vídeo em desconformidade com as orientações, de modo que dificulte ou inviabilizem a análise.

A orientação da Coordenação do Sisu na UFC é que os candidatos que têm interesse em uma vaga na UFC não deixem para providenciar a documentação na última hora. As listas de documentos necessários já podem ser consultadas no site, então já é possível organizar e digitalizar tudo o que for necessário. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail sisu@ufc.br.

Para concluir a matrícula, o candidato precisará fazer ainda a Confirmação de Matrícula. Esse procedimento também será realizado online. Ambas as etapas de matrícula são obrigatórias, e o candidato que deixar de fazer qualquer uma delas perderá direito a ocupar a vaga.

COTAS – Para candidatos cotistas (conforme a Lei nº 12.711/2012), há ainda a necessidade do deferimento definitivo da documentação comprobatória. São destinadas 50% das vagas para estudantes que cursaram todo o ensino médio na rede pública brasileira de ensino. Dentro das cotas, há reservas segundo critérios étnicos e socioeconômicos e também para pessoas com deficiência. Essa documentação será analisada por comissões específicas. 

Quem tem direito a cotas? Veja o vídeo da UFCTV:

VÍDEO – A partir deste ano candidatos autodeclarados negros pretos e negros pardos candidatos a vagas das Cotas L2, L6, L10 e L14 deverão enviar como parte da documentação comprobatória um vídeo seguindo as orientações técnicas e de roteiro especificadas no edital. A comissão analisará com base no critério fenotípico, conforme observado no vídeo enviado pelo candidato.

Os candidatos classificados nas modalidades de concorrência para pessoas com deficiência deverão necessariamente comparecer à entrevista com uma Comissão Multiprofissional designada pela UFC. O dia, o horário e o local da entrevista dos aprovados na Chamada Regular serão divulgados, após a confirmação de matrícula.

OFERTA DE VAGAS – No SISU 1º/2022, a UFC terá como único critério de seleção a nota no Enem edição 2021 e disponibilizará 6.358 vagas em 113 cursos de graduação presencial nos seus campi em Fortaleza, Sobral, Quixadá, Russas, Crateús e Itapajé. A licenciatura em Letras-Libras não oferta vagas no Sisu, pois sua seleção é feita por edital próprio, de modo a permitir preferência de acesso a pessoas com deficiência auditiva.

A UFC não participará do SISU 2º/2022, pois todas as vagas, para os dois semestres letivos, serão disponibilizadas no SISU 1º/2022. De acordo com o Edital nº 03/2022, o semestre de ingresso, no caso dos cursos que possuem duas turmas por ano, será definido de acordo com a classificação final dos candidatos com matrícula solicitada e documentação entregue.

LISTA DE ESPERA – As vagas eventualmente não ocupadas ao final da Chamada Regular ou decorrentes de desistências serão preenchidas pela Chamada de Lista de Espera. De acordo com o cronograma do MEC, as inscrições para Lista de Espera de candidatos não selecionados em nenhuma de suas opções de curso serão de 22 de fevereiro a 8 de março. Procedimentos e normas para ocupação dessas eventuais vagas serão regulamentados em Edital próprio da Pró-Reitoria de Graduação da UFC, a ser disponibilizado até o final deste prazo.

  • Edital nº 03/2022  Processo Seletivo Sisu 1º/2022 (semestres letivos 2022.1 e 2022.2)

Conteúdo extra:
Legislação
Perguntas Frequentes

Link para publicação original: https://sisu.ufc.br/pt/ufc-divulga-edital-de-participacao-no-sisu-1o-2022/

SISU 2022: UFC ofertará 6.358 vagas em 113 cursos na Capital e no Interior

A Universidade Federal do Ceará participará mais uma vez do Sistema de Seleção Unificada (SISU) em 2022, cujas inscrições serão realizadas de 15 a 18 de fevereiro, exclusivamente por meio do endereço eletrônico sisu.mec.gov.br. Serão ofertadas 6.358 vagas em 113 cursos de graduação presencial em seus campi de Fortaleza, Sobral, Quixadá, Russas, Crateús e Itapajé.

Termo de Adesão, disponível para consulta, informa, além do total de vagas ofertadas pela Instituição, sua distribuição entre cursos, semestres e modalidades de concorrência.

O documento estabelece ainda que, com exceção do Curso de Letras-Libras, a UFC ofertará no SISU 1º/2022 todas as suas vagas de graduação presencial para 2022.1 e 2022.2. Em cursos que possuem entrada em ambos os semestres, a alocação dos aprovados será realizada por ordem de classificação dentro de cada uma das modalidades de concorrência, não sendo permitida ao candidato a escolha do semestre de ingresso.

COTAS – Do total de vagas, 50% são destinadas a estudantes que cursaram todo o ensino médio na rede pública, como determinado pela Lei nº 12.711/2012. Dentro desta condição, há vagas reservadas a candidatos cuja renda familiar bruta per capita mensal seja menor ou igual a 1,5 salário mínimo, autodeclarados Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) e também para pessoas com deficiência (PCD), desde que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública.

Também podem concorrer a cotas candidatos que obtiveram certificação do ensino médio por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) ou exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino. Estudantes que tenham cursado qualquer parte do ensino médio em escola particular não têm direito a cota.

EDITAL PRÓPRIO – As normas específicas de seleção e matrícula na UFC serão objeto de edital próprio, a ser publicado no site do SISU na UFC, até o início das inscrições no SISU 1º/2022.

Leia também:
Inscrições para o SISU 1º/2022 serão realizadas de 15 a 18 de fevereiro; consulta de vagas foi liberada
UFC anuncia novos procedimentos de validação de ingresso de cotistas raciais
Perguntas Frequentes sobre o SISU na UFC

Dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail sisu@ufc.br. Outras informações estão no site do SISU na UFC.

Fonte: Coordenação do SISU na UFC – e-mail: sisu@ufc.br

Link da Publicação Original: https://www.ufc.br/noticias/16568-sisu-2022-ufc-ofertara-6-358-vagas-em-113-cursos-na-capital-e-no-interior

Encerradas convocações de suplentes do SISU 2021

Após a ativação de matrícula dos candidatos chamados na 6ª Convocação de Suplentes, realizada no dia 18 de outubro, informamos o encerramento do Processo Seletivo SISU 2021 na Universidade Federal do Ceará.

PCD – Os candidatos a vagas reservadas a pessoas com deficiência já matriculados e que ainda não foram convocados para entrevista com comissão multidisciplinar devem aguardar a divulgação da análise documental e cronograma de entrevistas. Entretanto, devem seguir acompanhando as atividades letivas normalmente.

Link da Notícia: https://sisu.ufc.br/pt/encerradas-convocacoes-de-suplentes-do-sisu-2021/

Regularização de documento deferido parcialmente

Ingressantes em 2021.2 com algum documento básico deferido parcialmente têm até o fim do semestre letivo – ou seja, 10 de fevereiro de 2022, de acordo com o Calendário Universitário – para regularizar sua situação, sob pena de cancelamento de matrícula.

Documentos deferidos parcialmente são aqueles que foram aceitos provisoriamente, mas não atestam a conclusão do ensino médio, identificação oficial com foto, comprovante de situação cadastral regular no CPF e/ou quitações eleitoral e militar de acordo com o exigido pela Universidade Federal do Ceará.

Para regularizar a situação, o candidato deve enviar o documento definitivo para a Divisão de Seleção e Matrícula da Pró-Reitoria de Graduação pelo e-mail dsm@prograd.ufc.br. A relação de documentos aceitos está informada no menu Documentação para Matrícula.

Se tiver dúvida sobre sua análise, o candidato pode verificar, a qualquer momento, se algum documento foi parcialmente deferido, pelo Sistema de Matrícula Virtual.

Link da Notícia: https://sisu.ufc.br/pt/regularizacao-de-documentos-deferidos-parcialmente/

UFC convoca mais 46 suplentes; ativação de matrícula será entre quarta (13) e sexta-feira (15)

A Universidade Federal do Ceará convoca mais 46 candidatos suplentes a ocuparem vagas oriundas de desistências e cancelamentos no semestre letivo 2021.2. Para garantir a vaga, os selecionados deverão, obrigatoriamente, fazer a ativação da matrícula em até três dias úteis*, contando a partir do dia seguinte à convocação.

* Observação: Dias úteis não incluem fins de semana e feriados.

Considerando, terça (12), será feriado de Nossa Senhora Aparecida, isso significa que o suplente convocado precisará ativar a matrícula entre quarta (13) e sexta-feira (15), pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Confira o passo a passo na íntegra, pois apenas se cadastrar no SIGAA não ativará a matrícula, sendo indispensável realizar o procedimento até o final.

O documento de convocação traz a relação de convocados, por ordem alfabética. Além dos nomes, são informados o curso, com a respectiva modalidade e turno e a modalidade de concorrência de cada candidato. Foram chamados 46 suplentes do SISU 1º/2021. Em relação ao SISU 2º/2021, que ofertou vagas exclusivamente no recém-criado campus de Itapajé, não há mais suplentes inscritos para convocação.

ANÁLISE DE DOCUMENTOS – Até quarta-feira (13), será divulgado o resultado preliminar da análise de documentação básica e, quando se aplicar, de cota socioeconômica dos candidatos convocados. A regularização, se necessária, deverá ser realizada até 23h59min de quinta-feira (14). O resultado da reanálise será atualizado no dia 16 de outubro. Todo esse processo deverá ser acompanhado pelo Sistema de Matrícula Virtual.

O semestre letivo teve início no dia 27 de setembro, e os convocados já devem acompanhar as atividades do curso enquanto aguardam o resultado análise de documentos. O mesmo vale para candidatos a vagas reservadas a pessoas com deficiência (PCD) que esperam avaliação de documentação relativa à deficiência e agendamento da entrevista obrigatória e candidatos a vagas reservadas a pretos, pardos e indígenas que podem ser convocados a procedimento de heteroidentificação a qualquer momento.

IMPORTANTE – Em cumprimento à Portaria Normativa Nº 21/2012, do governo federal, o Banco de Suplentes – Ampla Concorrência, divulgado em 18 de maio, inclui também os nomes dos cotistas, estando todos os candidatos em ordem de classificação unicamente pela nota do ENEM. Portanto, cotistas podem ser convocados tanto para vagas de cota quanto para vagas de ampla concorrência (AC), se obtiverem nota para tal. O documento de convocação informa a modalidade de concorrência da vaga ocupada pelo candidato.

CALENDÁRIO – De acordo com o edital Nº 08/2021, poderá ser realizada nova convocação de suplentes no dia 18 de outubro, se houver vagas a serem ocupadas, decorrentes de desistências, cancelamentos e/ou matrículas não ativadas.

Leia também:
Entenda como serão as convocações de suplentes do SISU 1º/2021
Perguntas frequentes sobre o Banco de Suplentes
Editais Nº 07/2021 e Nº 08/2021 (SISU 1º/2021)

Link da Publicação: https://sisu.ufc.br/pt/ufc-convoca-mais-46-suplentes-ativacao-de-matricula-sera-entre-quarta-13-e-sexta-feira-15/

Passo a passo para ativação de matrícula de suplentes convocados

1. Faça o autocadastro

Antes de ativar sua matrícula, você precisa fazer o autocadastro no SIGAA, com dados como nome, CPF e data de nascimento.

  • Atenção! O cadastro só será validado se estas informações forem idênticas às prestadas na inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2020.

Além disso, é primordial informar o nível corretamente. Caso contrário, não conseguirá completar seu cadastro. Lembre-se: a partir de agora você será um estudante de graduação.

Além destes dados, você precisará informar um e-mail de contato. Não precisa ser necessariamente o mesmo e-mail cadastrado no ENEM, mas deve ser um que você tenha acesso e utilize com frequência.

Você precisará, então, criar login e senha individuais, que serão utilizados para seus acessos futuros. Você vai acessar muito esse sistema nos próximos anos! O login não pode ter acentos nem espaços em branco (por exemplo: use fulanodetal ou fulano_de_tal, em vez de fulano de tal).

  • Atenção! Apenas fazer o autocadastro não ativa sua matrícula. Você precisa continuar no SIGAA e realizar o procedimento a seguir:

2. Faça a ativação de matrícula

Agora à ativação de fato! Após fazer login no SIGAA e acessar o Portal do Discente, você encontrará no canto superior esquerdo um menu chamado “Ensino”. Ao clicar nele, aparecerá a opção “Ativação de Suplente”.

  • Atenção! Para acessar o SIGAA, o usuário é o login que você criou no autocadastro, não o seu CPF.
  • Atenção! A ativação de suplentes somente estará disponível no período informado no documento de convocação, nem antes e nem depois. Verifique as datas no documento.

Ao selecionar a opção “Ativação de Suplente”, aparecerá uma nova página, com uma declaração, que você deverá ler com atenção e clicar em “Confirmar”.

A mensagem de sucesso emitida pelo sistema significa que sua ativação foi efetivada. Além disso, seu status no SIGAA passará de CADASTRADO para ATIVO.

Pelo próprio SIGAA, no menu “Ensino”, selecione “Documentos e Declarações” e emita sua declaração de vínculo com a UFC.

  • Atenção! Se tiver qualquer problema com seu cadastro, entre em contato, até 16h do último dia de ativação, pelo e-mail sisu@ufc.br, informando seu nome completo, curso e CPF. Caso seja um aluno ou ex-aluno da UFC que não tenha mais acesso ao e-mail usado no primeiro cadastro no SIGAA, informe os mesmos dados e mais o novo e-mail que deseja atualizar, além de enviar foto de um documento de identificação oficial com foto (frente e verso).

3. Após a ativação de matrícula

Acompanhe a análise de sua documentação básica e, se for o caso, socioeconômica pelo Sistema de Matrícula Virtual. O resultado preliminar será divulgado na data especificada no documento de convocação. O prazo para regularização, caso necessário, será informado neste site do SISU na UFC.

Você será matriculado nas disciplinas pela Pró-Reitoria de Graduação. As coordenações de curso poderão tirar dúvidas e orientar os estudantes – inclusive por meio do chat no SIGAA – sobre dias, horários, formatos (se presencial, híbrido ou remoto) e acesso às disciplinas.

Pelo SIGAA, você poderá se comunicar com seus professores e com a coordenação do seu curso, além de emitir declarações, realizar atividades remotas de ensino, entre outros procedimentos acadêmicos que são geridos por este sistema.

Aproveitamento de estudos realizados na própria UFC ou em outras instituições de ensino superior é avaliado pela coordenação de curso. A solicitação deverá ser feita à coordenação até o semestre seguinte ao do ingresso em um dos períodos definidos no Calendário Universitário.

Se você for aluno de outro curso na UFC, ao ativar matrícula no novo curso, o vínculo anterior será cancelado quando o SIGAA for atualizado. Não é necessário nenhum procedimento adicional de sua parte.

Veja o tutorial para criação de e-mail institucional.

Link da publicação: https://sisu.ufc.br/pt/passo-a-passo-para-ativacao-de-matricula-de-suplentes-convocados-2/

Formas de comprovação de ingresso como cotista

A modalidade de concorrência dos candidatos ingressantes na Universidade Federal do Ceará pelo Sistema de Seleção Unificada pode ser consultada das seguintes formas:

SISU 1º/2021 e SISU 2º/2021

  • Termo de Ciência do candidato (emitida pelo SIGAA e enviada no Sistema de Matrícula Virtual)
  • Comprovante de Solicitação de Matrícula do candidato (emitida no Sistema de Matrícula Virtual no ato da solicitação de matrícula)
  • Resultado de matrícula no SIGAA
  • Resultado da análise de cotas no Sistema de Matrícula Virtual

Edições anteriores do SISU

Link da publicação: https://sisu.ufc.br/pt/formas-de-comprovacao-de-ingresso-como-cotista/

Ingressantes em 2021.1 têm até quinta (2) para regularizar documentos deferidos parcialmente

A Coordenação do SISU na UFC lembra aos ingressantes no semestre letivo 2021.1 com algum documento básico deferido parcialmente que o prazo para regularizar sua situação termina na próxima quinta-feira, 2 de setembro, sob pena de cancelamento de matrícula.

Documentos deferidos parcialmente são aqueles que foram aceitos provisoriamente, mas não atestam a conclusão do ensino médio, identificação oficial com foto, comprovante de situação cadastral regular no CPF e/ou quitações eleitoral e militar de acordo com o exigido pela Universidade Federal do Ceará.

Para regularizar a situação, o candidato deve enviar o documento definitivo para a Divisão de Seleção e Matrícula da Pró-Reitoria de Graduação pelo e-mail dsm@prograd.ufc.br. A relação de documentos aceitos está informada no menu Documentação para Matrícula.

Se tiver dúvida sobre sua análise, o candidato pode verificar se algum documento foi parcialmente deferido, pelo Sistema de Matrícula Virtual.

Os candidatos ingressantes no segundo semestre letivo poderão regularizar documentos deferidos parcialmente até o dia 10 de fevereiro de 2022, data de término do semestre 2021.2, conforme calendário universitário da UFC.

Link da Notícia: https://sisu.ufc.br/pt/regularizacao-de-documentos-deferidos-parcialmente-de-ingressantes-em-2021-1-ate-2-de-setembro/