RENOVAÇÃO DO PROGRAMA AUXÍLIO MORADIA – 27/08 a 10/09

O período de solicitação de renovação do Programa Auxílio Moradia dos beneficiários do campus de Sobral ocorrerá entre os dias 27/08/2018 e 10/09/2018.

Os interessados deverão preencher o formulário de Solicitação de Renovação e entregá-lo juntamente com o Termo de Compromisso, devidamente assinados, e a documentação solicitada, até o dia 10/09/2018 na sala da Assistência Estudantil – localizada no Bloco do curso de Odontologia, 1º andar – no horário de 8h às 12h e de 14h às 17h.

Caso o aluno não entregue a documentação até a data indicada, será automaticamente desligado do Programa. Lembramos que deve solicitar renovação do Auxílio Moradia apenas quem ingressou no Programa nos editais anteriores a 2018.

 

CRONOGRAMA

Prazo para entrega de documentação 27/08/2018 a 10/09/2018
Período de análise da documentação 11/09/2018 a 02/10/2018
Resultado preliminar 03/10/2018
Interposição de recurso  04/10/2018
Resultado final  05/10/2018

 

Segue abaixo o Formulário de Renovação e o Termo de Compromisso para solicitação da Renovação:

 

→ FORMULÁRIO DE RENOVAÇÃO AUXÍLIO MORADIA 2018

→ TERMO DE COMPROMISSO AUXÍLIO MORADIA 2018

 

Segue alguns modelos de declaração, caso seja necessário:

→ Declaração de agricultor

→ Declaração de autônomo

→ Declaração de despesas

→ Declaração de independência financeira

→ Declaração de não exercício de atividade remunerada

→ Declaração de não recebimento de pensão alimentícia

→ Declaração de pagamento de aluguel, pensionato ou república

→ Declaração de recebimento de pensão judicial

→ Declaração de recebimento de pensão não judicial

→ declaracao de divisao de aluguel

 

 

SISU UFC: 9 candidatos são chamados na 8ª convocação de suplentes.

A UFC convoca 9 suplentes a ocuparem vagas oriundas de desistências e cancelamentos de matrículas na graduação. Confira a relação nominal e como proceder se selecionado.

Os suplentes convocados têm sua solicitação de matrícula realizada automaticamente, mas deverão, obrigatoriamente, comparecer à coordenação do seu curso, para fazer a ativação da matrícula e garantir a vaga.

O prazo máximo para ativação da matrícula é de 3 (três) dias úteis após a data da publicação da lista com seu nome. Ou seja, o estudante convocado nesta sexta-feira (24) precisará cumprir esta etapa de segunda (27) a quarta-feira (29).

O candidato deve entrar em contato com a coordenação de curso para saber o horário de funcionamento.

Na ativação de matrícula, na coordenação do curso, o estudante deverá apresentar documento de identificação oficial com foto (RG, por exemplo) e as duas vias assinadas do termo de ciência (uma delas ficará com o estudante e a outra será retida na Universidade).

Esse procedimento também pode ser feito por procurador legalmente reconhecido. Neste caso, será necessário apresentar o original da procuração e fotocópias autenticadas de documentos de identificação oficiais com foto do candidato e do procurador.

Após a ativação da matrícula, os selecionados devem iniciar suas atividades, uma vez que o semestre letivo teve início no dia 6 de agosto.

Todas as vagas não ativadas voltarão para o Banco de Suplentes, podendo ser ocupadas por outros candidatos na convocação seguinte.

Cotas – O suplente convocado a uma vaga de cota terá verificada a documentação que foi entregue no ato da inscrição. O resultado da análise de cota social (etnia e/ou renda) será divulgado no dia 6 de setembro, juntamente com o prazo para defesa/recurso.

Durante o período de verificação de todas as modalidades de cotas, o candidato estará pré-matriculado liminarmente, devendo ativar sua matrícula, na coordenação de curso, no mesmo prazo dos demais candidatos e acompanhar as atividades acadêmicas.

Candidatos que tiveram sua documentação deferida na Chamada Regular na mesma modalidade de cota em que foram convocados como suplentes não passarão por nova verificação.

Se, mesmo após o recurso, o candidato continuar indeferido, sua pré-matrícula será considerada sem efeito.

Remanejamentos – Candidatos cotistas que obtiveram nota suficiente para serem convocados pela Ampla Concorrência, de acordo com a Portaria Normativa Nº 18/2012, do governo federal, não terão documentação de cota analisada.

A mesma portaria e também a Portaria Nº 9/2017 definem que, em caso de não preenchimento das vagas reservadas a uma determinada cota, elas são remanejadas para outras cotas.

A UFC se desobriga do envio de mensagem eletrônica ou de qualquer outra comunicação direta com os candidatos. É de responsabilidade exclusiva dos candidatos acompanhar, através deste site, as etapas e comunicados da UFC quanto à ocupação de vagas através da Lista de Espera do Sisu.

As convocações de Banco de Suplentes são regidas pelo Edital nº 05/2018. Dúvidas são respondidas somente pelo e-mail ingresso-sisu@prograd.ufc.br.

Acompanhe todas as informações no site do Sisu na UFC.

Fonte: Coordenação do Sisu na UFC – e-mail ingresso-sisu@prograd.ufc.br

Termos:  •  •  •  • 

 

Notícia: http://www.prograd.ufc.br/sisu-9-candidatos-sao-chamados-na-8a-convocacao-de-suplentes/

Residência Pedagógica: aberta inscrições para estudantes e preceptores.

Estão abertas, até o dia 28 de agosto, inscrições para seleção de bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Residência Pedagógica – RP. São ofertadas 4 vagas para professor preceptor e 68 vagas, entre remuneradas e voluntárias, para estudantes de graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Estudantes – Conforme o Edital Nº 36/2018, há vagas para as seguintes licenciaturas: Ciências Biológicas, Educação Física, Física, Geografia, História, Letras Inglês, Matemática, Música (Sobral) e Pedagogia.

É necessário que o candidato esteja devidamente matriculado, cursando o 5º semestre ou a segunda metade do curso e dispor de 10h semanais, sendo a duração do programa de 17 meses. Para todas as modalidades é obrigatório cadastrar e manter atualizado currículo na Plataforma Freire, que será utilizado para fins de comprovação dos requisitos para concessão das bolsas.

Na seleção, estarão em análise documentação, histórico escolar, currículo e Índice de Rendimento Acadêmico (IRA), havendo também entrevista individual e avaliação da “carta de motivação”, em anexo ao edital. As inscrições devem ser feitas pelos respectivos e-mails indicados no edital.

Os projetos serão realizados em escolas públicas com o objetivo de promover atividades didático-pedagógicas, fortalecendo a relação teoria e prática, sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola básica.

Professores – De acordo com o Edital Nº 35/2018, podem participar da seleção de preceptores, candidatos que possuam experiência mínima de dois anos de magistério na educação básica, seja professor em umas das escolas habilitadas e esteja atuando em sala de aula em componente curricular ou na etapa correspondente à habilitação concedida pelo curso participante do subprojeto. A duração do programa é de 17 meses e o professor deve acompanhar e orientar de 8 à 10 residentes. Para todas as modalidades é obrigatório cadastrar e manter atualizado currículo na Plataforma Freire, que será utilizado para fins de comprovação dos requisitos para concessão das bolsas.

As oportunidades estão distribuídas entre as áreas de Educação Física, Física,Letras-Inglês, Pedagogia e Química, sendo a lista de escolas participantes por curso/subprojeto informadas no edital.

O processo se dará por duas etapas. A primeira será de análise do Curriculum Vitae e do atendimento dos requisitos para inscrição, e a segunda de entrevista individual e analise de “carta de motivação”, em anexo ao edital. As inscrições devem ser feitas pelos respectivos e-mails indicados no edital.

Resultado – O resultado final das duas seleções será divulgado até o dia 5 de setembro. Os candidatos classificados no limite do número de vagas anunciadas no edital serão chamados imediatamente. Os classificáveis serão chamados na medida da ocorrência de novas vagas, respeitando a ordem de aprovação.

Sobre o Programa – O Programa Institucional de Bolsa para Residência Pedagógica – RP faz parte das iniciativas do Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), cujo objetivo é a valorização e o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica. O programa é desenvolvido por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.

  • Edital Nº 36/2018 – Seleção de alunos para Bolsas de Residência Pedagógica
  • Edital Nº 35/2018 – Seleção de Professores Preceptores para Bolsas de Residência Pedagógica

Fonte: Coordenação do Programa Institucional de Bolsas para Residência Pedagógica – RP/UFC – Fone: 85 3366 9527

Termos:  • 

 

Notícia: http://www.prograd.ufc.br/residencia-pedagogica-aberta-inscricoes-para-estudantes-e-preceptores/

Divulgado o período de inscrições para a seleção do Mestrado em Biotecnologia – turma de 2019.1

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGB) do Campus de Sobral da Universidade Federal do Ceará FAZ SABER que, no período de 15 a 30 de outubro de 2018 de 07h às 11h e de 14h às 16h (horário local), em dias úteis, estarão abertas as inscrições para a seleção do Mestrado em Biotecnologia – turma de 2019.1, para o preenchimento de 14 (quatorze) vagas, oferecidas pelo Programa na área de concentração “Biotecnologia”, linhas de pesquisa “Macromoléculas” e “Microbiologia Aplicada” e distribuídas nas áreas temáticas:

  • “Bioprospecção” (1 vaga);
  • “Farmacologia” (2 vagas);
  • “Fisiologia do exercício” (4 vagas);
  • “Fisiologia reprodutiva” (4 vagas); e
  • “Microbiologia” (3 vagas).

Saiba mais aqui: Edital PPGB TURMA 2019.1

Errata

ERRATA do Edital 02/2018 no item 2º – DAS INSCRIÇÕES:

Onde se lê:
Fones: (88) 3611.2202 / Fax: (88) 3611.8000
Leia-se:
Fone: (88) 3695-4720

Prêmio Universitário Empreendedor recebe inscrições até 14 de Outubro.

O Centro de Empreendedorismo (CEMP) da Universidade Federal do Ceará, em parceria com a Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (ASTEF), lançou o segundo edital do Prêmio Universitário Empreendedor). As inscrições estão abertas até 14 de outubro, por meio de formulário on-line.

O concurso tem como objetivos reconhecer, dar visibilidade e premiar jovens universitários, estudantes de pós-graduação ou recém-formados empreendedores, de forma a disseminar a cultura do empreendedorismo inovador no Ceará. As quatro categorias do prêmio são:

– Melhor Empreendimento Ativo, em que o participante deve atuar como fundador ou cofundador do empreendimento, ou seja, ser a pessoa responsável ou corresponsável pela concepção e pelo desenvolvimento do empreendimento. Além disso, o participante deve estar atuando formalmente com CNPJ e/ou registro na prefeitura;

– Melhor Projeto de Empreendimento, em que o participante deve estar como autor ou coautor do projeto ou ideia, em processo pré-operacional ou de validação, tendo o plano de negócio ou modelo de negócio que deve estar desenvolvido/concluído para a criação de um empreendimento;

– Melhor TCC sobre Empreendedorismo, em que o participante deve ser autor de trabalho de conclusão de curso (TCC), finalizado em 2017 ou 2018, voltado para as áreas de intraempreendedorismo, ou modelagem de novos negócios, produtos e patentes, ou empreendedorismo de impacto social;

– Melhor Empreendimento de Impacto Social, em que o participante deve ser autor ou coautor do projeto ou ideia de empreendimento social, em fase de validação e/ou prototipagem, ou ser fundador ou cofundador do empreendimento social ativo, no qual atue formalmente, ou seja, o empreendimento deve ter CNPJ e/ou registro na prefeitura.

Para se inscrever, é necessário estar regularmente matriculado em curso de graduação ou pós-graduação ou ter-se formado em 2017 ou 2018. É fundamental também o participante residir ou estudar no Estado do Ceará.
As premiações contarão com bolsas de MBA da Faculdade de Negócios EASE Brasil, domicílio fiscal e vouchers de desconto com a Elephant Coworking, capacitações com o Joy Fab Lab e consultorias com a Rodrigo Tavares Consultoria, Inova, EJUDI e Rastro Consultoria, entre outras opções.

A solenidade de premiação ocorrerá no dia 22 de novembro. Mais informações podem ser obtidas na fanpage do CEMP no Facebook, no perfil @cempufc no Instagram ou pelo e-mail premiocemp@gmail.com.

Fonte: Sarah Martins Guimarães Rodrigues, assessora administrativa do Prêmio Universitário Empreendedor – e-mail: premiocemp@gmail.com

 

Notícia: http://www.ufc.br/noticias/11707-premio-universitario-empreendedor-recebe-inscricoes-ate-14-de-outubro

Programa Idiomas sem Fronteiras abre inscrições para cursos presenciais de inglês.

Estarão abertas as inscrições para os cursos presenciais do Núcleo de Língua Inglesa (NUCLI) do programa Idiomas sem Fronteiras.

Os cursos são gratuitos e destinados à comunidade da Universidade Federal do Ceará (discentes e servidores docentes e técnico-administrativos). As aulas darão direito a certificado de horas complementares para alunos da graduação.

As inscrições são feitas conforme as orientações a seguir.

1. Quem fez o Test of English as a Foreign Language (TOEFL) por uma das ofertas da UFC e já tem o resultado deve acessar o site do Idiomas sem Fronteiras e fazer o cadastro. Depois disso, basta escolher uma das turmas disponíveis para seu nível de proficiência;

2. Quem não tiver feito o TOEFL deve acessar o site do Idiomas sem Fronteiras e fazer o cadastro. Após o procedimento, o usuário será redirecionado ao My English Online – MEO. Inscrevendo-se no MEO, o aluno deverá realizar um teste de nivelamento de inglês. Depois de saber o resultado, poderá escolher os cursos disponíveis para seu nível de proficiência na plataforma do Idiomas sem Fronteiras.

Qualquer problema técnico deve ser reportado à central de atendimento, preferencialmente, com o envio de uma imagem (capturada via tecla printscreen) da tela do computador para meccentraldeatendimento@mec.gov.br, com cópia para isf@ufc.br.

Fonte: Profª Vládia Borges, coordenadora do Idiomas sem Fronteiras na UFC – fone: 85 3366 7923 / e-mail: isf@ufc.br

SISU UFC 2018: 11 candidatos são chamados na 7ª convocação de suplentes.

A Universidade Federal do Ceará convoca 11 suplentes a ocuparem vagas oriundas de desistências e cancelamentos de matrículas na graduação. Confira a relação nominal.

Os suplentes convocados têm sua solicitação de matrícula realizada automaticamente, mas deverão, obrigatoriamente, comparecer à coordenação do seu curso para fazer a ativação da matrícula e garantir a vaga.

O prazo máximo para ativação da matrícula é de três dias úteis após a data da publicação da lista com seu nome. Ou seja, o estudante convocado nesta sexta-feira (17) precisará cumprir essa etapa de segunda (20) a quarta-feira (22).

O candidato deve entrar em contato com a coordenação de curso para saber o horário de funcionamento.

Na ativação de matrícula, na coordenação do curso, o estudante deverá apresentar documento de identificação oficial com foto (RG, por exemplo) e as duas vias assinadas do termo de ciência (uma delas ficará com o estudante e a outra será retida na Universidade).

Esse procedimento também pode ser feito por procurador legalmente reconhecido. Neste caso, será necessário apresentar o original da procuração e fotocópias autenticadas de documentos de identificação oficiais com foto (do candidato e do procurador).

Após a ativação da matrícula, os selecionados devem iniciar suas atividades, uma vez que o semestre letivo teve início no dia 6 de agosto.

Todas as vagas não ativadas voltarão para o Banco de Suplentes, podendo ser ocupadas por outros candidatos na convocação seguinte.

COTAS – O suplente convocado a uma vaga de cota terá verificada a documentação que foi entregue no ato da inscrição. O resultado da análise de cota social (etnia e/ou renda) será divulgado no dia 6 de setembro, juntamente com o prazo para defesa/recurso.

Durante o período de verificação de todas as modalidades de cotas, o candidato estará pré-matriculado liminarmente, devendo ativar sua matrícula, na coordenação de curso, no mesmo prazo dos demais candidatos, e acompanhar as atividades acadêmicas.

Candidatos que tiveram sua documentação deferida na Chamada Regular na mesma modalidade de cota em que foram convocados como suplentes não passarão por nova verificação.
Se, mesmo após o recurso, o candidato continuar indeferido, sua pré-matrícula será considerada sem efeito. Um novo candidato da mesma classe de concorrência será convocado, em ordem de classificação.

REMANEJAMENTOS – Candidatos cotistas que obtiveram nota suficiente para serem convocados pela Ampla Concorrência, de acordo com a Portaria Normativa Nº 18/2012, do governo federal, não terão documentação de cota analisada.

A mesma portaria e também a Portaria Nº 9/2017 definem que, em caso de não preenchimento das vagas reservadas a uma determinada cota, elas são remanejadas para outras cotas.
A UFC se desobriga do envio de mensagem eletrônica ou de qualquer outra comunicação direta com os candidatos. É de responsabilidade exclusiva dos candidatos acompanhar, através do site do SISU na UFC, as etapas e comunicados da Universidade quanto à ocupação de vagas através da Lista de Espera do Sisu.

As convocações de Banco de Suplentes são regidas pelo Edital nº 05/2018. Dúvidas somente pelo e-mail: ingresso-sisu@prograd.ufc.br

7ª Convocação Nominal de Suplentes
Gerador de Termo de Ciência
Endereços e telefones das coordenações de curso
Cronograma de Convocações
Edital Nº 05/2018

Resultado da Seleção dos Tutores Inscritos no Edital nº 10 do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET Saúde/Interprofissionalidade 2018-2019.

A Direção do Campus da Universidade Federal do Ceará – UFC Campus em Sobral, torna público o resultado da seleção dos tutores inscritos no Edital nº 10 de 23 de julho de 2018 do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET Saúde/Interprofissionalidade 2018-2019.

 

Diretoria do Campus em Sobral.

Email: diretoria@sobral.ufc.br

Telefones: (88) 3695-4600 / 4601.

Prêmio Péter Murányi sob o tema “Ciência & Tecnologia”.

Sua instituição está sendo convidada a participar do Prêmio Péter Murányi e têm até o dia 31 de agosto para enviar suas iniciativas.

Sob o tema “Ciência & Tecnologia”, serão entregues R$ 250 mil, sendo R$ 200 mil ao vencedor, R$ 30 mil e R$ 20 mil ao segundo e terceiro colocados, respectivamente.

A iniciativa, criada em 2002 pela Fundação Péter Murányi, tem como objetivo reconhecer trabalhos que melhorem a qualidade de vida da sociedade com base em três critérios: a inovação da propostaa aplicabilidade prática; e como o trabalho impacta e beneficia populações em desenvolvimento.

Colocamos abaixo, quais são as principais dúvidas e quais os passos devem ser seguidos para quem tem interesse em concorrer. 

Quem pode participar?

Qualquer pessoa que tenha um projeto voltado para a área de Ciência & Tecnologia – inovador, com resultados de sua aplicação, comprovando melhorias na qualidade de vida – pode participar. Apenas, é necessário que esse projeto seja indicado por uma instituição, para assegurar sua originalidade. Lembrando que o valor do Prêmio é concedido para os autores do trabalho (pessoa física), e não para a entidade que o indicou.

Como faço para me inscrever?

Só podem participar os trabalhos “indicados” por instituições (empresas, universidades, ONG’s ou outras instituições de ensino e pesquisa). Essas entidades precisam estar cadastradas na Fundação, mas ainda é possível se cadastrar enviando um email, conforme modelo disponível no site www.fundacaopetermuranyi.org.br/premio.

Quanto eu pago para concorrer ao Prêmio? 

A participação é gratuita. Basta atender aos critérios delimitados pela Fundação Péter Murányi e seguir as orientações do Edital.

Como e quando o vencedor será definido?

Os vencedores do Prêmio Péter Murányi serão conhecidos em fevereiro de 2019. Os projetos serão analisados por especialistas da área. A colocação das três iniciativas será definida por um júri com representantes científicos, acadêmicos, empresários e pessoas da sociedade civil. 

Serviço: 

18º Prêmio Péter Murányi – Ciência & TecnologiaCadastro e envio dos trabalhos: até 31 de agosto de 2018

Divulgação dos finalistas: fevereiro de 2019
Cerimônia de entrega: abril de 2019.

Para mais informações, basta acessar: www.fundacaopetermuranyi.org.br/premio.

 

A premiação acontece anualmente, alternando os temas “Alimentação”, “Educação”, “Saúde” e “Ciência & Tecnologia”.

 

ENADE: cadastro para estudantes concluintes está aberto até 21 de novembro.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu o cadastro dos estudantes concluintes regulares do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2018.

Embora as inscrições sejam realizadas pelos coordenadores dos cursos, é responsabilidade do participante realizar seu cadastro e, se necessário, solicitar atendimento especializado e/ou específico para a realização da prova, detalhando o tipo de auxílio ou recurso que vai necessitar.

O cadastro deve feito pelo Sistema Enade até as 23h59 (Horário Oficial de Brasília) do dia 21 de novembro. Já as solicitações de atendimento especializado e/ou específico terminam antes, e devem ser feitas até 3 de setembro. É nesse cadastro que o participante receberá a senha com a qual fará todo o  acompanhamento de sua inscrição, a consulta do seu local de prova, o acesso ao Questionário do Estudante  e a conferência de seu resultado individual. Para realizar o cadastro os participantes devem informar:

  • Número do CPF;
  • Número de telefone e um endereço de e-mail válidos;
  • Solicitar, caso necessário, atendimento especializado ou específico (até 3 de setembro);
  • O curso que prefere realizar a prova, em caso de dupla graduação.

O atendimento especializado e/ou específico se aplica aos seguintes casos:

  • Atendimento especializado: Pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo e discalculia.
  • Atendimento específico: Gestantes, lactantes, idosos ou pessoa com outra condição específica.

Questionário do Estudante – Além do cadastro, o participante deve responder ao Questionário do Estudante, um dos quesitos, juntamente com a realização da prova, para obtenção de regularidade no Enade. O preenchimento do documento será entre 3 de setembro e  21 de novembro.

Cursos avaliados – Na UFC, serão avaliados 17 cursos: Administração (Integral e Noturno), Administração Pública (EAD), Ciências Contábeis (Integral e Noturno), Ciências Econômicas (Integral e Noturno), Ciências Econômicas (Sobral), Comunicação Social – Jornalismo, Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Design, Direito (Integral e Noturno), Psicologia, Psicologia (Sobral), Secretariado Executivo e Tecnólogo em Gestão da Qualidade.

Enade – O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e é composto por uma prova para avaliação de desempenho dos estudantes e um Questionário do Estudante. De acordo com a legislação, devem ser inscritos no Exame os estudantes ingressantes e concluintes dos cursos de graduação avaliados na edição. No histórico escolar do estudante ficará registrada a situação de regularidade em relação ao Enade.

Os estudantes podem obter mais informações no site do Enade na UFC.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas – fone: 85 3366 9020

Termos:  •  •  •  • 

 

Notícia: http://www.prograd.ufc.br/enade-cadastro-para-estudantes-concluintes-esta-aberto-ate-21-de-novembro/