Segundo ajuste de matrícula em tempo real para veteranos ocorrerá nesta terça-feira (29)

O segundo Ajuste de Matrícula em Tempo Real 2022.1 para estudantes veteranos de graduação presencial da Universidade Federal do Ceará ocorrerá nesta terça-feira (29). O ajuste deve ser feito, exclusivamente, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

A Pró-Reitoria de Graduação reforça que esse procedimento é destinado apenas para a inclusão de disciplinas para o semestre. Além disso, no Ajuste em Tempo Real, as solicitações de matrícula não passam por processamento, ou seja, com exceção das vagas de ingressantes e daquelas privativas das coordenações de curso, não são levadas em consideração as reservas de vagas para cursos específicos, classificação por Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) ou preferência para alunos regulares.

Portanto, havendo a existência de vagas, estas serão preenchidas de acordo com a ordem de registro da solicitação de matrícula. Desse modo, na existência de vaga, esta será garantida de imediato pelo aluno que a solicitar primeiro, sendo a matrícula finalizada imediatamente.

Fonte: Divisão de Seleção e Matrícula – e-mail: dsm@prograd.ufc.br / fone: 85 3366 9528.

Link da Publicação Original: https://prograd.ufc.br/pt/segundo-ajuste-de-matricula-em-tempo-real-para-veteranos-ocorrera-nesta-terca-feira-29/

Webconferência: Olimpíada Hackathon de inteligência cidadã

A webconferência tratará da Olimpíada Hackathon de inteligência cidadã, uma competição para premiar as melhores ideias inovadoras para a interpretação e visualização dos dados disponibilizados na plataforma Ceará Transparente. Na edição do ano passado, os participantes concorreram a prêmios de até 20 mil reais.

 O PAAP-IC é o espaço de apresentação e divulgação da inovação na pesquisa Científica na UFC, objetivando o despertar crítico quanto a pesquisa desenvolvida na nossa instituição e mundo afora.

Dia 23/03, às 16h, no canal do PAAP no Youtube

Com o Prof. Dr. Alexandre Matos Arruda e seus alunos (UFC)
Mediação: Prof. Dr. Pedro Marcos Gomes Soares (UFC)

Já anota aí para não perder essa atividade! 

Para assistir acesse: https://youtu.be/QNQRLPc94-w

Fonte: coidea@eideia.ufc.br

Recepção aos Calouros 2022.1

É com muita alegria que damos boas-vindas aos Calouros 2022.1! 

Gostaríamos de parabenizá-los  por essa conquista tão importante, ingressar em uma das melhores Universidades do país, que é a UFC. Agora começa uma nova fase na vida de vocês, aproveitem!

CRONOGRAMA DO EVENTO
 
° ABERTURA: APRESENTAÇÕES E COMPOSIÇÃO DE MESA
° APRESENTAÇÃO DO DIRETOR DO CAMPUS
° APRESENTAÇÃO DOS COORDENADORES
° APRESENTAÇÃO DOS SETORES: 
– Assistência Estudantil
– Atendimento Psicológico
– Agentes de Acessibilidade 
– Ônibus Intracampus
– Restaurante Universitário
– D.T.I
– Bibliotecas
° PERGUNTAS/ DÚVIDAS DOS INGRESSANTES
°AGRADECIMENTOS E CONSIDERAÇÕES FINAIS
 
Diretoria do Campus de Sobral
E-mail: diretoria@sobral.ufc.br 
Telefone: (88) 3695-46000/4601

SISU na UFC: 872 suplentes são convocados e devem ativar a matrícula pelo SIGAA de 22 a 24 de março

A Universidade Federal do Ceará convoca 872 candidatos do Banco de Suplentes do Sistema de Seleção Unificada (SISU) 1º/2022 a ocuparem vagas oriundas de desistências, matrículas não confirmadas e cancelamentos. Os selecionados deverão, obrigatoriamente, fazer a ativação da matrícula para garantir a vaga, independentemente do semestre em que estejam alocados.

O estudante convocado nesta segunda-feira (21) precisará ativar sua matrícula, de terça (22) a quinta-feira (24), pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), mesmo com toda a documentação ainda em análise. Quem não ativar matrícula perderá a vaga, que será disponibilizada na próxima convocação de suplentes, prevista para o dia 4 de abril.

Confira no  site do SISU na UFC o passo a passo de como fazer o autocadastro no SIGAA e ativar a matrícula no sistema.

O documento de convocação traz a relação de candidatos convocados, por ordem alfabética. Além dos nomes, são informados o curso, com a respectiva modalidade e turno, o semestre de ingresso e a modalidade de concorrência da vaga ocupada por cada candidato.

PRIMEIRO SEMESTRE – Candidatos ingressantes no primeiro semestre, após a ativação de matrícula, já poderão iniciar as atividades letivas, mesmo que a documentação ainda não tenha sido analisada. O estudante poderá obter informações sobre dias, horários e acessos às disciplinas junto à coordenação de curso.

SEGUNDO SEMESTRE – Candidatos ingressantes no segundo semestre, além da ativação de matrícula, deverão fazer a Confirmação de Matrícula, no período de 4 a 5 de agosto. Mais informações sobre este processo específico serão dadas posteriormente no site do SISU na UFC. O semestre letivo terá início em 12 de agosto.

É importante lembrar que, se o curso tiver ingresso nos dois semestres, um candidato alocado no segundo semestre ainda poderá ser remanejado após cada etapa de matrícula. O contrário não irá acontecer. Possíveis remanejamentos são informados no site do SISU na UFC.

ANÁLISE DE DOCUMENTOS – Os candidatos devem acompanhar a análise de seus documentos pelo Sistema de Matrícula Virtual, cujo resultado parcial será disponibilizado até o final do dia 30 de março. Os documentos indeferidos deverão ser regularizados no dia 31 de março, também pelo Sistema de Matrícula Virtual. O resultado final da análise será divulgado no dia 4 de abril.

COTISTAS – Candidatos cotistas ingressantes no primeiro semestre devem ativar matrícula no mesmo período que os demais – ou seja, de 22 a 24 de março – mesmo que ainda tenham documentos em análise e estejam aguardando entrevista com comissão multiprofissional e/ou procedimento de heteroidentificação presencial. O candidato que não ativar sua matrícula perderá a vaga.

IMPORTANTE – Em cumprimento à Portaria Normativa nº 21/2012, do governo federal, o Banco de Suplentes – Ampla Concorrência, divulgado nesta segunda-feira (21), inclui também os nomes dos cotistas, estando todos os candidatos em ordem de classificação unicamente pela nota do ENEM. Portanto, cotistas podem ser convocados tanto para vagas de cota quanto para vagas de ampla concorrência (AC), se obtiverem nota para tal. O documento de convocação informa a modalidade de concorrência da vaga ocupada pelo candidato. Cotista convocado em vaga de Ampla Concorrência não terá a documentação de cota analisada.

As portarias nº 18/2012 e nº 21/2012, do governo federal, determinam que, em caso de não haver candidatos inscritos para o preenchimento das vagas reservadas a uma determinada cota, elas não fiquem ociosas e sejam remanejadas para outras cotas. As portarias informam também a ordem desse remanejamento. Neste caso, o candidato remanejado não precisa se preocupar, pois terá analisada a documentação da cota para a qual se inscreveu.

Mais detalhes podem ser consultados no site do SISU na UFC. Dúvidas devem ser enviadas para o e-mail sisu@ufc.br.

Fonte: Coordenação do SISU na UFC – e-mail: sisu@ufc.br

Link da Publicação Original: https://www.ufc.br/noticias/16739-sisu-na-ufc-872-suplentes-sao-convocados-e-devem-ativar-a-matricula-pelo-sigaa-de-22-a-24-de-marco

Atenção! Aberta solicitação de Prorrogação do tempo de permanência no Programa Auxílio Moradia – semestre 2022.1

A Direção do Campus da Universidade Federal do Ceará em Sobral, no uso de suas atribuições administrativas, divulga a Chamada nº 01/2022/UFC/Campus Sobral, referente a Solicitação de Prorrogação do Tempo de Permanência no Programa Auxílio Moradia.

A prorrogação de que trata a presente Chamada poderá ser concedida ao(à) estudante com tempo de permanência encerrado no Programa Auxílio Moradia da UFC no semestre 2022.1, desde que se encontre na iminência de conclusão do curso atual, ou seja, no imperativo de, no máximo, até dois semestres letivos para findar a graduação.

Documentação necessária para análise do pedido de prorrogação:

  1. Histórico Acadêmico atualizado (até o semestre 2022.1);
  2. Declaração do Curso ao qual está vinculado indicando a previsão de conclusão da graduação (de acordo com a carga horária pendente).
  3. Comprovantes da justificativa alegada para os pedidos de Prorrogação, nos casos em que o atraso para conclusão do curso tenha ocorrido por motivos alheios a sua vontade – Declaração própria (do/a estudante) com a descrição da justificativa e inclusão de documentos comprobatórios. O documento deverá ser datado e assinado (de próprio punho ou digitalizado). Assim, não será aceita assinatura apenas digitada.

A entrega da documentação exigida deverá ser realizada através do preenchimento do formulário on line, e a documentação anexada ao mesmo. Não será entregue documentação presencialmente.

Formulário Eletrônico

Para mais informações sobre o processo de Prorrogação, envie e-mail para case@sobral.ufc.br.

NOTA DE PESAR DO SR. JOSÉ HUGO GRANGEIRO

A Diretoria do Campus de Sobral, em nome de todo corpo Docente, Discente e Servidores Técnico-Administrativos, vem expressar seu profundo pesar por ocasião do falecimento do Sr. JOSÉ HUGO GRANGEIRO pai do Professor Alex Sandro de Moura Grangeiro, Vice-Coordenador do curso de Medicina.

Ao tempo em que lamenta a perda, a Diretoria do Campus manifesta apoio aos familiares e amigos do Sr. JOSÉ HUGO GRANGEIRO.

 

 

Edital nº 03/2022 – Processo Seletivo Unificado 2022.1 (Campi de Fortaleza e do Interior)

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Ceará, no uso de suas atribuições administrativas, em consonância com o Decreto nº 7.234/2010, referente ao Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES, à Resolução nº 08/CEPE, de 26 de abril de 2013 – Anexos XI, XIII e XXI ad referendum (de 21 de junho de 2016) torna público o edital do Processo Seletivo Unificado dos seguintes benefícios: 

  • Auxílio Creche, Auxílio Moradia, Auxílio Emergencial, Bolsa de Iniciação Acadêmica e Isenção da taxa do Restaurante Universitário

Para acessar o Edital e demais Documentos do Processo Seletivo, clique no seguinte Link:

Edital nº 03/2022 – Processo Seletivo Unificado 2022.1 (Campi de Fortaleza e do Interior)

Atenciosamente,

Equipe de Assistência Estudantil do Campus Sobral.

Funcionamento do Ônibus Intracampus

Campus de Sobral oferece serviço de transporte gratuito aos membros da comunidade acadêmica através do Ônibus Intracampus. O Intracampus funciona durante os dias letivos dando suporte ao Refeitório Universitário, percorrendo trajeto que interliga os prédios nos quais há atividades da UFC.

Neste semestre, o Intracampus retomará suas atividades em 21 de março.

Informações sobre horários e rotas.

 

Atenciosamente, 

Prefeitura do Campus de Sobral

 

Funcionamento do Refeitório Universitário do Campus de Sobral

Dada a necessidade de tempo hábil para montar a estrutura mínima adequada para o fornecimento de refeições, informamos que o Refeitório Universitário do Campus de Sobral retomará suas atividades somente no dia 21 de março

As refeições serão fornecidas para toda a comunidade acadêmica e o usuário deverá apresentar o cartão de acesso ao RU e um documento com foto (original ou impresso). 

O funcionamento ocorrerá conforme tabela abaixo:

      Horário de funcionamento e valores das refeições:

Guichê de recarga e entrega dos cartões09h às 19h
Distribuição das refeiçõesAlmoço: 11h às 14h
Jantar: 17h30 às 19h
Valor da refeiçãoEstudantes: R$ 1,10
Funcionários (TAE’S, Docentes e Terceirizados): R$ 10,00

A entrega dos cartões seguirá normalmente no decorrer da semana.

Dúvidas e informações a respeito do funcionamento do RU devem ser enviados para o e-mail: refeitorio@sobral.ufc.br

Os alunos que foram contemplados com a isenção da taxa do RU até o semestre 2020.1 ou que receberam o auxilio alimentação emergencial em 2020/2021, devem realizar a inscrição no Processo Seletivo Unificado 2022.1 – Edital nº 03/2022 . Lembrando que enquanto ocorre o processo seletivo, os alunos anteriormente contemplados com a isenção ou com o auxilio alimentação emergencial terão acesso ao Refeitório como isentos.

Dúvidas e informações sobre o Processo Seletivo Unificado devem ser enviados para o e-mail: case@sobral.ufc.br

   Atenciosamente,

Diretoria do Campus de Sobral.

Certificados dos Encontros Universitários 2021

A Comissão Organizadora dos Encontros Universitários do Campus de Sobral informa que os certificados de autores e avaliadores dos Encontros Universitários 2021 encontram-se disponíveis para download no:

Sistema de Gestão de Eventos Acadêmicos

A Comissão agradece a participação e colaboração de todos e esclarece que, em caso de problemas na utilização do referido sistema, o usuário deve enviar mensagem para encontros@sobral.ufc.br com a descrição do problema e anexar a captura de tela (Print Screen).