Confira o Resultado Preliminar da Bolsa de Iniciação Acadêmica e atualização do Cronograma do Processo seletivo

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), por meio da sua Divisão de Gestão de Benefícios (DIBEM), torna público o resultado preliminar do processo seletivo da Bolsa de Iniciação Acadêmica.

Os demais benefícios terão calendário divulgado em breve.

São duas as situações dos candidatos: Classificáveis e Indeferidos.

– Classificáveis: candidatos que atenderam aos critérios do Edital nº 03/2022/PRAE/UFC e seus anexos.

– Indeferidos: candidatos que não atenderam aos critérios do Edital nº 03/2022/PRAE/UFC e seus anexos.

Segue Aditivo II ao Edital 03/2022/PRAE/UFC, que dispõe sobre as alterações no cronograma do Processo Seletivo.

Aditivo II – cronograma-atualizado

Recurso Administrativo – Os candidatos indeferidos podem, entre os dias 12 e 13 de abril, interpor recurso ao resultado seguindo os passos abaixo:

a) Acessar o Portal do Discente do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmica (SIGAA);

b) Selecionar a aba Auxílios e Bolsas, Dados Socioeconômicos, e Consultar Documentos;

c) Caso formulário socioeconômico tiver sido recusado, vá em Auxílios e Bolsas, Dados Socioeconômicos, entrar em Formulário Socioeconômico para reatualizá-lo;

d) Caso haja algum documento recusado, vá em Auxílios e Bolsas, Dados Socioeconômicos, entrar em Enviar Documentos para reatualizá-lo;

e) Somente após reatualizar os dados socioeconômicos, caso haja alguma recusa, vá em Auxílios e Bolsas, entrar em Processo Seletivo de Auxílios e Bolsas;

f) Escolher o anúncio referente a Bolsa de Iniciação Acadêmica;

g) Realizar o upload do formulário de recurso;

h) Realizar upload do documento pendente, se for o caso.

Segue abaixo o formulário de recurso:

Formulário para recurso

Segue link com orientações para inscrições:

https://prae.ufc.br/wp-content/uploads/2022/03/anexo-ii-orientacoes-para-inscricao-1.pdf

Check-list da documentação

Check-list – documentação para Bolsa de Inicação Acadêmica ( PDF 137 KB)

Veja o resultado preliminar do Campus Sobral:

CLASSIFICÁVEIS

INDEFERIDOS

Chamada nº 01/2022 para Prestação de Contas do Programa Auxílio Moradia – 2022.1

A Direção do Campus da Universidade Federal do Ceará em Sobral, no uso de suas atribuições administrativas, tendo em vista a publicação de aditivos ao editais de ingresso do Programa Auxílio Moradia (Editais e Resultados), divulga a CHAMADA N° 01/2022 – UFC CAMPUS DE SOBRAL, referente ao processo de prestação de contas do trimestre 2022.1 (janeiro a março) do (a) estudante no Auxílio Moradia.

Para que haja a manutenção do Benefício de Auxílio Moradia, a partir das alterações realizadas pelos Aditivos, cabe ao estudante, obrigatoriamente, a cada três meses, prestar contas por meio de recibo e/ou outros documentos comprobatórios de pagamento mensal do aluguel ou dos custos com moradia, em virtude de sua condição de estudante e beneficiário da assistência estudantil. Caso não apresente a devida comprovação, no período solicitado, o estudante deverá realizar a devolução dos valores recebidos, através de Guia de Recolhimento da União – GRU e terá o benefício suspenso até a regularização do mesmo.

CRONOGRAMA:

Prazo de entrega de prestação de contas: 11/04/22 até 18/04/22.
Resultado da Análise: 26/04/22

Documentos importantes:

Formulário de Inscrição Online

Para mais informações, entre em contato por meio do e-mail: case@sobral.ufc.br.

PROGEP recebe inscrições para diversas atividades artísticas e culturais, além de aulas de ioga

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) recebe inscrições, até 28 de abril (ou enquanto houver vagas), para atividades de Canto Popular, Bordado, Fotografia, Clube do Livro, Cineclube, Aulas de Ritmos, Violão Popular, Sopros, Cordas, Harmonia e Percussão, Teatro e Ioga.

Podem se inscrever servidores ativos e aposentados da Universidade Federal do Ceará, funcionários da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), terceirizados da UFC, cônjuges e filhos de servidores ativos, estudantes da UFC e comunidade externa.

As inscrições devem ser realizadas por meio dos formulários eletrônicos disponíveis abaixo:

Minicursos de Canto Popular, turmas nos campi Benfica e Pici;
Minicursos de Bordado, turmas nos campi Benfica e Pici;
Minicursos de Fotografia, turmas no Campus Porangabuçu;
Minicursos de Teatro, turma no Campus Benfica;
Minicursos de Violão Popular, turmas nos campi Benfica e Pici;
Ensino de Sopros, turma no Campus Benfica;
Ensino de Cordas, Harmonia e Percussão, turmas nos campi Benfica e Pici;
Clube do Livro, encontros nos campi Benfica e Pici e uma turma on-line;
Cineclube, encontros nos campi Benfica e Pici;
Aulas de Ritmos, encontros nos campi Benfica e Pici;
Aulas de Yoga, turma no Campus Benfica e uma turma on-line.

As atividades estão previstas para ocorrer da primeira semana de maio ao início de julho fora do horário do expediente. As aulas serão presenciais, mas duas atividades funcionarão de maneira remota: uma turma do Clube do Livro, que será realizada pelo Google Meet, e uma turma de yoga, que será exibida via YouTube.

Haverá emissão de declaração de participação nas aulas em que há controle de frequência, mediante solicitação do participante.

SAIBA MAIS – As ações são desenvolvidas pela Coordenadoria de Qualidade de Vida no Trabalho (COQVT) por meio da Divisão de Cultura e Arte (DICART) da PROGEP. Os projetos FazerArte UFC (Canto Popular, Bordado, Fotografia, Clube do Livro, Cineclube e Aulas de Ritmos), Orquestra Terra da Luz (Violão Popular, Sopros, Cordas Harmônicas e Percussão) e Teatro QVT&ARTE são realizados com bolsas do Programa de Promoção da Cultura Artística (PPCA) da Secretaria de Cultura da UFC (SECULT UFC). Já o projeto Yoga na UFC é possível através do Edital nº 10/2021 da Pró-Reitoria de Extensão (PREX).

Fonte: Divisão de Cultura e Arte (DICART/PROGEP) – e-mail: dicart.progep@ufc.br

Link para Publicação Original: https://www.ufc.br/noticias/16795-progep-recebe-inscricoes-para-diversas-atividades-artisticas-e-culturais-alem-de-aulas-de-ioga

SECULT UFC lança convocatória para programação híbrida da Mostra Nosso Palco; inscrições vão até 25 de abril

Até 25 de abril, estão abertas as inscrições, através da Chamada Pública nº 01/2022, para a convocatória da Mostra Nosso Palco, promovida pela Secretaria de Cultura da Universidade Federal do Ceará (SECULT UFC). A iniciativa tem como objetivo dar visibilidade a artistas e a projetos culturais da comunidade acadêmica da UFC. A segunda edição do Nosso Palco organizará um calendário de apresentações a serem executadas de maio a outubro deste ano. Quem participar da mostra terá direito a declaração de ações extensionistas, emitida pela SECULT e pela Pró-Reitoria de Extensão (PREX) da UFC.

As atividades selecionadas para compor a programação híbrida do Nosso Palco poderão ocorrer tanto presencialmente, no Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno (TUPA/UFC), situado na Avenida da Universidade, 2210, Benfica, como de modo on-line, com transmissões ao vivo pelo perfil (@secultufc) no Instagram ou pelo canal da Secretaria no YouTube.  

Podem participar da mostra alunos e ex-alunos de graduação e de pós-graduação da UFC, servidores técnico-administrativos e docentes, além de professores substitutos. Até o fim do prazo estabelecido, os proponentes devem preencher formulários específicos a depender do formato (presencial ou on-line) desejado. 

As propostas do Nosso Palco 2022 contemplam as modalidades de exposições de artes visuais, exibições audiovisuais, performances, declamações de poesia e prosa, apresentações de música, dança, teatro e circo. Lançamentos de livros e fanzines digitais somente poderão se inscrever no formato virtual. As submissões de propostas da comunidade universitária serão analisadas por uma comissão indicada pela SECULT UFC, com o intuito de contribuir para o fomento das artes e da cultura na Universidade, com enfoque na formação de plateia.

Outras informações podem ser obtidas no site da Secretaria de Cultura da UFC ou por meio do e-mail secult@ufc.br.

Fonte: Secretaria de Cultura da UFC – e-mail: secult@ufc.br

Link da Publicação Original: https://www.ufc.br/noticias/16801-secult-ufc-lanca-convocatoria-para-programacao-hibrida-da-mostra-nosso-palco-inscricoes-vao-ate-25-de-abril

Confira cronograma de resultados do Processo Seletivo nº 03/2022/PRAE/UFC

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Ceará, no uso de suas atribuições administrativas, torna público o Aditivo I ao Edital nº 03/2022/PRAE/UFC do processo seletivo dos seguintes benefícios: Auxílio Creche, Auxílio Emergencial, Auxílio Moradia, Isenção da taxa do restaurante Universitário para o semestre 2022.1 e Programa de Iniciação Acadêmica (BIA) para o ano de 2022 do Campus Fortaleza e dos Campi do Interior (Crateús, Itapajé, Quixadá, Russas e Sobral).

Para o Campus de Sobral, o cronograma se refere apenas ao Programa de Iniciação Acadêmica (BIA). O cronograma dos demais benefícios será divulgado em breve.

Confira o Aditivo:

Aditivo I – Cronograma de divulgação dos resultados

Resultado da heteroidentificação complementar da Chamada Regular e Lista de Espera

A Universidade Federal do Ceará informa o resultado da primeira convocação para heteroidentificação complementar à autodeclaração de candidatos às vagas das Cotas L2, L6, L10 e L14 matriculados na Chamada Regular e na Chamada de Lista de Espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 1º/2022.

Dos 149 convocados, 52 foram foram deferidos e 97 indeferidos. Os candidatos não enquadrados como cotistas em procedimento de heteroidentificação terão sua matrícula cancelada.

Recursos específicos contra o resultado do procedimento de heteroidentificação serão aceitos somente nesta terça-feira, 5 de abril, exclusivamente pelo e-mail recurso.sisu@ufc.br. O assunto (título) do e-mail deverá ser HETEROIDENTIFICAÇÃO. O resultado dos recursos será informado no dia 11 de abril.

Como estabelecido pelo Edital Nº 03/2022 PROGRAD/REITORIA/UFCo critério único para a heteroidentificação do candidato autodeclarado negro preto ou negro pardo é o fenotípico. Não são considerados características fenotípicas de ascendentes, descendentes ou demais parentes do candidato; fatores genotípicos do candidato ou quaisquer registros, cadastros ou documentos (inclusive imagem e certidões usados em outros procedimentos de heteroidentificação de concursos públicos ou processos seletivos).

O não comparecimento após a convocação ou a recusa em assinar a lista de presença também implicaram no indeferimento do enquadramento à cota.

Foram convocados os candidatos que a comissão julgou necessário após análise dos vídeos de autodeclaração com base no critério fenotípico, conforme observado no vídeo enviado pelo candidato. Também foram encaminhados para o procedimento de heteroidentificação aqueles que não anexaram o vídeo ou o anexaram em desconformidade com as orientações do Edital, de modo que a análise foi dificultada ou inviabilizada.

IMPORTANTE – O não encaminhamento ao procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração neste momento não impede que o candidato, já matriculado como aluno, seja convocado em outra oportunidade, até a conclusão do seu curso, caso sejam apuradas denúncias por meio da Ouvidoria da UFC que contenham indícios suficientes sobre a irregularidade no uso das cotas.

SUPLENTES – Os candidatos suplentes devem acompanhar a analise de seus documentos nas datas informadas junto a sua convocação. Somente após o dia 11 de abril serão divulgadas as datas para o procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração para os candidatos das três primeiras convocações de suplentes.

Link da Publicação Original: https://sisu.ufc.br/pt/divulgado-resultado-da-heteroidentificacao-complementar-da-chamada-regular-e-lista-de-espera/

Prazo para pedidos de distinção acadêmica de concludentes 2021.2 prorrogado até 31 de maio

A Pró-Reitoria de Graduação informa aos concludentes do semestre letivo 2021.2 que o prazo para requerimento de distinção acadêmica, que se encerraria na próxima segunda-feira (11), foi prorrogado até 31 de maio. A atualização já consta do Calendário Universitário.

O aluno deverá solicitar a distinção acadêmica à coordenação do seu curso. É necessário entregar o Formulário para Requerimento e as devidas comprovações dos pré-requisitos exigidos.

A apreciação dos requerimentos dos candidatos ficará a cargo de uma comissão constituída de três professores, designada pela coordenação do curso.

PRÉ-REQUISITOS – As distinções acadêmicas são atribuídas pela Universidade Federal do Ceará aos estudantes que se graduam com elevado desempenho acadêmico, considerando os parâmetros gerais informados na Resolução nº 45/2018, do Conselho Universitário (CONSUNI), e nas Portarias nº 41/2018 e nº 59/2019, da PROGRAD:

  • Índice de Rendimento Acadêmico Individual (IRA) igual ou superior a 8.500;
  • Conclusão de curso no período de tempo padrão previsto pelo Projeto Pedagógico registrado na Pró-Reitoria de Graduação;
  • Não possuir reprovações nem trancamentos em componentes curriculares;
    Não ter sofrido qualquer sanção disciplinar;
  • Não ter mais de 20% da carga horária prevista para o seu curso obtida por meio de aproveitamentos internos ou externos.

Critérios adicionais de hierarquização poderão ser determinados pelas coordenações. O número de estudantes agraciados anualmente fica limitado a dez para cada curso, podendo ser no máximo dois para Summa Cum Laude, quatro para Magna Cum Laude e dez para Cum Laude.

PROCESSO – Com isso, foi alterado também o último dia para que as coordenações de curso remetam à PROGRAD o processo eletrônico contendo relação dos alunos concludentes, dos semestres 2021.1 e 2021.2, indicados para concessão de distinção acadêmica. De 11 de maio, o prazo passou para 30 de junho.

Fonte: Gabinete da Pró-Reitoria de Graduação – fone: 85 3366 9498 / e-mail: gabinete@prograd.ufc.br

Link para Publicação Original: https://prograd.ufc.br/pt/prazo-para-pedidos-de-distincao-academica-2021-2-prorrogado-ate-31-de-maio/

Resultado final do processo de Prorrogação da permanência de estudante no Programa Auxílio Moradia

A Direção do Campus da Universidade Federal do Ceará em Sobral, no uso de suas atribuições administrativas, divulga o resultado final do processo de Prorrogação da permanência do/a estudante no Programa Auxílio Moradia, referente a Chamada nº 01/2022 – UFC Campus Sobral.

Confira o resultado na Integra:

Prorrogação 2022.1 – Resultado final

Para mais informações, entre em contato com a Equipe de Assistência Estudantil do Campus da UFC em Sobral por meio do e-mail: case@sobral.ufc.br.

UFC recebe inscrições para turma da Residência em Segurança da Informação em parceria com Samsung e SiDi

A Universidade Federal do Ceará ‒ por intermédio do Departamento de Computação e em parceria com a empresa Samsung e o instituto SiDi ‒ está com inscrições abertas, até 3 de abril, para uma turma da Residência em Segurança da Informação. Os alunos residentes selecionados irão cursar uma pós-graduação lato sensu (especialização) com carga horária de 512 horas e duração de 15 meses, incluindo o desenvolvimento de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

De acordo com o coordenador da iniciativa, Prof. Emanuel Bezerra Rodrigues, do Departamento de Computação, o objetivo principal da residência tecnológica é incentivar a formação de profissionais com alto grau de especialização em segurança da informação, com foco no aprendizado de técnicas e ferramentas de ciência de dados, inteligência artificial e aprendizado de máquina para a solução de problemas nessa área do conhecimento.

Os alunos participantes também terão a oportunidade de vivenciar o ambiente de projetos do SiDi, sendo apresentados a demandas reais de um segmento organizacional e tendo contato com os times, para que possam vivenciar na prática novos métodos e tecnologias voltadas para a segurança da informação. Portanto, é esperado uma postura profissional durante todo o período da realização da Residência.

O Prof. Emanuel ressalta que as aulas teóricas e as atividades práticas deverão ser realizadas na modalidade virtual (on-line).

Podem participar do processo seletivo alunos graduados em cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) nas áreas de Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica e áreas afins de universidades de todo o Brasil. Serão selecionados até 20 estudantes e cada aluno receberá bolsa de estudos no valor de R$ 2.500 mensais por um período de 15 meses.

INSCRIÇÕES ‒ A inscrição deve ser efetuada exclusivamente por meio online através do SIGAA (Processos Seletivos ‒ Lato Sensu > Residência em Segurança da Informação). Os interessados devem anexar o diploma ou certificado de graduação, o histórico escolar da graduação e o currículo Lattes com os respectivos comprovantes. A íntegra do edital e o Termo de Autorização de Propriedade Intelectual (que deverá ser assinado posteriormente, no ato da matrícula) estão disponíveis no site da Residência.

A seleção ocorrerá em uma única fase de caráter classificatório e eliminatório, com base na análise curricular e de histórico escolar feita pelo comitê avaliador da Residência. O resultado final da seleção será divulgado até o dia 24 de abril, no site da Residência. Eventuais dúvidas deverão ser enviadas para o e-mail resinfo@dc.ufc.br.

SAIBA MAIS ‒ O modelo da residência tecnológica foi inspirado nos programas de residência médica, em que os alunos têm a oportunidade de uma formação teórica na Universidade e desempenham as atividades práticas (como forma de consolidar os conceitos aprendidos) no ambiente hospitalar. Analogamente, na Residência em Segurança da Informação, os alunos terão a formação teórica com professores vinculados a um curso de especialização ofertado pela UFC e irão desempenhar atividades práticas em um ambiente real do SiDi, que contará com um parque computacional ao qual os estudantes poderão se conectar remotamente.

Fonte: Prof. Emanuel Bezerra Rodrigues, coordenador da Residência em Segurança da Informação ‒ e-mail: emanuel@dc.ufc.br

Link para Publicação Original: https://www.ufc.br/noticias/noticias-e-editais-de-concursos-e-selecoes/16677-ufc-recebe-inscricoes-para-turma-da-residencia-em-seguranca-da-informacao-em-parceria-com-samsung-e-sidi

Confira resultado preliminar da Prorrogação do tempo de permanência do Auxílio Moradia – semestre 2022.1

A Direção do Campus da Universidade Federal do Ceará em Sobral, no uso de suas atribuições administrativas, divulga o resultado preliminar do processo de Prorrogação da permanência do/a estudante no Programa Auxílio Moradia, referente a Chamada nº 01/2022 – UFC Campus Sobral.

Os/as estudantes indeferidos/as poderão interpor recurso no dia 31 de março de 2022, a partir do preenchimento de formulário de recurso, podendo apresentar declaração do curso atualizada.

Os/as estudantes que não entregaram documentação no prazo determinado na Chamada para a solicitação da prorrogação deverão fazê-lo no período indicado para interposição de Recurso. Neste caso, além da documentação exigida na Chamada, deverão apresentar justificativa por escrito, bem como documentação comprobatória das razões do não cumprimento do prazo de solicitação da prorrogação.

Confira o resultado na Integra: 

Formulário para recurso: https://forms.gle/Whd7NKj93Myy8JYw5