Campus de Sobral inicia o Censo da Educação Especial 2021

A Secretaria de Acessibilidade da Universidade Federal do Ceará (UFC Inclui) realizará, até 30 de julho, a oitava edição do Censo dos Estudantes Público-Alvo da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. O levantamento pretende colher dados específicos a respeito das condições de deficiência dos estudantes de graduação da UFC.

Também serão investigadas as formas de aprendizagem dos alunos a partir de suas vivências no ensino básico e das interações com as tecnologias, a fim de contribuir com os docentes da Universidade na elaboração de estratégias didático-metodológicas.

A Comissão de Agentes de Acessibilidade do Campus de Sobral enviou aos alunos um formulário eletrônico para a coleta de dados pormenorizados a respeito da condição específica de cada estudante.

A divulgação dos dados consolidados do Censo dos Estudantes Público-Alvo da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva está prevista para novembro deste ano. Em caso de dúvida no processo, os estudantes podem acionar a Secretaria de Acessibilidade através do e-mail apoio.edu@acessibilidade.ufc.br ou as agentes de acessibilidade do Campus de Sobral, Eva Cristino e Rafaela Silveira, no contato de e-mail: acessibilidade@sobral.ufc.br

Fonte: Divisão de Apoio Pedagógico e Formação para a Acessibilidade (https://www.ufc.br/noticias/15895-ufc-inclui-realiza-censo-para-identificar-condicoes-de-deficiencia-de-alunos-da-ufc-dados-serao-colhidos-ate-30-07) e Agentes de Acessibilidade do Campus de Sobral.

Comissão de Acessibilidade divulga novo e-mail

A Comissão de Agentes de Acessibilidade do Campus de Sobral divulga endereço de e-mail para orientações e atendimentos à comunidade universitária (discentes, docentes e técnicos-administrativos). Em decorrência da suspensão das atividades presenciais, como medida de enfrentamento ao coronavírus (Resolução nº 8/CONSUNI), a Comissão reforça que continua realizando atendimento online aos estudantes.

Contato: acessibilidade@sobral.ufc.br

Você sabe o que faz a Comissão de Acessibilidade?

É uma extensão da Secretaria de Acessibilidade nas Unidades Acadêmicas da UFC, tem como atribuições:

  • Contribuir para a implantação e expansão da política de acessibilidade nas unidades acadêmicas;
  • Identificar estudantes com deficiência e/ou com altas habilidades e suas necessidades pedagógicas;
  • Influir junto à direção da unidade acadêmica para a superação de barreiras de acessibilidade identificadas;
  • Favorecer a comunicação entre o estudante com deficiência e a coordenação do curso;
  • Dar suporte à Secretaria de Acessibilidade para a instalação de softwares acessíveis nos laboratórios e/ou equipamentos de tecnologia assistida;
  • Propor e/ou desenvolver estudos, seminários, debates e pesquisas que forneçam subsídios em caráter propositivo para a formulação, elaboração e avaliação de políticas públicas de acessibilidade e inclusão.

No Campus de Sobral, as agentes de acessibilidade são a professora Eva Cristino e a assistente social Rafaela Silveira (suplente).

Sobre a Secretaria de Acessibilidade, consultar: https://acessibilidade.ufc.br/