Ingressantes em 2022.1 têm até 16 de julho para regularizar documentos deferidos parcialmente

A Coordenação do Sisu na UFC lembra aos ingressantes no semestre letivo 2022.1 com algum documento básico deferido parcialmente que o prazo para regularizar sua situação termina no dia 16 de julho, sob pena de cancelamento de matrícula.

Documentos deferidos parcialmente são aqueles que foram aceitos provisoriamente, mas não atestam a conclusão do ensino médio, identificação oficial com foto, comprovante de situação cadastral regular no CPF e/ou quitações eleitoral e militar de acordo com o exigido pela Universidade Federal do Ceará.

Para regularizar a situação, o candidato deve enviar o documento definitivo para a Divisão de Seleção (Disel) da Pró-Reitoria de Graduação pelo e-mail disel@prograd.ufc.br. A relação de documentos aceitos está informada no menu Documentação para Matrícula.

Se tiver dúvida sobre sua análise, o candidato pode verificar se algum documento foi parcialmente deferido, pelo Sistema de Matrícula Virtual.

Os candidatos ingressantes no segundo semestre letivo poderão regularizar documentos deferidos parcialmente até o dia 13 de dezembro, data de término do semestre 2022.2, conforme o Calendário Universitário da UFC.

Link para publicação original: https://sisu.ufc.br/pt/ingressantes-em-2022-1-tem-ate-16-de-julho-para-regularizar-documentos-deferidos-parcialmente/

Novas convocações de suplentes do Sisu 1º/2022 ocorrerão a partir de agosto

As convocações de suplentes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o primeiro semestre letivo de 2022 estão encerradas na Universidade Federal do Ceará. As convocações poderão ser retomadas em agosto somente para os cursos em que há ingresso no segundo semestre letivo, nos campi Fortaleza, Russas e Sobral.

Estas convocações serão realizadas, se necessário, para ocupar exclusivamente vagas de ingresso em 2022.2 decorrentes de desistências e cancelamentos, assim como de matrículas não confirmadas no período de Confirmação de Matrícula (que ocorrerá pela Internet nos dias 4 e 5 de agosto).

CURSOS – Nos campi de Fortaleza, podem ocorrer chamadas para os seguintes cursos: Administração (Integral e Noturno), Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biblioteconomia, Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura), Ciências Contábeis (Integral e Noturno), Ciências Econômicas (Integral e Noturno), Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Direito (Integral e Noturno), Economia Ecológica, Educação Física (Bacharelado Integral), Enfermagem, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Pesca, Farmácia, Geografia (Bacharelado e Licenciatura), História, Jornalismo, Letras-Língua Portuguesa, Letras-Português/Alemão, Letras-Português/Espanhol, Letras-Português/Italiano, Medicina, Odontologia, Pedagogia (Integral e Noturno), Psicologia, Sistemas e Mídias Digitais (Noturno) e Zootecnia.

Nos campi do interior podem surgir vagas para os cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software, em Russas; e de Ciências Econômicas, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica e Medicina, em Sobral.

Para os demais cursos, com ingresso apenas no primeiro semestre, não haverá novas convocações.

CONVOCAÇÕES – As próximas possíveis convocações do SISU 1º/2022 seguirão as mesmas regras das anteriores. A lista de convocados será divulgada no site do Sisu na UFC, de acordo com o cronograma publicado no Edital Nº 04/2022 (ou seja, 9 e 19 de agosto e 2 de setembro, no horário previsto de 15h). O candidato terá o prazo máximo de três dias úteis para realizar a ativação de matrícula pela Internet, conforme procedimento que será informado oportunamente.

Poderão ser convocados os candidatos que se inscreveram, no mês de março, em Banco de Suplentes, de acordo com a ordem de classificação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dentro da respectiva modalidade de concorrência em que a vaga foi aberta. Somente se esgotado todo o Banco de Suplentes de algum curso, a UFC poderá abrir novas inscrições para suplentes com base na Lista de Espera do Sisu 1º/2022 do Ministério da Educação.

A UFC se desobriga do envio de mensagem eletrônica ou de qualquer outra comunicação direta com os candidatos. É de responsabilidade exclusiva dos candidatos acompanhar, através deste site do Sisu na UFC, as etapas e comunicados da Universidade quanto à ocupação de vagas através da Lista de Espera do Sisu 1º/2022.

SISU 2º/2022 – A UFC não participa da segunda edição do Sisu (Sisu 2º/2022), pois já ofertou todas as suas vagas, para ambos os semestres, na primeira edição (Sisu 1º/2022).

Leia também os seguintes conteúdos:
Entenda como são as convocações do Banco de Suplentes
Para acompanhar a Lista de Espera e convocações de suplentes
Perguntas frequentes sobre a Lista de Espera
Perguntas frequentes sobre o Banco de Suplentes
Editais Nº 03/2022 e Nº 04/2022

Dúvidas serão respondidas somente pelo e-mail sisu@ufc.br

Link para Publicação Original: https://sisu.ufc.br/pt/sisu-2022-novas-convocacoes-de-suplentes-ocorrerao-a-partir-de-agosto/

UFC não participa da segunda edição do Sisu 2022

A Universidade Federal do Ceará (UFC) não participa da segunda edição de 2022 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2º/2022), cujas inscrições serão realizadas de 28 de junho a 1º de julho. Todas as vagas da Instituição (para ambos os semestres letivos) foram ofertadas na primeira edição do Sisu (Sisu 1º/2022). Possíveis vagas para ingresso no segundo semestre letivo, decorrentes de desistências e cancelamentos formais de matrícula, serão ocupadas por candidatos já inscritos, em março, em Banco de Suplentes.

Link da Publicação Original: https://sisu.ufc.br/pt/ufc-nao-participa-da-segunda-edicao-do-sisu-2022/

 

Cotas PCD: resultado das entrevistas de candidatos da Lista de Espera (Sobral)

A Coordenação do Sisu na UFC informa o resultado das entrevistas mais recentes realizadas com candidatos matriculados em cursos de Sobral pela Lista de Espera nas modalidades de concorrência L9, L10, L13 e L14

Recursos específicos contra o resultado da entrevista serão aceitos somente nesta quarta-feira, dia 8 de junho, por meio de formulário específico, exclusivamente pelo e-mail recurso.sisu@ufc.br. O assunto (título) do e-mail deverá ser ENTREVISTA PCD.

O resultado dos recursos será informado no dia 13 de junho.

OUTROS CANDIDATOS – Os demais candidatos classificados e matriculados nas modalidades de concorrência L9, L10, L13 e L14 não chamados até o momento deverão aguardar a divulgação, neste site do Sisu na UFC, do agendamento de suas entrevistas.

Link da Publicação Original: https://sisu.ufc.br/pt/cotas-pcd-resultado-das-entrevistas-de-candidatos-da-lista-de-espera-sobral/

Heteroidentificação: resultado dos procedimentos complementares com suplentes

A Coordenação do Sisu na UFC informa o resultado do procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração de 47 candidatos às vagas das Cotas L2, L6, L10 e L14 matriculados nas três primeiras convocações de suplentes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 1º/2022.

Recursos específicos contra o resultado do procedimento de heteroidentificação serão aceitos somente nesta sexta-feira, 13 de maio, por meio de formulário específico, exclusivamente pelo e-mail recurso.sisu@ufc.br. O assunto (título) do e-mail deverá ser HETEROIDENTIFICAÇÃO. O resultado dos recursos será informado no dia 20 de maio.

Como estabelecido pelo Edital Nº 03/2022 PROGRAD/REITORIA/UFCo critério único para a heteroidentificação do candidato autodeclarado negro preto ou negro pardo é o fenotípico. Não são considerados características fenotípicas de ascendentes, descendentes ou demais parentes do candidato; fatores genotípicos do candidato ou quaisquer registros, cadastros ou documentos (inclusive imagem e certidões usados em  outros procedimentos de heteroidentificação de concursos públicos ou processos seletivos).

IMPORTANTE – O não encaminhamento ao procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração neste momento não impede que o candidato, já matriculado como aluno, seja convocado em outra oportunidade, até a conclusão do seu curso, caso sejam apuradas denúncias por meio da Ouvidoria da UFC que contenham indícios suficientes sobre a irregularidade no uso das cotas.

Link da Publicação Original: https://sisu.ufc.br/pt/heteroidentificacao-resultado-dos-procedimentos-complementares-com-suplentes/

Heteroidentificação: resultado de Chamada Regular e Lista de Espera por comissão recursal

A Coordenação do Sisu na UFC informa o resultado do procedimento de heteroidentificação complementar de candidatos da Chamada Regular e da Lista de Espera realizado por comissão recursal.

Foram convocados para um segundo procedimento oito candidatos indeferidos na heteroidentificação presencial, mas que tiveram seus recursos aceitos. Aqueles que continuam indeferidos não poderão interpor novo recurso administrativo e terão a matrícula cancelada.

Como estabelecido pelo Edital Nº 03/2022 PROGRAD/REITORIA/UFCo critério único para a heteroidentificação do candidato autodeclarado negro preto ou negro pardo é o fenotípico. Não são considerados características fenotípicas de ascendentes, descendentes ou demais parentes do candidato; fatores genotípicos do candidato ou quaisquer registros, cadastros ou documentos (inclusive imagem e certidões usados em  outros procedimentos de heteroidentificação de concursos públicos ou processos seletivos).

SUPLENTES – O resultado do procedimento de heteroidentificação complementar dos candidatos às vagas das Cotas L2, L6, L10 e L14 matriculados nas três primeiras convocações de suplentes será divulgado nesta quinta-feira (12), juntamente com o formulário para recurso, caso haja indeferidos.

Maiores Informações:

E-mail: sisu@ufc.br/ disel@prograd.ufc.br

WhatsApp: (85) 3366 9498 (Apenas Mensagem de Texto)

Link para Publicação Original: https://sisu.ufc.br/pt/heteroidentificacao-resultado-de-chamada-regular-e-lista-de-espera-por-comissao-recursal/

Recursos da 3ª Convocação de Suplentes serão aceitos até quarta-feira (27)

Está aberto, até quarta-feira, 27 de abril, o período para interposição de recurso administrativo relativo exclusivamente à 3ª Convocação de Suplentes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2022 na Universidade Federal do Ceará.

Poderão interpor recurso apenas os candidatos que foram indeferidos ao final de alguma das etapas do processo de matrícula previstas em edital: ativação de matrícula, análise de documentação básica e/ou análise de documentação socioeconômica (exceto referente à deficiência declarada).

O recurso deverá ser interposto pelo candidato, dentro do prazo estipulado, exclusivamente por meio do endereço eletrônico recurso.sisu@ufc.br. O assunto (título) do e-mail deverá ser o seguinte: 3ª Convocação de suplentes + tipo de recurso (Análise Documentação Básica, Análise Socioeconômica ou Ativação de Matrícula).

Somente será reconhecido o recurso enviado no formulário específico, com a opção assinalada (Análise Documentação Básica; Análise Socioeconômica; Pessoa com Deficiência; Envio da Documentação ou Ativação de Matrícula), além de todas as informações preenchidas, inclusive as razões que justificam o recurso, e a assinatura do candidato. Documentos poderão ser anexados ao recurso.

Cada recurso pretendido deverá ser enviado separadamente em seu formulário próprio. Por exemplo, se o candidato tiver um indeferimento na documentação básica e outro na socioeconômica, será necessário um formulário específico para cada uma delas.

Não será permitida a verificação de nenhuma justificativa ou documento fora do recurso em si e por nenhum outro meio. A Coordenação do Sisu na UFC analisará caso a caso apenas os recursos recebidos dentro do prazo e seguindo todas as normas estabelecidas.

RESULTADO – Os resultados das análises devem ser informados no site do Sisu na UFC até o dia 6 de maio.

Formulário para Recurso (PDF)
Formulário para Recurso (DOC)

Link da Publicação Original: https://sisu.ufc.br/pt/recursos-da-3a-convocacao-de-suplentes-serao-aceitos-ate-quarta-feira-27/

SISU na UFC: 872 suplentes são convocados e devem ativar a matrícula pelo SIGAA de 22 a 24 de março

A Universidade Federal do Ceará convoca 872 candidatos do Banco de Suplentes do Sistema de Seleção Unificada (SISU) 1º/2022 a ocuparem vagas oriundas de desistências, matrículas não confirmadas e cancelamentos. Os selecionados deverão, obrigatoriamente, fazer a ativação da matrícula para garantir a vaga, independentemente do semestre em que estejam alocados.

O estudante convocado nesta segunda-feira (21) precisará ativar sua matrícula, de terça (22) a quinta-feira (24), pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), mesmo com toda a documentação ainda em análise. Quem não ativar matrícula perderá a vaga, que será disponibilizada na próxima convocação de suplentes, prevista para o dia 4 de abril.

Confira no  site do SISU na UFC o passo a passo de como fazer o autocadastro no SIGAA e ativar a matrícula no sistema.

O documento de convocação traz a relação de candidatos convocados, por ordem alfabética. Além dos nomes, são informados o curso, com a respectiva modalidade e turno, o semestre de ingresso e a modalidade de concorrência da vaga ocupada por cada candidato.

PRIMEIRO SEMESTRE – Candidatos ingressantes no primeiro semestre, após a ativação de matrícula, já poderão iniciar as atividades letivas, mesmo que a documentação ainda não tenha sido analisada. O estudante poderá obter informações sobre dias, horários e acessos às disciplinas junto à coordenação de curso.

SEGUNDO SEMESTRE – Candidatos ingressantes no segundo semestre, além da ativação de matrícula, deverão fazer a Confirmação de Matrícula, no período de 4 a 5 de agosto. Mais informações sobre este processo específico serão dadas posteriormente no site do SISU na UFC. O semestre letivo terá início em 12 de agosto.

É importante lembrar que, se o curso tiver ingresso nos dois semestres, um candidato alocado no segundo semestre ainda poderá ser remanejado após cada etapa de matrícula. O contrário não irá acontecer. Possíveis remanejamentos são informados no site do SISU na UFC.

ANÁLISE DE DOCUMENTOS – Os candidatos devem acompanhar a análise de seus documentos pelo Sistema de Matrícula Virtual, cujo resultado parcial será disponibilizado até o final do dia 30 de março. Os documentos indeferidos deverão ser regularizados no dia 31 de março, também pelo Sistema de Matrícula Virtual. O resultado final da análise será divulgado no dia 4 de abril.

COTISTAS – Candidatos cotistas ingressantes no primeiro semestre devem ativar matrícula no mesmo período que os demais – ou seja, de 22 a 24 de março – mesmo que ainda tenham documentos em análise e estejam aguardando entrevista com comissão multiprofissional e/ou procedimento de heteroidentificação presencial. O candidato que não ativar sua matrícula perderá a vaga.

IMPORTANTE – Em cumprimento à Portaria Normativa nº 21/2012, do governo federal, o Banco de Suplentes – Ampla Concorrência, divulgado nesta segunda-feira (21), inclui também os nomes dos cotistas, estando todos os candidatos em ordem de classificação unicamente pela nota do ENEM. Portanto, cotistas podem ser convocados tanto para vagas de cota quanto para vagas de ampla concorrência (AC), se obtiverem nota para tal. O documento de convocação informa a modalidade de concorrência da vaga ocupada pelo candidato. Cotista convocado em vaga de Ampla Concorrência não terá a documentação de cota analisada.

As portarias nº 18/2012 e nº 21/2012, do governo federal, determinam que, em caso de não haver candidatos inscritos para o preenchimento das vagas reservadas a uma determinada cota, elas não fiquem ociosas e sejam remanejadas para outras cotas. As portarias informam também a ordem desse remanejamento. Neste caso, o candidato remanejado não precisa se preocupar, pois terá analisada a documentação da cota para a qual se inscreveu.

Mais detalhes podem ser consultados no site do SISU na UFC. Dúvidas devem ser enviadas para o e-mail sisu@ufc.br.

Fonte: Coordenação do SISU na UFC – e-mail: sisu@ufc.br

Link da Publicação Original: https://www.ufc.br/noticias/16739-sisu-na-ufc-872-suplentes-sao-convocados-e-devem-ativar-a-matricula-pelo-sigaa-de-22-a-24-de-marco

Divulgada Lista de Espera; confira orientações para classificados e não classificados

Após o encerramento da solicitação de matrícula da Chamada Regular, as vagas não ocupadas serão disponibilizadas para a Lista de Espera na Universidade Federal do Ceará, seguindo o estabelecido pelo Edital Nº 04/2022.

Veja como proceder:

Acesse a Lista de Espera referente a sua modalidade de inscrição (Ampla Concorrência ou Cotas) e procure pelo seu nome, usando o atalho Ctrl + F, caso esteja usando um computador. No celular utilize o comando correspondente.

Verifique se seu nome está assinalado como CLASSIFICADO ou como NÃO CLASSIFICADO.

Se estiver assinalado como CLASSIFICADO, parabéns! Isso significa que você está dentro do número de vagas remanescentes após a solicitação de matrícula da Chamada Regular. Deverá solicitar matrícula e enviar documentos, exclusivamente pelo Sistema de Matrícula Virtual, de 11 a 14 de março.

Se estiver assinalado como NÃO CLASSIFICADO, significa que você não está dentro do número de vagas remanescentes após a solicitação de matrícula da Chamada Regular, mas poderá se inscrever como suplente e enviar documentos, exclusivamente pelo Sistema de Matrícula Virtual, de 11 a 14 de março.

⇒ Importante! Em respeito à Portaria Normativa Nº 21/2012, do governo federal, a Lista de Espera – Ampla Concorrência inclui também os nomes dos cotistas, estando todos os candidatos em ordem de classificação unicamente pela nota do ENEM. Deste modo, cotistas podem ser chamados tanto para vagas de Cota quanto para vagas de Ampla Concorrência (AC), se obtiverem nota para tal.

Veja as orientações de acordo com a sua situação:

Leia também:

Editais Nº 03/2022 e Nº 04/2022
Perguntas Frequentes sobre Lista de Espera
Perguntas Frequentes sobre Banco de Suplentes

Link da Publicação Original: https://sisu.ufc.br/pt/divulgada-lista-de-espera-confira-orientacoes-para-classificados-e-nao-classificados/

SISU: confirmação de matrícula para ingressantes no primeiro semestre será em 10 e 11 de março; veja passo a passo

confirmação de matrícula, etapa obrigatória para quem está tentando ingresso na Universidade Federal do Ceará por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU), será realizada nos dias 10 e 11 de março, para ingressantes no primeiro semestre.

Deve cumprir essa etapa quem solicitou matrícula na chamada regular do SISU 1º/2022 e teve documentação básica deferida ou deferida parcialmente. O candidato que não confirmar matrícula perderá o direito de ocupar a vaga, que poderá ser disponibilizada à lista de espera.

A confirmação de matrícula é obrigatória mesmo no caso de candidatos cotistas com documentação ainda em análise.

O candidato deve primeiro conferir, no resultado de matrícula, o semestre de ingresso para o qual foi alocado. Caso esteja selecionado para o primeiro semestre, deve fazer a confirmação nos dias 10 e 11 de março. Aqueles selecionados para o segundo semestre devem aguardar até os dias 4 e 5 de agosto.

O passo a passo para essa etapa de confirmação obrigatória de matrícula está descrito no site do SISU na UFC. O portal também traz informações sobre o acesso ao Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

Leia os detalhes sobre a confirmação de matrícula no site do SISU na UFC e veja como proceder nessa etapa.

Fonte: Coordenação do SISU na UFC – e-mail: sisu@ufc.br

Link da Publicação Original: https://www.ufc.br/noticias/16687-sisu-confirmacao-de-matricula-para-ingressantes-no-primeiro-semestre-sera-em-10-e-11-de-marco-veja-passo-a-passo