SISU: confirmação de matrícula dos aprovados para 2021.1 deverá ser feita de 8 a 11 de maio

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Federal do Ceará publicou Aditivo ao Edital do SISU 2021, alterando o cronograma da confirmação de matrícula dos candidatos ingressantes no primeiro semestre letivo de 2021. Com o aditivo, houve ampliação do prazo, e os candidatos aprovados para o semestre letivo 2021.1 deverão confirmar matrícula de 8 a 11 de maio.

A confirmação de matrícula é uma etapa obrigatória para garantir a vaga na UFC. O candidato deve realizar o procedimento mesmo que sua documentação comprobatória de cota ainda esteja aguardando análise.

A PROGRAD alerta para a possibilidade de que candidatos atualmente alocados no segundo semestre ainda sejam remanejados para o primeiro. Caso isso aconteça, esses candidatos também deverão confirmar a matrícula de 8 a 11 de maio. Os estudantes que tiverem o ingresso remanejado do segundo para o primeiro semestre serão avisados por e-mail e também terão a informação publicada no site do SISU na UFC.

As aulas do semestre 2021.1 terão início no dia 10 de maio. Somente depois da confirmação de matrícula, os candidatos são considerados oficialmente alunos da UFC e poderão ter acesso, após o enturmamento, às informações das disciplinas em que serão matriculados pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

A PROGRAD ressalta que os ingressantes do semestre 2021.2 só deverão fazer a confirmação nos dias 20 e 21 de setembro.

COMO SERÁ – A confirmação de matrícula será realizada através do Sistema de Matrícula Virtual, por meio do Portal do Discente no SIGAA. O candidato terá de se cadastrar no sistema, que já está acessível para todos que tiveram documentação básica deferida na chamada regular. Para os que tiverem documentação básica deferida na lista de espera, o sistema estará disponível nesta sexta-feira (7), após a atualização do resultado da matrícula. Nessa etapa, o candidato não precisará enviar nenhum documento, somente revalidar sua intenção de ocupar a vaga.

Confira o passo a passo para confirmação de matrícula.

O candidato deve acompanhar as informações pelo site do SISU na UFC.

Fonte: Coordenação do SISU na UFC – e-mail: sisu@ufc.br

Marcadores: Sistema de Seleção Unificada • Sisu 2021

Link da Notícia: https://prograd.ufc.br/pt/sisu-confirmacao-de-matricula-dos-aprovados-para-o-semestre-2021-1-devera-ser-feita-de-8-a-11-de-maio/

UFC terá 1.631 vagas para Lista de Espera; classificados e não classificados devem enviar documentos de 28 a 30 de abril

Após o encerramento da solicitação de matrícula da Chamada Regular, 1.631 vagas não ocupadas serão disponibilizadas para a Lista de Espera na Universidade Federal do Ceará.

Veja como proceder:

Acesse a Lista de Espera referente a sua modalidade de inscrição (Ampla Concorrência ou Cotas) e procure pelo seu nome, usando o atalho Ctrl + F, caso esteja usando um computador. No celular utilize o comando correspondente.

Lista de Espera – Ampla Concorrência
Lista de Espera – Cotas

Verifique se seu nome está assinalado como CLASSIFICADO ou como NÃO CLASSIFICADO.

Se estiver assinalado como CLASSIFICADO, parabéns! Isso significa que você está dentro do número de vagas remanescentes após a solicitação de matrícula da Chamada Regular. Deverá solicitar matrícula e enviar documentos, exclusivamente pelo Sistema de Matrícula Virtualde 28 a 30 de abril.

Se estiver assinalado como NÃO CLASSIFICADO, significa que você não está dentro do número de vagas remanescentes após a solicitação de matrícula da Chamada Regular, mas poderá se inscrever como suplente e enviar documentos, exclusivamente pelo Sistema de Matrícula Virtualde 28 a 30 de abril.

Leia com atenção as orientações a seguir:

Orientações para candidatos CLASSIFICADOS
Orientações para candidatos NÃO CLASSIFICADOS

Saiba como funciona o Sistema de Matrícula Virtual:

Para ver o cronograma completo da etapa de Lista de Espera e Banco de Suplentes na UFC, além de outras informações, acesse o Edital nº 08/2021.

Mais detalhes estão disponíveis no site do SISU na UFC. Dúvidas são respondidas pelo e-mail sisu@ufc.br ou pelo WhatsApp (85) 3366 9498, de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 13h às 17h.

Fonte: Coordenação do SISU na UFC – e-mail: sisu@ufc.br

Link da notícia: http://www.ufc.br/noticias/15662-ufc-tera-1-631-vagas-para-lista-de-espera-confira-relacao-de-classificados

UFC estreia na segunda (19) SISU 100% virtual; conheça os preparativos da Universidade

Nada de filas, envelopes, papéis e deslocamentos. Pela primeira vez, a Universidade Federal do Ceará realizará a matrícula de 6.268 estudantes aprovados no Sistema de Seleção Unificada (SISU) de modo 100% digital. Todas as etapas básicas – solicitação e confirmação de matrícula, análise da documentação e avaliação de recursos – serão feitas pela Internet, o que tem exigido uma série de preparativos da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da UFC.

A adaptação do SISU para o ambiente digital se dá no contexto da pandemia de covid-19 e da necessidade de evitar aglomerações. Antes, os milhares de candidatos aprovados precisavam se dirigir presencialmente à UFC para realizar a entrega dos documentos, o que não será necessário na edição de 2021.

Coordenação do SISU na UFC terá atendimento por WhatsApp; confira número e horários

este ano, o processo será feito pelo Sistema de Matrícula Virtual, que estará disponível a partir das 8h do dia 19 de abril. Por solicitação da PROGRAD, unidade que coordena o SISU na Universidade, esse sistema começou a ser desenvolvido pela STI em janeiro de 2021 e tem mobilizado, direta e indiretamente, cerca de 10 profissionais de tecnologia da informação e comunicação da UFC.

O desafio foi construir uma infraestrutura robusta, capaz de suportar, em curto período de tempo, um grande número de acessos e um considerável volume de documentos inseridos por milhares de usuários. Vários testes de desempenho estão sendo executados pela STI, que terá uma equipe exclusiva de plantão durante o prazo de solicitação de matrícula dos aprovados na Chamada Regular, de 19 a 21 de abril.

Outra tarefa importante foi incluir mecanismos de segurança e controle de acesso aos dados nas funcionalidades do Sistema de Matrícula Virtual, visando à proteção dos dados pessoais dos candidatos contra acessos não autorizados.

“É um momento histórico para a UFC. A matrícula será totalmente on-line, evitando aglomeração, filas. Através das nossas equipes qualificadas, tanto da PROGRAD quanto da STI, e graças à infraestrutura de sistemas da UFC, conseguimos implantar essa transformação digital”, afirmou o diretor da STI, Prof. Edgar Marçal.

PREPARAÇÃO – Todas as etapas do desenvolvimento do sistema estão sendo acompanhadas pela PROGRAD. Nesta quinta (15) e sexta-feira (16), a Pró-Reitoria está realizando treinamentos com 60 operadores (33 em Fortaleza e 27 nos campi do Interior), que ficarão responsáveis por analisar a documentação básica dos candidatos durante a solicitação de matrícula da Chamada Regular e das convocações de Lista de Espera.

“Tem sido um grande projeto e, com certeza, teremos êxito em todas as etapas. É uma de nossas ações prioritárias em 2021 e, certamente, esse modelo veio para ficar”, afirmou a pró-reitora de Graduação, Profª Ana Paula de Medeiros.

A mudança no modelo também exigiu novos esforços da Coordenadoria de Comunicação e Marketing (UFC Informa), que desenvolveu um plano de ação para dar publicidade às novidades do processo. Além de matérias jornalísticas, estão sendo produzidos materiais explicativos em vários formatos – como tutoriais em vídeo (conforme visto acima), spots de rádio, peças gráficas para redes sociais e até um Guia do Candidato (https://sisu.ufc.br/wp-content/uploads/2021/04/guia-do-candidato-sisu-2021.pdf)

Em parceria com a PROGRAD, a UFC Informa também atua esclarecendo dúvidas dos candidatos por meio de plataformas como Instagram e Facebook. “A comunicação, neste momento, está sendo muito importante para orientar os candidatos, principalmente sobre a documentação necessária e sobre como ele pode adquiri-la, acessando outros sites, como o da Receita Federal, o do Tribunal Superior Eleitoral. A comunicação tem esse papel integrador, orientativo, de reunir as informações e repassá-las de maneira simplificada”, avaliou a coordenadora da UFC Informa, Profª Cláudia Buhamra.

O QUE SERÁ PRESENCIAL – De acordo com o edital do SISU na UFC, a qualquer momento a Universidade se reserva o direito de promover a verificação e autenticação presencial de quaisquer documentos apresentados pelo candidato na solicitação de matrícula.

Além disso, a PROGRAD ressalta que os candidatos cotistas classificados nas modalidades de concorrência para pessoas com deficiência (PCD) deverão comparecer à entrevista com uma comissão multiprofissional, sempre respeitando as orientações sanitárias. O dia, o horário e o local da entrevista dos aprovados na Chamada Regular serão publicados no site do SISU na UFC, após a confirmação de matrícula.

Selecionados para a modalidade de concorrência reservada a candidatos pretos ou pardos poderão ser convocados a qualquer momento para procedimento de heteroidentificação, em que serão consideradas suas características fenotípicas.

Outras informações podem ser obtidas no site do SISU na UFC ou pelo e-mail sisu@ufc.br.

Leia também: Confira os principais detalhes e novidades do SISU 2021 na UFC

Fonte: Coordenação do SISU na UFC, vinculada à Pró-Reitoria de Graduação – e-mail: sisu@ufc.br